Competência motora em crianças do ensino público da cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/37259 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar a competência motora em escolares de baixo nível socioeconômico e comparar os resultados entre os sexos e faixas etárias. Participaram 529 crianças entre 3 e 10 anos de idade matriculadas em escolas públicas na região Leste da cidade de São Paulo. A competência motora foi avaliada por meio do Test of Gross Motor Development (TGMD-2) e as análises usaram dados brutos e padronizados (percentis). Foi realizada a comparação do desempenho entre sexos e faixas etárias por meio da análise de variância de 2 fatores e o teste qui-quadrado foi utilizado para comparar a proporção de crianças nos três níveis de classificação (percentil <15, CM muito baixa; 15-30, CM baixa; >30, CM normal). Considerando a classificação original do TGMD-2, 76,4% das meninas e 70,5% dos meninos apresentaram competência motora muito abaixo do esperado para a idade (percentil < 15) e em ambos os sexos houve queda estatisticamente significante nos percentis de classificação nas idades mais avançadas. Esses resultados sugerem que, possivelmente, a qualidade dos estímulos ambientais atualmente disponíveis a essas crianças não seja suficiente para o desenvolvimento da competência motora. |
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Competência motora em crianças do ensino público da cidade de São PauloInfância. Desenvolvimento motor. Habilidades motoras.O objetivo deste estudo foi avaliar a competência motora em escolares de baixo nível socioeconômico e comparar os resultados entre os sexos e faixas etárias. Participaram 529 crianças entre 3 e 10 anos de idade matriculadas em escolas públicas na região Leste da cidade de São Paulo. A competência motora foi avaliada por meio do Test of Gross Motor Development (TGMD-2) e as análises usaram dados brutos e padronizados (percentis). Foi realizada a comparação do desempenho entre sexos e faixas etárias por meio da análise de variância de 2 fatores e o teste qui-quadrado foi utilizado para comparar a proporção de crianças nos três níveis de classificação (percentil <15, CM muito baixa; 15-30, CM baixa; >30, CM normal). Considerando a classificação original do TGMD-2, 76,4% das meninas e 70,5% dos meninos apresentaram competência motora muito abaixo do esperado para a idade (percentil < 15) e em ambos os sexos houve queda estatisticamente significante nos percentis de classificação nas idades mais avançadas. Esses resultados sugerem que, possivelmente, a qualidade dos estímulos ambientais atualmente disponíveis a essas crianças não seja suficiente para o desenvolvimento da competência motora.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3725910.4025/jphyseduc.v29i1.2955Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2955Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2955Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29552448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/37259/751375137888https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/37259/751375138077Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessRé, Alessandro Hervaldo NicolaiTudela, Mariana CardosoMonteiro, Carlos Bandeira de MelloAntonio, Beatriz de AraujoSilva, Mellina Maria do Lago MansoCampos, Carolina Maria CoelhoSantos, Guilherme dosCattuzzo, Maria Teresa2019-07-17T08:43:15Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/37259Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:15Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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