O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Gonçalo Carlos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Batista, Paula Maria, Pereira, Ana Luísa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/19386
Resumo: O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura relativa aos papéis e características do Professor Cooperante. A pesquisa efectuou-se em bases de dados electrónicas (EBSCO e Digital Dissertations & Theses), retrospetivamente até ao ano de 2000. As palavras-chave utilizadas foram: “Cooperating Teacher”, “Supervision”, “Physical Education”, “Preservice Teacher”, “Teacher Trainers” e “University Supervisor”. Foram incorporados 24 estudos, sendo que 22 são artigos peer review e 2 dissertações académicas. Na análise da informação utilizou-se a análise de conteúdo, sendo que as categorias foram estabelecidas a priori: foco do estudo, ano de publicação, local de publicação, instrumentos, objetivos e principais conclusões. Os resultados evidenciaram que o estabelecimento de relações interpessoais, a colaboração, a comunicação e o aconselhamento constante são características evidenciadas nos estudos, sendo que os papéis fundamentais atribuídos aos Professores Cooperantes foram o de mentor, confidente e moderador. A formação específica do Professor Cooperante para a função também foi focada.
id UEM-9_4609a26c0d805c5f77cb260b72639640
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/19386
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemáticaProfessor CooperanteSupervisãoRevisão SistemáticaO presente estudo é uma revisão sistemática da literatura relativa aos papéis e características do Professor Cooperante. A pesquisa efectuou-se em bases de dados electrónicas (EBSCO e Digital Dissertations & Theses), retrospetivamente até ao ano de 2000. As palavras-chave utilizadas foram: “Cooperating Teacher”, “Supervision”, “Physical Education”, “Preservice Teacher”, “Teacher Trainers” e “University Supervisor”. Foram incorporados 24 estudos, sendo que 22 são artigos peer review e 2 dissertações académicas. Na análise da informação utilizou-se a análise de conteúdo, sendo que as categorias foram estabelecidas a priori: foco do estudo, ano de publicação, local de publicação, instrumentos, objetivos e principais conclusões. Os resultados evidenciaram que o estabelecimento de relações interpessoais, a colaboração, a comunicação e o aconselhamento constante são características evidenciadas nos estudos, sendo que os papéis fundamentais atribuídos aos Professores Cooperantes foram o de mentor, confidente e moderador. A formação específica do Professor Cooperante para a função também foi focada.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão sistemática da literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/19386Journal of Physical Education; Vol 25 No 2 (2014); 309-321Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 309-321Journal of Physical Education; v. 25 n. 2 (2014); 309-3212448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/19386/13796Silveira, Gonçalo CarlosBatista, Paula MariaPereira, Ana Luísainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:47Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/19386Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:47Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática
title O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática
spellingShingle O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática
Silveira, Gonçalo Carlos
Professor Cooperante
Supervisão
Revisão Sistemática
title_short O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática
title_full O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática
title_fullStr O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática
title_full_unstemmed O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática
title_sort O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática
author Silveira, Gonçalo Carlos
author_facet Silveira, Gonçalo Carlos
Batista, Paula Maria
Pereira, Ana Luísa
author_role author
author2 Batista, Paula Maria
Pereira, Ana Luísa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Gonçalo Carlos
Batista, Paula Maria
Pereira, Ana Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Professor Cooperante
Supervisão
Revisão Sistemática
topic Professor Cooperante
Supervisão
Revisão Sistemática
description O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura relativa aos papéis e características do Professor Cooperante. A pesquisa efectuou-se em bases de dados electrónicas (EBSCO e Digital Dissertations & Theses), retrospetivamente até ao ano de 2000. As palavras-chave utilizadas foram: “Cooperating Teacher”, “Supervision”, “Physical Education”, “Preservice Teacher”, “Teacher Trainers” e “University Supervisor”. Foram incorporados 24 estudos, sendo que 22 são artigos peer review e 2 dissertações académicas. Na análise da informação utilizou-se a análise de conteúdo, sendo que as categorias foram estabelecidas a priori: foco do estudo, ano de publicação, local de publicação, instrumentos, objetivos e principais conclusões. Os resultados evidenciaram que o estabelecimento de relações interpessoais, a colaboração, a comunicação e o aconselhamento constante são características evidenciadas nos estudos, sendo que os papéis fundamentais atribuídos aos Professores Cooperantes foram o de mentor, confidente e moderador. A formação específica do Professor Cooperante para a função também foi focada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão sistemática da literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/19386
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/19386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/19386/13796
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 25 No 2 (2014); 309-321
Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 309-321
Journal of Physical Education; v. 25 n. 2 (2014); 309-321
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732543815450624