Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39652 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi de analisar a paixão pela carreira docente e o nível de satisfação de vida dos profissionais de Educação Física que atuam no ensino superior considerando os ciclos de desenvolvimento profissional. A amostra foi constituída por 133 professores atuantes em universidades do estado do Paraná (Brasil). Os instrumentos utilizados na pesquisa foram a Escala da Paixão, a Escala de Satisfação com a Vida e o questionário sociodemográfico. Para a análise de dados empregou-se os testes qui-quadrado e regressões logísticas binária e multinomial, considerando o nível de significância de 95% (p<0,05). Os resultados revelaram que a maioria do professores são apaixonados pela profissão. Além disso, observou-se que os professores que atuavam a 20 anos ou mais possuíam maior indice de paixão harmoniosa (p=0,022). Além disso, observou-se forte correlação entre o Critério da Paixão e a Paixão Harmoniosa (r=0,626). Por fim, conclui-se que quanto mais tempo o professor permanece na carreira maior é a paixão harmoniosa pelo trabalho. |
id |
UEM-9_364ee745beb110affae3416e9dfa4c2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/39652 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docentePaixão. Professor. Ensino superior. Profissão. Educação Física.O objetivo do estudo foi de analisar a paixão pela carreira docente e o nível de satisfação de vida dos profissionais de Educação Física que atuam no ensino superior considerando os ciclos de desenvolvimento profissional. A amostra foi constituída por 133 professores atuantes em universidades do estado do Paraná (Brasil). Os instrumentos utilizados na pesquisa foram a Escala da Paixão, a Escala de Satisfação com a Vida e o questionário sociodemográfico. Para a análise de dados empregou-se os testes qui-quadrado e regressões logísticas binária e multinomial, considerando o nível de significância de 95% (p<0,05). Os resultados revelaram que a maioria do professores são apaixonados pela profissão. Além disso, observou-se que os professores que atuavam a 20 anos ou mais possuíam maior indice de paixão harmoniosa (p=0,022). Além disso, observou-se forte correlação entre o Critério da Paixão e a Paixão Harmoniosa (r=0,626). Por fim, conclui-se que quanto mais tempo o professor permanece na carreira maior é a paixão harmoniosa pelo trabalho.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Descritiva-Exploratória, Abordagem Quantitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3965210.4025/jphyseduc.v30i1.3015Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3015Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3015Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30152448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39652/751375139284https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39652/751375139388Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrates, Maria Eloiza FioreseBoth, JorgeRinaldi, Ieda Parra Barbosa2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/39652Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente |
title |
Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente |
spellingShingle |
Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente Prates, Maria Eloiza Fiorese Paixão. Professor. Ensino superior. Profissão. Educação Física. |
title_short |
Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente |
title_full |
Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente |
title_fullStr |
Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente |
title_full_unstemmed |
Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente |
title_sort |
Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente |
author |
Prates, Maria Eloiza Fiorese |
author_facet |
Prates, Maria Eloiza Fiorese Both, Jorge Rinaldi, Ieda Parra Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Both, Jorge Rinaldi, Ieda Parra Barbosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prates, Maria Eloiza Fiorese Both, Jorge Rinaldi, Ieda Parra Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paixão. Professor. Ensino superior. Profissão. Educação Física. |
topic |
Paixão. Professor. Ensino superior. Profissão. Educação Física. |
description |
O objetivo do estudo foi de analisar a paixão pela carreira docente e o nível de satisfação de vida dos profissionais de Educação Física que atuam no ensino superior considerando os ciclos de desenvolvimento profissional. A amostra foi constituída por 133 professores atuantes em universidades do estado do Paraná (Brasil). Os instrumentos utilizados na pesquisa foram a Escala da Paixão, a Escala de Satisfação com a Vida e o questionário sociodemográfico. Para a análise de dados empregou-se os testes qui-quadrado e regressões logísticas binária e multinomial, considerando o nível de significância de 95% (p<0,05). Os resultados revelaram que a maioria do professores são apaixonados pela profissão. Além disso, observou-se que os professores que atuavam a 20 anos ou mais possuíam maior indice de paixão harmoniosa (p=0,022). Além disso, observou-se forte correlação entre o Critério da Paixão e a Paixão Harmoniosa (r=0,626). Por fim, conclui-se que quanto mais tempo o professor permanece na carreira maior é a paixão harmoniosa pelo trabalho. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Descritiva-Exploratória, Abordagem Quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39652 10.4025/jphyseduc.v30i1.3015 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39652 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v30i1.3015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39652/751375139284 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39652/751375139388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3015 Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3015 Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3015 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545157627904 |