Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35722 |
Resumo: | Objetivou-se verificar o impacto da intervenção “Educação Física+: Praticando Saúde na Escola”, sobre as práticas docentes e conhecimento em saúde de escolares da cidade de Canguçu/RS. Quinze escolas participaram do estudo (grupo 1- escolas que aderiram à intervenção no ano de 2011; grupo 2- escolas que aderiam à intervenção a partir do ano de 2012). O estudo teve duração de oito meses com 624 escolares e 12 professores. Houve aumento do nível de conhecimento dos escolares no pós-intervenção (p<0,001), com maiores médias no grupo 1; encontrou-se tendência de aumento do nível de conhecimento de acordo com o número de planos de aula desenvolvidos pelos professores (p<0,001). Dos professores entrevistados no ano de 2013 (n=15), a maioria aderiu às atividades propostas (n=8) e percebeu mudanças positivas, principalmente por parte dos alunos, que passaram a realizar mais questionamentos acerca da temática em sala de aula e levar tais conhecimentos para seus familiares. Quase a totalidade dos docentes que aderiram à proposta não relatou dificuldade em desenvolver os planos (n=7). Concluiu-se que uma intervenção de curto prazo melhorou o nível de conhecimento de escolares acerca da temática saúde e atividade física e apresentou impactos positivos na prática profissional dos docentes entrevistados. |
id |
UEM-9_74d4d2bd55ec74874057922b6cf30d2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/35722 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúdepromoção da saúdeconhecimentoestudos de intervençãodocentes.Objetivou-se verificar o impacto da intervenção “Educação Física+: Praticando Saúde na Escola”, sobre as práticas docentes e conhecimento em saúde de escolares da cidade de Canguçu/RS. Quinze escolas participaram do estudo (grupo 1- escolas que aderiram à intervenção no ano de 2011; grupo 2- escolas que aderiam à intervenção a partir do ano de 2012). O estudo teve duração de oito meses com 624 escolares e 12 professores. Houve aumento do nível de conhecimento dos escolares no pós-intervenção (p<0,001), com maiores médias no grupo 1; encontrou-se tendência de aumento do nível de conhecimento de acordo com o número de planos de aula desenvolvidos pelos professores (p<0,001). Dos professores entrevistados no ano de 2013 (n=15), a maioria aderiu às atividades propostas (n=8) e percebeu mudanças positivas, principalmente por parte dos alunos, que passaram a realizar mais questionamentos acerca da temática em sala de aula e levar tais conhecimentos para seus familiares. Quase a totalidade dos docentes que aderiram à proposta não relatou dificuldade em desenvolver os planos (n=7). Concluiu-se que uma intervenção de curto prazo melhorou o nível de conhecimento de escolares acerca da temática saúde e atividade física e apresentou impactos positivos na prática profissional dos docentes entrevistados.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3572210.4025/jphyseduc.v29i1.2949Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2949Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2949Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29492448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35722/751375137808Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzales, Nicole GomesAzevedo, Mario RenatoBöhlke, Carine FranzFreitas, Matheus PintanelRombaldi, Airton José2019-07-17T08:43:15Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/35722Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:15Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde |
title |
Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde |
spellingShingle |
Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde Gonzales, Nicole Gomes promoção da saúde conhecimento estudos de intervenção docentes. |
title_short |
Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde |
title_full |
Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde |
title_fullStr |
Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde |
title_full_unstemmed |
Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde |
title_sort |
Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde |
author |
Gonzales, Nicole Gomes |
author_facet |
Gonzales, Nicole Gomes Azevedo, Mario Renato Böhlke, Carine Franz Freitas, Matheus Pintanel Rombaldi, Airton José |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Mario Renato Böhlke, Carine Franz Freitas, Matheus Pintanel Rombaldi, Airton José |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonzales, Nicole Gomes Azevedo, Mario Renato Böhlke, Carine Franz Freitas, Matheus Pintanel Rombaldi, Airton José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
promoção da saúde conhecimento estudos de intervenção docentes. |
topic |
promoção da saúde conhecimento estudos de intervenção docentes. |
description |
Objetivou-se verificar o impacto da intervenção “Educação Física+: Praticando Saúde na Escola”, sobre as práticas docentes e conhecimento em saúde de escolares da cidade de Canguçu/RS. Quinze escolas participaram do estudo (grupo 1- escolas que aderiram à intervenção no ano de 2011; grupo 2- escolas que aderiam à intervenção a partir do ano de 2012). O estudo teve duração de oito meses com 624 escolares e 12 professores. Houve aumento do nível de conhecimento dos escolares no pós-intervenção (p<0,001), com maiores médias no grupo 1; encontrou-se tendência de aumento do nível de conhecimento de acordo com o número de planos de aula desenvolvidos pelos professores (p<0,001). Dos professores entrevistados no ano de 2013 (n=15), a maioria aderiu às atividades propostas (n=8) e percebeu mudanças positivas, principalmente por parte dos alunos, que passaram a realizar mais questionamentos acerca da temática em sala de aula e levar tais conhecimentos para seus familiares. Quase a totalidade dos docentes que aderiram à proposta não relatou dificuldade em desenvolver os planos (n=7). Concluiu-se que uma intervenção de curto prazo melhorou o nível de conhecimento de escolares acerca da temática saúde e atividade física e apresentou impactos positivos na prática profissional dos docentes entrevistados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo original |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35722 10.4025/jphyseduc.v29i1.2949 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35722 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v29i1.2949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35722/751375137808 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2949 Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2949 Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2949 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545071644672 |