Psicometria esportiva, caracterização dos participantes e invariância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebustini, Flávio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Balbinotti, Marcos Alencar Abaide, Ferretti-Rebustini, Renata Eloah de Lucena, Machado, Afonso Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30635
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão crítica de como as variáveis do contexto esportivo e dos participantes podem afetar a avaliação psicológica e as evidências de validade dos instrumentos de medida. Apesar da literatura apontar que fatores como sexo, idade, tempo de prática, tempo de experiência, experiências esportivas, fases e regimes de treinamento e competição, nível socioeconômico e educacional, dentre outros tem um efeito importante nas variáveis psicológicas, pouco tem se explorado sobre tal efeito. Recorrentemente, os estudos têm reportado basicamente a idade, sexo e modalidade esportiva. A ausência do controle dessas informações sobre o contexto e o participante podem provocar imprecisão das medidas, limitação da aplicação, erros de interpretação e intervenções inadequadas, perda da reprodutibilidade e limitação de estudos comparativos. Além disso, impossibilita a testagem da invariância. Desta forma, torna-se premente e mandatório um rigor maior sobre a gama de indicadores que caracterizam os participantes e o contexto dos estudos no esporte.
id UEM-9_1fce102c4a374e74e4cabd96862cbf2e
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/30635
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Psicometria esportiva, caracterização dos participantes e invariânciaavaliação psicológicasujeitos de pesquisaambiente esportivoEste artigo apresenta uma revisão crítica de como as variáveis do contexto esportivo e dos participantes podem afetar a avaliação psicológica e as evidências de validade dos instrumentos de medida. Apesar da literatura apontar que fatores como sexo, idade, tempo de prática, tempo de experiência, experiências esportivas, fases e regimes de treinamento e competição, nível socioeconômico e educacional, dentre outros tem um efeito importante nas variáveis psicológicas, pouco tem se explorado sobre tal efeito. Recorrentemente, os estudos têm reportado basicamente a idade, sexo e modalidade esportiva. A ausência do controle dessas informações sobre o contexto e o participante podem provocar imprecisão das medidas, limitação da aplicação, erros de interpretação e intervenções inadequadas, perda da reprodutibilidade e limitação de estudos comparativos. Além disso, impossibilita a testagem da invariância. Desta forma, torna-se premente e mandatório um rigor maior sobre a gama de indicadores que caracterizam os participantes e o contexto dos estudos no esporte.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Críticaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30635Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2760Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2760Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27602448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30635/18004https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30635/18324Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessRebustini, FlávioBalbinotti, Marcos Alencar AbaideFerretti-Rebustini, Renata Eloah de LucenaMachado, Afonso Antonio2019-07-17T08:42:56Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/30635Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:56Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicometria esportiva, caracterização dos participantes e invariância
title Psicometria esportiva, caracterização dos participantes e invariância
spellingShingle Psicometria esportiva, caracterização dos participantes e invariância
Rebustini, Flávio
avaliação psicológica
sujeitos de pesquisa
ambiente esportivo
title_short Psicometria esportiva, caracterização dos participantes e invariância
title_full Psicometria esportiva, caracterização dos participantes e invariância
title_fullStr Psicometria esportiva, caracterização dos participantes e invariância
title_full_unstemmed Psicometria esportiva, caracterização dos participantes e invariância
title_sort Psicometria esportiva, caracterização dos participantes e invariância
author Rebustini, Flávio
author_facet Rebustini, Flávio
Balbinotti, Marcos Alencar Abaide
Ferretti-Rebustini, Renata Eloah de Lucena
Machado, Afonso Antonio
author_role author
author2 Balbinotti, Marcos Alencar Abaide
Ferretti-Rebustini, Renata Eloah de Lucena
Machado, Afonso Antonio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebustini, Flávio
Balbinotti, Marcos Alencar Abaide
Ferretti-Rebustini, Renata Eloah de Lucena
Machado, Afonso Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação psicológica
sujeitos de pesquisa
ambiente esportivo
topic avaliação psicológica
sujeitos de pesquisa
ambiente esportivo
description Este artigo apresenta uma revisão crítica de como as variáveis do contexto esportivo e dos participantes podem afetar a avaliação psicológica e as evidências de validade dos instrumentos de medida. Apesar da literatura apontar que fatores como sexo, idade, tempo de prática, tempo de experiência, experiências esportivas, fases e regimes de treinamento e competição, nível socioeconômico e educacional, dentre outros tem um efeito importante nas variáveis psicológicas, pouco tem se explorado sobre tal efeito. Recorrentemente, os estudos têm reportado basicamente a idade, sexo e modalidade esportiva. A ausência do controle dessas informações sobre o contexto e o participante podem provocar imprecisão das medidas, limitação da aplicação, erros de interpretação e intervenções inadequadas, perda da reprodutibilidade e limitação de estudos comparativos. Além disso, impossibilita a testagem da invariância. Desta forma, torna-se premente e mandatório um rigor maior sobre a gama de indicadores que caracterizam os participantes e o contexto dos estudos no esporte.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão Crítica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30635
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30635
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30635/18004
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30635/18324
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2760
Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2760
Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2760
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544670040064