Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Maria Eloiza Fiorese
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Both, Jorge, Rinaldi, Ieda Parra Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39652
Resumo: O objetivo do estudo foi de analisar a paixão pela carreira docente e o nível de satisfação de vida dos profissionais de Educação Física que atuam no ensino superior considerando os ciclos de desenvolvimento profissional. A amostra foi constituída por 133 professores atuantes em universidades do estado do Paraná (Brasil). Os instrumentos utilizados na pesquisa foram a Escala da Paixão, a Escala de Satisfação com a Vida e o questionário sociodemográfico. Para a análise de dados empregou-se os testes qui-quadrado e regressões logísticas binária e multinomial, considerando o nível de significância de 95% (p<0,05). Os resultados revelaram que a maioria do professores são apaixonados pela profissão. Além disso, observou-se que os professores que atuavam a 20 anos ou mais possuíam maior indice de paixão harmoniosa (p=0,022). Além disso, observou-se forte correlação entre o Critério da Paixão e a Paixão Harmoniosa (r=0,626). Por fim, conclui-se que quanto mais tempo o professor permanece na carreira maior é a paixão harmoniosa pelo trabalho.
id UEM-9_364ee745beb110affae3416e9dfa4c2f
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/39652
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docentePaixão. Professor. Ensino superior. Profissão. Educação Física.O objetivo do estudo foi de analisar a paixão pela carreira docente e o nível de satisfação de vida dos profissionais de Educação Física que atuam no ensino superior considerando os ciclos de desenvolvimento profissional. A amostra foi constituída por 133 professores atuantes em universidades do estado do Paraná (Brasil). Os instrumentos utilizados na pesquisa foram a Escala da Paixão, a Escala de Satisfação com a Vida e o questionário sociodemográfico. Para a análise de dados empregou-se os testes qui-quadrado e regressões logísticas binária e multinomial, considerando o nível de significância de 95% (p<0,05). Os resultados revelaram que a maioria do professores são apaixonados pela profissão. Além disso, observou-se que os professores que atuavam a 20 anos ou mais possuíam maior indice de paixão harmoniosa (p=0,022). Além disso, observou-se forte correlação entre o Critério da Paixão e a Paixão Harmoniosa (r=0,626). Por fim, conclui-se que quanto mais tempo o professor permanece na carreira maior é a paixão harmoniosa pelo trabalho.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Descritiva-Exploratória, Abordagem Quantitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3965210.4025/jphyseduc.v30i1.3015Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3015Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3015Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30152448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39652/751375139284https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39652/751375139388Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrates, Maria Eloiza FioreseBoth, JorgeRinaldi, Ieda Parra Barbosa2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/39652Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente
title Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente
spellingShingle Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente
Prates, Maria Eloiza Fiorese
Paixão. Professor. Ensino superior. Profissão. Educação Física.
title_short Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente
title_full Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente
title_fullStr Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente
title_full_unstemmed Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente
title_sort Os professores de Educação Física e a paixão pela atividade docente
author Prates, Maria Eloiza Fiorese
author_facet Prates, Maria Eloiza Fiorese
Both, Jorge
Rinaldi, Ieda Parra Barbosa
author_role author
author2 Both, Jorge
Rinaldi, Ieda Parra Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prates, Maria Eloiza Fiorese
Both, Jorge
Rinaldi, Ieda Parra Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Paixão. Professor. Ensino superior. Profissão. Educação Física.
topic Paixão. Professor. Ensino superior. Profissão. Educação Física.
description O objetivo do estudo foi de analisar a paixão pela carreira docente e o nível de satisfação de vida dos profissionais de Educação Física que atuam no ensino superior considerando os ciclos de desenvolvimento profissional. A amostra foi constituída por 133 professores atuantes em universidades do estado do Paraná (Brasil). Os instrumentos utilizados na pesquisa foram a Escala da Paixão, a Escala de Satisfação com a Vida e o questionário sociodemográfico. Para a análise de dados empregou-se os testes qui-quadrado e regressões logísticas binária e multinomial, considerando o nível de significância de 95% (p<0,05). Os resultados revelaram que a maioria do professores são apaixonados pela profissão. Além disso, observou-se que os professores que atuavam a 20 anos ou mais possuíam maior indice de paixão harmoniosa (p=0,022). Além disso, observou-se forte correlação entre o Critério da Paixão e a Paixão Harmoniosa (r=0,626). Por fim, conclui-se que quanto mais tempo o professor permanece na carreira maior é a paixão harmoniosa pelo trabalho.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Descritiva-Exploratória, Abordagem Quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39652
10.4025/jphyseduc.v30i1.3015
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39652
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v30i1.3015
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39652/751375139284
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39652/751375139388
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3015
Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3015
Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3015
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545157627904