As práticas corporais e a educação do corpo em uma instituição confessional de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21649 |
Resumo: | Fundamentado nos Estudos Culturais, este texto analisa os preceitos da Pedagogia Adventista para a educação do corpo, mais especificamente, aquilo que produz e reproduz sobre as práticas corporais e esportivas. Para tanto elege, como corpus de análise as doze edições da revista Sinos publicadas entre 1968 e 2008 pelo Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (Taquara, RS). Da análise do material empírico, foi possível identificar a valorização do corpo saudável, útil e recreado, cuja produção se dá pelo incentivo à prática de algumas atividades, sobretudo esportivas e pelo repúdio a outras como as lutas e as danças. Tais representações colocam em circulação a proposta pedagógica propagada pelo adventismo e sua doutrina ao enfatizarem que as ações e cuidados dispensados para o desenvolvimento do físico, intentam o desenvolvimento do intelecto assim como um melhor relacionamento com Deus. |
id |
UEM-9_1abbd579150fdd143abc1449ab7e7b38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/21649 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
As práticas corporais e a educação do corpo em uma instituição confessional de ensinoEducação FísicaCorpoEducaçãoEducação FísicaFundamentado nos Estudos Culturais, este texto analisa os preceitos da Pedagogia Adventista para a educação do corpo, mais especificamente, aquilo que produz e reproduz sobre as práticas corporais e esportivas. Para tanto elege, como corpus de análise as doze edições da revista Sinos publicadas entre 1968 e 2008 pelo Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (Taquara, RS). Da análise do material empírico, foi possível identificar a valorização do corpo saudável, útil e recreado, cuja produção se dá pelo incentivo à prática de algumas atividades, sobretudo esportivas e pelo repúdio a outras como as lutas e as danças. Tais representações colocam em circulação a proposta pedagógica propagada pelo adventismo e sua doutrina ao enfatizarem que as ações e cuidados dispensados para o desenvolvimento do físico, intentam o desenvolvimento do intelecto assim como um melhor relacionamento com Deus.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa; Análise de Conteúdoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21649Journal of Physical Education; Vol 25 No 3 (2014); 379-390Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 3 (2014); 379-390Journal of Physical Education; v. 25 n. 3 (2014); 379-3902448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21649/13947Santos, Luis Roberto dosGoellner, Silvana Vilodreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:56Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/21649Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:56Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas corporais e a educação do corpo em uma instituição confessional de ensino |
title |
As práticas corporais e a educação do corpo em uma instituição confessional de ensino |
spellingShingle |
As práticas corporais e a educação do corpo em uma instituição confessional de ensino Santos, Luis Roberto dos Educação Física Corpo Educação Educação Física |
title_short |
As práticas corporais e a educação do corpo em uma instituição confessional de ensino |
title_full |
As práticas corporais e a educação do corpo em uma instituição confessional de ensino |
title_fullStr |
As práticas corporais e a educação do corpo em uma instituição confessional de ensino |
title_full_unstemmed |
As práticas corporais e a educação do corpo em uma instituição confessional de ensino |
title_sort |
As práticas corporais e a educação do corpo em uma instituição confessional de ensino |
author |
Santos, Luis Roberto dos |
author_facet |
Santos, Luis Roberto dos Goellner, Silvana Vilodre |
author_role |
author |
author2 |
Goellner, Silvana Vilodre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luis Roberto dos Goellner, Silvana Vilodre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Corpo Educação Educação Física |
topic |
Educação Física Corpo Educação Educação Física |
description |
Fundamentado nos Estudos Culturais, este texto analisa os preceitos da Pedagogia Adventista para a educação do corpo, mais especificamente, aquilo que produz e reproduz sobre as práticas corporais e esportivas. Para tanto elege, como corpus de análise as doze edições da revista Sinos publicadas entre 1968 e 2008 pelo Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (Taquara, RS). Da análise do material empírico, foi possível identificar a valorização do corpo saudável, útil e recreado, cuja produção se dá pelo incentivo à prática de algumas atividades, sobretudo esportivas e pelo repúdio a outras como as lutas e as danças. Tais representações colocam em circulação a proposta pedagógica propagada pelo adventismo e sua doutrina ao enfatizarem que as ações e cuidados dispensados para o desenvolvimento do físico, intentam o desenvolvimento do intelecto assim como um melhor relacionamento com Deus. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa; Análise de Conteúdo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21649 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21649/13947 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 25 No 3 (2014); 379-390 Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 3 (2014); 379-390 Journal of Physical Education; v. 25 n. 3 (2014); 379-390 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732543873122304 |