Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzales, Nicole Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Azevedo, Mario Renato, Böhlke, Carine Franz, Freitas, Matheus Pintanel, Rombaldi, Airton José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35722
Resumo: Objetivou-se verificar o impacto da intervenção “Educação Física+: Praticando Saúde na Escola”, sobre as práticas docentes e conhecimento em saúde de escolares da cidade de Canguçu/RS. Quinze escolas participaram do estudo (grupo 1- escolas que aderiram à intervenção no ano de 2011; grupo 2- escolas que aderiam à intervenção a partir do ano de 2012).  O estudo teve duração de oito meses com 624 escolares e 12 professores. Houve aumento do nível de conhecimento dos escolares no pós-intervenção (p<0,001), com maiores médias no grupo 1; encontrou-se tendência de aumento do nível de conhecimento de acordo com o número de planos de aula desenvolvidos pelos professores (p<0,001). Dos professores entrevistados no ano de 2013 (n=15), a maioria aderiu às atividades propostas (n=8) e percebeu mudanças positivas, principalmente por parte dos alunos, que passaram a realizar mais questionamentos acerca da temática em sala de aula e levar tais conhecimentos para seus familiares. Quase a totalidade dos docentes que aderiram à proposta não relatou dificuldade em desenvolver os planos (n=7). Concluiu-se que uma intervenção de curto prazo melhorou o nível de conhecimento de escolares acerca da temática saúde e atividade física e apresentou impactos positivos na prática profissional dos docentes entrevistados.
id UEM-9_74d4d2bd55ec74874057922b6cf30d2c
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/35722
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúdepromoção da saúdeconhecimentoestudos de intervençãodocentes.Objetivou-se verificar o impacto da intervenção “Educação Física+: Praticando Saúde na Escola”, sobre as práticas docentes e conhecimento em saúde de escolares da cidade de Canguçu/RS. Quinze escolas participaram do estudo (grupo 1- escolas que aderiram à intervenção no ano de 2011; grupo 2- escolas que aderiam à intervenção a partir do ano de 2012).  O estudo teve duração de oito meses com 624 escolares e 12 professores. Houve aumento do nível de conhecimento dos escolares no pós-intervenção (p<0,001), com maiores médias no grupo 1; encontrou-se tendência de aumento do nível de conhecimento de acordo com o número de planos de aula desenvolvidos pelos professores (p<0,001). Dos professores entrevistados no ano de 2013 (n=15), a maioria aderiu às atividades propostas (n=8) e percebeu mudanças positivas, principalmente por parte dos alunos, que passaram a realizar mais questionamentos acerca da temática em sala de aula e levar tais conhecimentos para seus familiares. Quase a totalidade dos docentes que aderiram à proposta não relatou dificuldade em desenvolver os planos (n=7). Concluiu-se que uma intervenção de curto prazo melhorou o nível de conhecimento de escolares acerca da temática saúde e atividade física e apresentou impactos positivos na prática profissional dos docentes entrevistados.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3572210.4025/jphyseduc.v29i1.2949Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2949Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2949Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29492448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35722/751375137808Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzales, Nicole GomesAzevedo, Mario RenatoBöhlke, Carine FranzFreitas, Matheus PintanelRombaldi, Airton José2019-07-17T08:43:15Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/35722Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:15Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde
title Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde
spellingShingle Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde
Gonzales, Nicole Gomes
promoção da saúde
conhecimento
estudos de intervenção
docentes.
title_short Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde
title_full Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde
title_fullStr Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde
title_full_unstemmed Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde
title_sort Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde
author Gonzales, Nicole Gomes
author_facet Gonzales, Nicole Gomes
Azevedo, Mario Renato
Böhlke, Carine Franz
Freitas, Matheus Pintanel
Rombaldi, Airton José
author_role author
author2 Azevedo, Mario Renato
Böhlke, Carine Franz
Freitas, Matheus Pintanel
Rombaldi, Airton José
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzales, Nicole Gomes
Azevedo, Mario Renato
Böhlke, Carine Franz
Freitas, Matheus Pintanel
Rombaldi, Airton José
dc.subject.por.fl_str_mv promoção da saúde
conhecimento
estudos de intervenção
docentes.
topic promoção da saúde
conhecimento
estudos de intervenção
docentes.
description Objetivou-se verificar o impacto da intervenção “Educação Física+: Praticando Saúde na Escola”, sobre as práticas docentes e conhecimento em saúde de escolares da cidade de Canguçu/RS. Quinze escolas participaram do estudo (grupo 1- escolas que aderiram à intervenção no ano de 2011; grupo 2- escolas que aderiam à intervenção a partir do ano de 2012).  O estudo teve duração de oito meses com 624 escolares e 12 professores. Houve aumento do nível de conhecimento dos escolares no pós-intervenção (p<0,001), com maiores médias no grupo 1; encontrou-se tendência de aumento do nível de conhecimento de acordo com o número de planos de aula desenvolvidos pelos professores (p<0,001). Dos professores entrevistados no ano de 2013 (n=15), a maioria aderiu às atividades propostas (n=8) e percebeu mudanças positivas, principalmente por parte dos alunos, que passaram a realizar mais questionamentos acerca da temática em sala de aula e levar tais conhecimentos para seus familiares. Quase a totalidade dos docentes que aderiram à proposta não relatou dificuldade em desenvolver os planos (n=7). Concluiu-se que uma intervenção de curto prazo melhorou o nível de conhecimento de escolares acerca da temática saúde e atividade física e apresentou impactos positivos na prática profissional dos docentes entrevistados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35722
10.4025/jphyseduc.v29i1.2949
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35722
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v29i1.2949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35722/751375137808
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2949
Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2949
Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2949
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545071644672