Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: uma abordagem de modelos de equações estruturais
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17016 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar as relações de predição entre o Suporte Parental (SP) e as estratégias de enfrentamento (ICE), mediadas pela motivação autodeterminada. Participaram do estudo 126 atletas de futebol de campo com idades entre 13 e 20 anos, de um clube de futebol de campo do Paraná. Os instrumentos utilizados foram: Escala de motivação para o esporte, Inventário de habilidade atléticas de coping, Escala de suporte parental. Para analise estatística utilizou-se o Modelo de Equações Estruturais. O resultados evidenciaram bom ajuste do modelo proposto, e trajetórias significativas entre todas as variáveis. O SP influenciou forte e positivamente a motivação intrínseca (MI) e de media e negativamente a motivação extrínseca (ME). O ICE foi predito positivamente pela MI e negativamente pela ME. Conclui-se que a motivação autodeterminada é determinante para o suporte parental predizer as capacidades psicológicas de enfrentamento no contexto do futebol de campo. |
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Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: uma abordagem de modelos de equações estruturaisMotivaçãoRelações pais-filhoAtletasFutebolPsicologia do EsporteEste estudo teve como objetivo investigar as relações de predição entre o Suporte Parental (SP) e as estratégias de enfrentamento (ICE), mediadas pela motivação autodeterminada. Participaram do estudo 126 atletas de futebol de campo com idades entre 13 e 20 anos, de um clube de futebol de campo do Paraná. Os instrumentos utilizados foram: Escala de motivação para o esporte, Inventário de habilidade atléticas de coping, Escala de suporte parental. Para analise estatística utilizou-se o Modelo de Equações Estruturais. O resultados evidenciaram bom ajuste do modelo proposto, e trajetórias significativas entre todas as variáveis. O SP influenciou forte e positivamente a motivação intrínseca (MI) e de media e negativamente a motivação extrínseca (ME). O ICE foi predito positivamente pela MI e negativamente pela ME. Conclui-se que a motivação autodeterminada é determinante para o suporte parental predizer as capacidades psicológicas de enfrentamento no contexto do futebol de campo.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2013-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo Transversalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17016Journal of Physical Education; Vol 24 No 3 (2013); 345-358Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 3 (2013); 345-358Journal of Physical Education; v. 24 n. 3 (2013); 345-3582448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17016/12675Vissoci, João Ricardo NickenigNascimento Junior, José Roberto Andrade doOliveira, Leonardo Pestillo deVieira, José Luiz LopesVieira, Lenamar Fioreseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:21Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/17016Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:21Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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