Relação Entre a Eficácia da Superioridade Numérica Temporal e o Resultado da Partida no Polo Aquático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tucher, Guilherme
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Canossa, Sofia, Cabral, Ricardo Gomes, Garrido, Nuno Domingos, Castro, Flávio Antônio de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26914
Resumo: O estudo relacionou a eficácia obtida nas situações de superioridade numérica temporal (H+) com o resultado dos jogos de uma competição nacional de polo aquático. Analizando-se as súmulas da competição, a eficácia de H+ foi considerada como “baixa”, “média” ou “alta” e, de acordo com o resultado das partidas, as equipes foram classificadas como “perdedoras” ou “vencedoras”. Utilizou-se a estatística descritiva e o teste qui-quadrado para avaliar o relacionamento entre as variáveis. Quando a eficácia de H+ foi baixa, 68% das equipes perderam a partida. Quando foi alta, 86,2% das equipes saíram vencedoras. A eficácia de H+ teve um efeito significativo no resultado das partidas (p < 0.001), sendo que uma equipe com baixa eficácia naquela situação de jogo apresentou 13,25% maior probabilidade de derrota. Concluiu-se que a eficácia da H+ influencia o resultado das partidas. Quando esta é média ou alta, as equipes apresentaram maior índice de vitória. 
id UEM-9_6cc99dad0330d49f0afbaf34fb397d55
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/26914
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Relação Entre a Eficácia da Superioridade Numérica Temporal e o Resultado da Partida no Polo AquáticoDesempenho AtléticoAvaliação do RendimentoTreinamentoO estudo relacionou a eficácia obtida nas situações de superioridade numérica temporal (H+) com o resultado dos jogos de uma competição nacional de polo aquático. Analizando-se as súmulas da competição, a eficácia de H+ foi considerada como “baixa”, “média” ou “alta” e, de acordo com o resultado das partidas, as equipes foram classificadas como “perdedoras” ou “vencedoras”. Utilizou-se a estatística descritiva e o teste qui-quadrado para avaliar o relacionamento entre as variáveis. Quando a eficácia de H+ foi baixa, 68% das equipes perderam a partida. Quando foi alta, 86,2% das equipes saíram vencedoras. A eficácia de H+ teve um efeito significativo no resultado das partidas (p < 0.001), sendo que uma equipe com baixa eficácia naquela situação de jogo apresentou 13,25% maior probabilidade de derrota. Concluiu-se que a eficácia da H+ influencia o resultado das partidas. Quando esta é média ou alta, as equipes apresentaram maior índice de vitória. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26914Journal of Physical Education; Vol 26 No 4 (2015); 541-547Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 4 (2015); 541-547Journal of Physical Education; v. 26 n. 4 (2015); 541-5472448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26914/15528Tucher, GuilhermeCanossa, SofiaCabral, Ricardo GomesGarrido, Nuno DomingosCastro, Flávio Antônio de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:44Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/26914Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:44Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação Entre a Eficácia da Superioridade Numérica Temporal e o Resultado da Partida no Polo Aquático
title Relação Entre a Eficácia da Superioridade Numérica Temporal e o Resultado da Partida no Polo Aquático
spellingShingle Relação Entre a Eficácia da Superioridade Numérica Temporal e o Resultado da Partida no Polo Aquático
Tucher, Guilherme
Desempenho Atlético
Avaliação do Rendimento
Treinamento
title_short Relação Entre a Eficácia da Superioridade Numérica Temporal e o Resultado da Partida no Polo Aquático
title_full Relação Entre a Eficácia da Superioridade Numérica Temporal e o Resultado da Partida no Polo Aquático
title_fullStr Relação Entre a Eficácia da Superioridade Numérica Temporal e o Resultado da Partida no Polo Aquático
title_full_unstemmed Relação Entre a Eficácia da Superioridade Numérica Temporal e o Resultado da Partida no Polo Aquático
title_sort Relação Entre a Eficácia da Superioridade Numérica Temporal e o Resultado da Partida no Polo Aquático
author Tucher, Guilherme
author_facet Tucher, Guilherme
Canossa, Sofia
Cabral, Ricardo Gomes
Garrido, Nuno Domingos
Castro, Flávio Antônio de Souza
author_role author
author2 Canossa, Sofia
Cabral, Ricardo Gomes
Garrido, Nuno Domingos
Castro, Flávio Antônio de Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tucher, Guilherme
Canossa, Sofia
Cabral, Ricardo Gomes
Garrido, Nuno Domingos
Castro, Flávio Antônio de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho Atlético
Avaliação do Rendimento
Treinamento
topic Desempenho Atlético
Avaliação do Rendimento
Treinamento
description O estudo relacionou a eficácia obtida nas situações de superioridade numérica temporal (H+) com o resultado dos jogos de uma competição nacional de polo aquático. Analizando-se as súmulas da competição, a eficácia de H+ foi considerada como “baixa”, “média” ou “alta” e, de acordo com o resultado das partidas, as equipes foram classificadas como “perdedoras” ou “vencedoras”. Utilizou-se a estatística descritiva e o teste qui-quadrado para avaliar o relacionamento entre as variáveis. Quando a eficácia de H+ foi baixa, 68% das equipes perderam a partida. Quando foi alta, 86,2% das equipes saíram vencedoras. A eficácia de H+ teve um efeito significativo no resultado das partidas (p < 0.001), sendo que uma equipe com baixa eficácia naquela situação de jogo apresentou 13,25% maior probabilidade de derrota. Concluiu-se que a eficácia da H+ influencia o resultado das partidas. Quando esta é média ou alta, as equipes apresentaram maior índice de vitória. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26914
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26914/15528
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 26 No 4 (2015); 541-547
Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 4 (2015); 541-547
Journal of Physical Education; v. 26 n. 4 (2015); 541-547
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544303038464