Adaptação e propriedades psicométricas da escala da paixão para docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Maria Eloiza Fiorese
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vieira, Lenamar Fiorese, Rinaldi, Ieda Parra Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170295
Resumo: Este artigo realiza o processo de adaptação e análise das propriedades psicométricas da versão portuguesa do instrumento Scale of Passion de Vallerand et al.1, para docentes do contexto paranaense, obtida a partir do método de tradução cross-cultural, com base na Teoria do Modelo Dualista da Paixão. Dividindo-se em três fases: (1) adaptação transcultural e validade de conteúdo (N = 27); (2) confiabilidade e validade deconstructo (N = 441); (3) fidedignidade (N = 87) aplicada a docentes de ensino médio e superior de diferentes áreas que lecionam nas regiões norte central e centro ocidental do estado do Paraná. Concluímos que a sua versão com 14 itens mostrou ser uma medida com qualidades psicométricas, indicando ser aplicável aos docentes do contexto paranaense, como um instrumento de avaliação da paixão pela atividade docente.
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