A influência de plateia sobre o desempenho sensoriomotor de estudantes universitários
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29706 |
Resumo: | O presente estudo investigou a influência de plateia sobre o desempenho sensoriomotor na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. O experimento foi conduzido em dois dias distintos, cada um com uma condição específica: 1) com plateia (10 tentativas); 2) sem plateia (10 tentativas). Os 18 universitários de menor e maior desempenho foram divididos em dois grupos: prejudicado (GP) e beneficiado (GB). Nas análises de desempenho e escores de ansiedade-estado (IDATE), a ANOVA two way e pairwise identificaram interação entre grupo e condição, sendo GP com pior desempenho e maior IDATE e GB com melhor desempenho e sem alteração no IDATE na condição com plateia. Já na frequência cardíaca, não houve interação, porém efeito principal para o fator condição para ambos os grupos. Pode-se inferir que, a plateia influencia no desempenho sensoriomotor podendo ocorrer piora ou melhora a depender de características individuais. |
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A influência de plateia sobre o desempenho sensoriomotor de estudantes universitáriosAnálise e desempenho de tarefasEstresse psicológicoAnsiedade.O presente estudo investigou a influência de plateia sobre o desempenho sensoriomotor na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. O experimento foi conduzido em dois dias distintos, cada um com uma condição específica: 1) com plateia (10 tentativas); 2) sem plateia (10 tentativas). Os 18 universitários de menor e maior desempenho foram divididos em dois grupos: prejudicado (GP) e beneficiado (GB). Nas análises de desempenho e escores de ansiedade-estado (IDATE), a ANOVA two way e pairwise identificaram interação entre grupo e condição, sendo GP com pior desempenho e maior IDATE e GB com melhor desempenho e sem alteração no IDATE na condição com plateia. Já na frequência cardíaca, não houve interação, porém efeito principal para o fator condição para ambos os grupos. Pode-se inferir que, a plateia influencia no desempenho sensoriomotor podendo ocorrer piora ou melhora a depender de características individuais.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Original, método quase experimentalapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29706Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2807Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2807Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28072448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29706/18456https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29706/18744Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Simara Regina de OliveiraMartins, Cristiane AlvesFernandes, Lidiane AparecidaOliveira, João Ribeiro Ventura deApolinário-Souza, TércioLage, Guilherme Menezes2019-07-17T08:43:04Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/29706Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:04Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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