Estudo da multidimensionalidade do MABC-2 (7 a 10 anos) em crianças da região metropolitana de Recife-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bakke, Hanne Alves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sarinho, Silvia Wanick, Cattuzzo, Maria Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35823
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi de analisar a multidimensionalidade do MABC-2 (7 a 10 anos) em crianças brasileiras. Foram avaliadas 123 crianças (7 a 10 anos) da região metropolitana de Recife (PE), sendo 64 do sexo masculino e 59 do feminino. Os dados foram avaliados quanto à normalidade com o teste de Kolmogorov-Sminov e à adequacidade da realização da Análise Fatorial (AF) com os testes de adequacidade da amostra de KMO e as medidas individuais e de Esfericidade de Bartlett. O método de extração foi principal axis factoring (rotação Varimax), com aplicação da Parallel Analysis (Monte Carlo Simulation) para determinar o número de fatores. Os subtestes apresentaram baixa correlação entre si, com medidas individuais insatisfatórias em dois dos subtestes. A Parallel Analysis identificou a presença de dois fatores, com agrupamento diferente do MABC-2 e com subtestes sem cargas fatoriais significativas nos fatores. A exclusão de três subtestes resultou em um modelo melhor ajustado. Apesar de confirmada a multidimensionalidade, esta divergiu daquela proposta pelos autores, com problemas nas correlações das variáveis, extração no número de fatores, assim como no agrupamento dos subtestes. A exclusão de três subtestes (DM3, AR2 e EQ 3) revelou um modelo mais ajustado.
id UEM-9_5be95db86340ff5da8668b0d74d709b8
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/35823
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Estudo da multidimensionalidade do MABC-2 (7 a 10 anos) em crianças da região metropolitana de Recife-PEValidade dos testes. Estudos de validação. Análise fatorial.O objetivo desta pesquisa foi de analisar a multidimensionalidade do MABC-2 (7 a 10 anos) em crianças brasileiras. Foram avaliadas 123 crianças (7 a 10 anos) da região metropolitana de Recife (PE), sendo 64 do sexo masculino e 59 do feminino. Os dados foram avaliados quanto à normalidade com o teste de Kolmogorov-Sminov e à adequacidade da realização da Análise Fatorial (AF) com os testes de adequacidade da amostra de KMO e as medidas individuais e de Esfericidade de Bartlett. O método de extração foi principal axis factoring (rotação Varimax), com aplicação da Parallel Analysis (Monte Carlo Simulation) para determinar o número de fatores. Os subtestes apresentaram baixa correlação entre si, com medidas individuais insatisfatórias em dois dos subtestes. A Parallel Analysis identificou a presença de dois fatores, com agrupamento diferente do MABC-2 e com subtestes sem cargas fatoriais significativas nos fatores. A exclusão de três subtestes resultou em um modelo melhor ajustado. Apesar de confirmada a multidimensionalidade, esta divergiu daquela proposta pelos autores, com problemas nas correlações das variáveis, extração no número de fatores, assim como no agrupamento dos subtestes. A exclusão de três subtestes (DM3, AR2 e EQ 3) revelou um modelo mais ajustado.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3582310.4025/jphyseduc.v29i1.2939Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2939Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2939Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29392448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMengporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35823/751375137896https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35823/751375137897Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessBakke, Hanne AlvesSarinho, Silvia WanickCattuzzo, Maria Teresa2019-07-17T08:43:15Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/35823Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:15Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da multidimensionalidade do MABC-2 (7 a 10 anos) em crianças da região metropolitana de Recife-PE
title Estudo da multidimensionalidade do MABC-2 (7 a 10 anos) em crianças da região metropolitana de Recife-PE
spellingShingle Estudo da multidimensionalidade do MABC-2 (7 a 10 anos) em crianças da região metropolitana de Recife-PE
Bakke, Hanne Alves
Validade dos testes. Estudos de validação. Análise fatorial.
title_short Estudo da multidimensionalidade do MABC-2 (7 a 10 anos) em crianças da região metropolitana de Recife-PE
title_full Estudo da multidimensionalidade do MABC-2 (7 a 10 anos) em crianças da região metropolitana de Recife-PE
title_fullStr Estudo da multidimensionalidade do MABC-2 (7 a 10 anos) em crianças da região metropolitana de Recife-PE
title_full_unstemmed Estudo da multidimensionalidade do MABC-2 (7 a 10 anos) em crianças da região metropolitana de Recife-PE
title_sort Estudo da multidimensionalidade do MABC-2 (7 a 10 anos) em crianças da região metropolitana de Recife-PE
author Bakke, Hanne Alves
author_facet Bakke, Hanne Alves
Sarinho, Silvia Wanick
Cattuzzo, Maria Teresa
author_role author
author2 Sarinho, Silvia Wanick
Cattuzzo, Maria Teresa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bakke, Hanne Alves
Sarinho, Silvia Wanick
Cattuzzo, Maria Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Validade dos testes. Estudos de validação. Análise fatorial.
topic Validade dos testes. Estudos de validação. Análise fatorial.
description O objetivo desta pesquisa foi de analisar a multidimensionalidade do MABC-2 (7 a 10 anos) em crianças brasileiras. Foram avaliadas 123 crianças (7 a 10 anos) da região metropolitana de Recife (PE), sendo 64 do sexo masculino e 59 do feminino. Os dados foram avaliados quanto à normalidade com o teste de Kolmogorov-Sminov e à adequacidade da realização da Análise Fatorial (AF) com os testes de adequacidade da amostra de KMO e as medidas individuais e de Esfericidade de Bartlett. O método de extração foi principal axis factoring (rotação Varimax), com aplicação da Parallel Analysis (Monte Carlo Simulation) para determinar o número de fatores. Os subtestes apresentaram baixa correlação entre si, com medidas individuais insatisfatórias em dois dos subtestes. A Parallel Analysis identificou a presença de dois fatores, com agrupamento diferente do MABC-2 e com subtestes sem cargas fatoriais significativas nos fatores. A exclusão de três subtestes resultou em um modelo melhor ajustado. Apesar de confirmada a multidimensionalidade, esta divergiu daquela proposta pelos autores, com problemas nas correlações das variáveis, extração no número de fatores, assim como no agrupamento dos subtestes. A exclusão de três subtestes (DM3, AR2 e EQ 3) revelou um modelo mais ajustado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35823
10.4025/jphyseduc.v29i1.2939
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35823
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v29i1.2939
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35823/751375137896
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35823/751375137897
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2939
Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2939
Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2939
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545075838976