O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/19386 |
Resumo: | O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura relativa aos papéis e características do Professor Cooperante. A pesquisa efectuou-se em bases de dados electrónicas (EBSCO e Digital Dissertations & Theses), retrospetivamente até ao ano de 2000. As palavras-chave utilizadas foram: “Cooperating Teacher”, “Supervision”, “Physical Education”, “Preservice Teacher”, “Teacher Trainers” e “University Supervisor”. Foram incorporados 24 estudos, sendo que 22 são artigos peer review e 2 dissertações académicas. Na análise da informação utilizou-se a análise de conteúdo, sendo que as categorias foram estabelecidas a priori: foco do estudo, ano de publicação, local de publicação, instrumentos, objetivos e principais conclusões. Os resultados evidenciaram que o estabelecimento de relações interpessoais, a colaboração, a comunicação e o aconselhamento constante são características evidenciadas nos estudos, sendo que os papéis fundamentais atribuídos aos Professores Cooperantes foram o de mentor, confidente e moderador. A formação específica do Professor Cooperante para a função também foi focada. |
id |
UEM-9_4609a26c0d805c5f77cb260b72639640 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/19386 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemáticaProfessor CooperanteSupervisãoRevisão SistemáticaO presente estudo é uma revisão sistemática da literatura relativa aos papéis e características do Professor Cooperante. A pesquisa efectuou-se em bases de dados electrónicas (EBSCO e Digital Dissertations & Theses), retrospetivamente até ao ano de 2000. As palavras-chave utilizadas foram: “Cooperating Teacher”, “Supervision”, “Physical Education”, “Preservice Teacher”, “Teacher Trainers” e “University Supervisor”. Foram incorporados 24 estudos, sendo que 22 são artigos peer review e 2 dissertações académicas. Na análise da informação utilizou-se a análise de conteúdo, sendo que as categorias foram estabelecidas a priori: foco do estudo, ano de publicação, local de publicação, instrumentos, objetivos e principais conclusões. Os resultados evidenciaram que o estabelecimento de relações interpessoais, a colaboração, a comunicação e o aconselhamento constante são características evidenciadas nos estudos, sendo que os papéis fundamentais atribuídos aos Professores Cooperantes foram o de mentor, confidente e moderador. A formação específica do Professor Cooperante para a função também foi focada.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão sistemática da literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/19386Journal of Physical Education; Vol 25 No 2 (2014); 309-321Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 309-321Journal of Physical Education; v. 25 n. 2 (2014); 309-3212448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/19386/13796Silveira, Gonçalo CarlosBatista, Paula MariaPereira, Ana Luísainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:47Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/19386Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:47Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática |
title |
O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática |
spellingShingle |
O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática Silveira, Gonçalo Carlos Professor Cooperante Supervisão Revisão Sistemática |
title_short |
O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática |
title_full |
O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática |
title_fullStr |
O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática |
title_sort |
O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática |
author |
Silveira, Gonçalo Carlos |
author_facet |
Silveira, Gonçalo Carlos Batista, Paula Maria Pereira, Ana Luísa |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Paula Maria Pereira, Ana Luísa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Gonçalo Carlos Batista, Paula Maria Pereira, Ana Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Cooperante Supervisão Revisão Sistemática |
topic |
Professor Cooperante Supervisão Revisão Sistemática |
description |
O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura relativa aos papéis e características do Professor Cooperante. A pesquisa efectuou-se em bases de dados electrónicas (EBSCO e Digital Dissertations & Theses), retrospetivamente até ao ano de 2000. As palavras-chave utilizadas foram: “Cooperating Teacher”, “Supervision”, “Physical Education”, “Preservice Teacher”, “Teacher Trainers” e “University Supervisor”. Foram incorporados 24 estudos, sendo que 22 são artigos peer review e 2 dissertações académicas. Na análise da informação utilizou-se a análise de conteúdo, sendo que as categorias foram estabelecidas a priori: foco do estudo, ano de publicação, local de publicação, instrumentos, objetivos e principais conclusões. Os resultados evidenciaram que o estabelecimento de relações interpessoais, a colaboração, a comunicação e o aconselhamento constante são características evidenciadas nos estudos, sendo que os papéis fundamentais atribuídos aos Professores Cooperantes foram o de mentor, confidente e moderador. A formação específica do Professor Cooperante para a função também foi focada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão sistemática da literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/19386 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/19386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/19386/13796 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 25 No 2 (2014); 309-321 Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 309-321 Journal of Physical Education; v. 25 n. 2 (2014); 309-321 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732543815450624 |