A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Otávio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lopes, Yuri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20193
Resumo: A construção de uma prática emancipatória para o ensino do karatê foi o maior motivo para a realização deste estudo. Para isso, adotamos as categorias dos “saberes docentes” (TARDIF, 2002; GAUTHIER, 2006) para interpretar e analisar a prática pedagógica dos mestres. O objetivo foi buscar indicadores que permitam a transformação didático-pedagógica do karatê. A pesquisa-ação foi o método investigativo utilizado. Observamos que os recursos materiais e simbólicos que os mestres mobilizam para ensinar são fatores cruciais que limitam as transformações dos valores que tem orientado a prática pedagógica. Para que os referidos mestres possam adotar uma postura comprometida com a construção de saberes docentes orientada a luz da perspectiva pedagógica histórico-crítica é necessário fornecer subsídios para tal.
id UEM-9_1c15b6905567edef8024ac788aa8fa43
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/20193
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica.Artes marciaisKaratêEnsinoEnsinoA construção de uma prática emancipatória para o ensino do karatê foi o maior motivo para a realização deste estudo. Para isso, adotamos as categorias dos “saberes docentes” (TARDIF, 2002; GAUTHIER, 2006) para interpretar e analisar a prática pedagógica dos mestres. O objetivo foi buscar indicadores que permitam a transformação didático-pedagógica do karatê. A pesquisa-ação foi o método investigativo utilizado. Observamos que os recursos materiais e simbólicos que os mestres mobilizam para ensinar são fatores cruciais que limitam as transformações dos valores que tem orientado a prática pedagógica. Para que os referidos mestres possam adotar uma postura comprometida com a construção de saberes docentes orientada a luz da perspectiva pedagógica histórico-crítica é necessário fornecer subsídios para tal.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa-açãoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20193Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 67-79Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 67-79Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 67-792448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20193/13656Tavares, OtávioLopes, Yuriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:38Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/20193Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:38Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica.
title A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica.
spellingShingle A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica.
Tavares, Otávio
Artes marciais
Karatê
Ensino
Ensino
title_short A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica.
title_full A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica.
title_fullStr A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica.
title_full_unstemmed A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica.
title_sort A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica.
author Tavares, Otávio
author_facet Tavares, Otávio
Lopes, Yuri
author_role author
author2 Lopes, Yuri
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Otávio
Lopes, Yuri
dc.subject.por.fl_str_mv Artes marciais
Karatê
Ensino
Ensino
topic Artes marciais
Karatê
Ensino
Ensino
description A construção de uma prática emancipatória para o ensino do karatê foi o maior motivo para a realização deste estudo. Para isso, adotamos as categorias dos “saberes docentes” (TARDIF, 2002; GAUTHIER, 2006) para interpretar e analisar a prática pedagógica dos mestres. O objetivo foi buscar indicadores que permitam a transformação didático-pedagógica do karatê. A pesquisa-ação foi o método investigativo utilizado. Observamos que os recursos materiais e simbólicos que os mestres mobilizam para ensinar são fatores cruciais que limitam as transformações dos valores que tem orientado a prática pedagógica. Para que os referidos mestres possam adotar uma postura comprometida com a construção de saberes docentes orientada a luz da perspectiva pedagógica histórico-crítica é necessário fornecer subsídios para tal.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa-ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20193
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20193/13656
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 67-79
Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 67-79
Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 67-79
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732543829082112