Corporeidade : quais são as concepções de corpo presentes nos discursos dos professores de educação fisica da rede municipal de ensino de Uberlandia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Sergio Servulo Ribeiro
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585812
Resumo: Orientador: Wagner Wey Moreira
id UNICAMP-30_1e21d320e1af239de95dbe15562a78ab
oai_identifier_str oai::128553
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Corporeidade : quais são as concepções de corpo presentes nos discursos dos professores de educação fisica da rede municipal de ensino de UberlandiaCorpo humanoEducação físicaEscolas de educação físicaOrientador: Wagner Wey MoreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: o corpo têm sido objeto e alvo de diversos estudos na atualidade, ganhando status de assunto privilegiado. Esta dissertação que têm como tema o fenômeno corporeidade, e seu objetivo foi identificar quais as concepções de corpo presentes na educação física escolar. O presente trabalho se divide em quatro capítulos; no primeiro capítulo vamos abordar quais as principais concepções que o corpo assumiu na história do ocidente, desde os gregos na Antiguidade, chegando até ao dias atuais, possibilitando assim uma melhor compreensão do fenômeno corporeidade. No segundo capítulo, vamos fazer um breve histórico da Educação Física, desde a Antiguidade, - período histórico onde ainda não havia a atual denominação de Educação Física - Idade Média, até seu surgimento na segunda metade do século XVIII, agora enquanto prática metódica e sistemática. O seu surgimento no Brasil, passando pelas várias tendências ao longo da sua história em nosso país e terminando com uma breve abordagem sobre as principais tendências da atualidade. No terceiro capítulo, tendo como base o instrumento metodológico da análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977), e utilizando-se da entrevista como instrumento de coleta de dados, colheu-se os depoimentos de 27 professores de educação física. No quarto capítulo, a partir da elaboração dos indicadores, construiu-se um quadro onde foram dispostas em categorias, as concepções de corpo encontradas nos depoimentos dos professores de educação física da Rede Muncipal de Ensino, da Prefeitura Municipal de Uberlândia. E em seguida foi realizada algumas considerações sobre os resultados encontradosAbstract: Body has been objetct an target of several studies nowadays and it is being estatus of privileged subject. This stud has as theme the corporeity fenomena and its aim is to identify body concepts wyhich are in school Phisical Education. It is divided into four chapters; in the first one we will approach the main concepts body has been assumed in west history, from ancient Greek people to the present and that, will make possible the corporeity fenomena understanding. In the second chapter we'll make a brief phisical education resume since ancient times - a historical period where it still didn't have been named "Phisical Education" - "Middle Age", until its appearing in the middle of the XVIII century, when it was a systemic and methodic practicing, its appearing in Brazil going throgh several tendencies during its history in our country and having its and whit a brief approach about the main tendencies in our days. In the third chapter we refer to the methodological instrumental of Laurence Bardin (1977) content analysis, and having the interview data gathering as an instrument, we took the testimony of 27 Phisical Education teachers. - In the fourth chapter, using elaborated indicators we built a table where the body concepts whch were found out in the testimony of City Education Network teachers from Uberlândia city-hall have been disposed into categories. Following, some considerations were made about found out resultsMestradoEducação MotoraMestre em Educação Física[s.n.]Moreira, Wagner Wey, 1948-Venancio, SilvanaFrança, Carlos Alberto VidalUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbosa, Sergio Servulo Ribeiro19961996-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[109]f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585812BARBOSA, Sergio Servulo Ribeiro. Corporeidade: quais são as concepções de corpo presentes nos discursos dos professores de educação fisica da rede municipal de ensino de Uberlandia. 1996. [109]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585812. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/128553porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:44:23Zoai::128553Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:44:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corporeidade : quais são as concepções de corpo presentes nos discursos dos professores de educação fisica da rede municipal de ensino de Uberlandia
title Corporeidade : quais são as concepções de corpo presentes nos discursos dos professores de educação fisica da rede municipal de ensino de Uberlandia
spellingShingle Corporeidade : quais são as concepções de corpo presentes nos discursos dos professores de educação fisica da rede municipal de ensino de Uberlandia
Barbosa, Sergio Servulo Ribeiro
Corpo humano
Educação física
Escolas de educação física
title_short Corporeidade : quais são as concepções de corpo presentes nos discursos dos professores de educação fisica da rede municipal de ensino de Uberlandia
title_full Corporeidade : quais são as concepções de corpo presentes nos discursos dos professores de educação fisica da rede municipal de ensino de Uberlandia
title_fullStr Corporeidade : quais são as concepções de corpo presentes nos discursos dos professores de educação fisica da rede municipal de ensino de Uberlandia
title_full_unstemmed Corporeidade : quais são as concepções de corpo presentes nos discursos dos professores de educação fisica da rede municipal de ensino de Uberlandia
title_sort Corporeidade : quais são as concepções de corpo presentes nos discursos dos professores de educação fisica da rede municipal de ensino de Uberlandia
author Barbosa, Sergio Servulo Ribeiro
author_facet Barbosa, Sergio Servulo Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Wagner Wey, 1948-
Venancio, Silvana
França, Carlos Alberto Vidal
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Sergio Servulo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo humano
Educação física
Escolas de educação física
topic Corpo humano
Educação física
Escolas de educação física
description Orientador: Wagner Wey Moreira
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585812
BARBOSA, Sergio Servulo Ribeiro. Corporeidade: quais são as concepções de corpo presentes nos discursos dos professores de educação fisica da rede municipal de ensino de Uberlandia. 1996. [109]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585812. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585812
identifier_str_mv BARBOSA, Sergio Servulo Ribeiro. Corporeidade: quais são as concepções de corpo presentes nos discursos dos professores de educação fisica da rede municipal de ensino de Uberlandia. 1996. [109]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585812. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/128553
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[109]f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188808204222464