Método Feldenkrais e o equilíbrio de idosos: uma revisão sistemática
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20156 |
Resumo: | O Método Feldenkrais é uma técnica de Educação Somática que busca promover a tomada de consciência de si a partir da experimentação do movimento, embora muitas lições desse método sejam adequadas para o restabelecimento do equilíbrio. A melhora do equilíbrio é um benefício importante para idosos, pois quedas representam um risco de saúde nessa população. Assim, o objetivo do presente estudo é verificar, por meio de uma revisão sistemática, se há evidências de que o Método Feldenkrais possibilita uma melhora no equilíbrio de idosos. Foi feita uma busca em bases de dados, sendo incluídos somente os estudos que atingiram todos os critérios de elegibilidade. Os resultados indicam que o Método Feldenkrais reduz o medo de queda e melhora o equilíbrio estático. Considerando o equilíbrio dinâmico, existem resultados conflitantes entre os estudos. A presente revisão também evidencia a necessidade de novas pesquisas sobre esse tema com metodologias mais cuidadosas. |
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Método Feldenkrais e o equilíbrio de idosos: uma revisão sistemáticaEducação SomáticaEnvelhecimentoQuedaEquilíbrio PosturalPercepção de MovimentoIdosoO Método Feldenkrais é uma técnica de Educação Somática que busca promover a tomada de consciência de si a partir da experimentação do movimento, embora muitas lições desse método sejam adequadas para o restabelecimento do equilíbrio. A melhora do equilíbrio é um benefício importante para idosos, pois quedas representam um risco de saúde nessa população. Assim, o objetivo do presente estudo é verificar, por meio de uma revisão sistemática, se há evidências de que o Método Feldenkrais possibilita uma melhora no equilíbrio de idosos. Foi feita uma busca em bases de dados, sendo incluídos somente os estudos que atingiram todos os critérios de elegibilidade. Os resultados indicam que o Método Feldenkrais reduz o medo de queda e melhora o equilíbrio estático. Considerando o equilíbrio dinâmico, existem resultados conflitantes entre os estudos. A presente revisão também evidencia a necessidade de novas pesquisas sobre esse tema com metodologias mais cuidadosas.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2013-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Sistemáticaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20156Journal of Physical Education; Vol 24 No 3 (2013); 465-473Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 3 (2013); 465-473Journal of Physical Education; v. 24 n. 3 (2013); 465-4732448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20156/12686Gomes, Lara ElenaVieira, Adrianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:21Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/20156Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:21Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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