A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20193 |
Resumo: | A construção de uma prática emancipatória para o ensino do karatê foi o maior motivo para a realização deste estudo. Para isso, adotamos as categorias dos “saberes docentes” (TARDIF, 2002; GAUTHIER, 2006) para interpretar e analisar a prática pedagógica dos mestres. O objetivo foi buscar indicadores que permitam a transformação didático-pedagógica do karatê. A pesquisa-ação foi o método investigativo utilizado. Observamos que os recursos materiais e simbólicos que os mestres mobilizam para ensinar são fatores cruciais que limitam as transformações dos valores que tem orientado a prática pedagógica. Para que os referidos mestres possam adotar uma postura comprometida com a construção de saberes docentes orientada a luz da perspectiva pedagógica histórico-crítica é necessário fornecer subsídios para tal. |
id |
UEM-9_1c15b6905567edef8024ac788aa8fa43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/20193 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica.Artes marciaisKaratêEnsinoEnsinoA construção de uma prática emancipatória para o ensino do karatê foi o maior motivo para a realização deste estudo. Para isso, adotamos as categorias dos “saberes docentes” (TARDIF, 2002; GAUTHIER, 2006) para interpretar e analisar a prática pedagógica dos mestres. O objetivo foi buscar indicadores que permitam a transformação didático-pedagógica do karatê. A pesquisa-ação foi o método investigativo utilizado. Observamos que os recursos materiais e simbólicos que os mestres mobilizam para ensinar são fatores cruciais que limitam as transformações dos valores que tem orientado a prática pedagógica. Para que os referidos mestres possam adotar uma postura comprometida com a construção de saberes docentes orientada a luz da perspectiva pedagógica histórico-crítica é necessário fornecer subsídios para tal.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa-açãoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20193Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 67-79Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 67-79Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 67-792448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20193/13656Tavares, OtávioLopes, Yuriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:38Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/20193Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:38Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica. |
title |
A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica. |
spellingShingle |
A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica. Tavares, Otávio Artes marciais Karatê Ensino Ensino |
title_short |
A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica. |
title_full |
A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica. |
title_fullStr |
A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica. |
title_full_unstemmed |
A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica. |
title_sort |
A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica. |
author |
Tavares, Otávio |
author_facet |
Tavares, Otávio Lopes, Yuri |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Yuri |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Otávio Lopes, Yuri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes marciais Karatê Ensino Ensino |
topic |
Artes marciais Karatê Ensino Ensino |
description |
A construção de uma prática emancipatória para o ensino do karatê foi o maior motivo para a realização deste estudo. Para isso, adotamos as categorias dos “saberes docentes” (TARDIF, 2002; GAUTHIER, 2006) para interpretar e analisar a prática pedagógica dos mestres. O objetivo foi buscar indicadores que permitam a transformação didático-pedagógica do karatê. A pesquisa-ação foi o método investigativo utilizado. Observamos que os recursos materiais e simbólicos que os mestres mobilizam para ensinar são fatores cruciais que limitam as transformações dos valores que tem orientado a prática pedagógica. Para que os referidos mestres possam adotar uma postura comprometida com a construção de saberes docentes orientada a luz da perspectiva pedagógica histórico-crítica é necessário fornecer subsídios para tal. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa-ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20193 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20193/13656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 67-79 Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 67-79 Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 67-79 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732543829082112 |