Questões de gênero em universitários praticantes de esportes de aventura
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17613 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo comparar homens e mulheres praticantes e não praticantes de esportes de aventura com o intuito de identificar especificidades dentre os acadêmicos de um curso de graduação em Educação Física. Participaram desta pesquisa 157 (52%) homens e 145 (48%) mulheres, que preencheram de forma anônima e privada o Questionário de Identidade Sexual (QIC). Cento e sete estudantes (35,1%) foram categorizados como não praticantes, 133 (43,7%), como praticantes esporádicos e 62 (20,5%) como praticantes frequentes. Das variáveis controladas nesse estudo, a prática de esporte de aventura pode ser explicada em 55% da sua variação para os homens e a satisfação corporal em 30% para os homens e 52% para as mulheres. O perfil psicológico dos praticantes de esporte de aventura aponta para o aspecto sociocultural das oportunidades, bem como para a dimensão psicológica de crianças que tiveram uma experiência motora coeducativa. |
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Questões de gênero em universitários praticantes de esportes de aventuraEsportes de aventuraEducação FísicaGênero.Gênero e esportes de aventura Este estudo teve como objetivo comparar homens e mulheres praticantes e não praticantes de esportes de aventura com o intuito de identificar especificidades dentre os acadêmicos de um curso de graduação em Educação Física. Participaram desta pesquisa 157 (52%) homens e 145 (48%) mulheres, que preencheram de forma anônima e privada o Questionário de Identidade Sexual (QIC). Cento e sete estudantes (35,1%) foram categorizados como não praticantes, 133 (43,7%), como praticantes esporádicos e 62 (20,5%) como praticantes frequentes. Das variáveis controladas nesse estudo, a prática de esporte de aventura pode ser explicada em 55% da sua variação para os homens e a satisfação corporal em 30% para os homens e 52% para as mulheres. O perfil psicológico dos praticantes de esporte de aventura aponta para o aspecto sociocultural das oportunidades, bem como para a dimensão psicológica de crianças que tiveram uma experiência motora coeducativa. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2013-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDescritiva correlacionalapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17613Journal of Physical Education; Vol 24 No 4 (2013); 597-608Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 4 (2013); 597-608Journal of Physical Education; v. 24 n. 4 (2013); 597-6082448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17613/13000https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17613/751375141663Cardoso, Fernando LuizMarinho, AlcyanePimentel, Giuliano Gomes de Assisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:29Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/17613Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:29Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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