Influência da periodização do treinamento sobre os comportamentos de risco para transtornos alimentares em nadadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Leonardo de Sousa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Almeida, Sebastião de Sousa, Ferreira, Maria Elisa Caputo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21640
Resumo: O objetivo foi analisar a influência da periodização do treinamento sobre os comportamentos de risco para os transtornos alimentares (TA) em atletas do sexo feminino. Participaram 28 atletas de natação com idade entre 12 e 16 anos. Utilizaram-se as subescalas do Eating Attitudes Test (EAT-26) para avaliar comportamentos de risco para os TA. As nadadoras foram avaliadas ao longo de um macrociclo de treinamento, contendo as seguintes etapas: preparatório geral, preparatório específico, competitivo e polimento. Peso, estatura e dobras cutâneas foram aferidos e controlados nas análises estatísticas. Os achados demonstraram aumento da frequência dos comportamentos restritivos (p<0,05) e purgativos (p<0,05) nos períodos competitivo e polimento em relação às etapas iniciais da periodização do treinamento (preparatório geral e específico). Concluiu-se que a periodização do treinamento na natação influenciou os comportamentos de risco para os TA. Logo, identificou-se que o período competitivo e o polimento podem ser etapas críticas para o desenvolvimento de comportamentos de risco para os TA em jovens nadadoras.
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