Fatores associados à prática de atividade física entre professores do nível básico de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42354 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi avaliar os fatores associados ao nível de atividade física (AF) em professores de Montes Claros. Estudo realizado em 2016 com 760 professores de 35 escolas da Educação Básica de ensino. Foram avaliadas características sociodemográficas; Morbidades, Medidas antropométricas; Questões subjetivas em saúde; Comportamentos e hábitos. Para avaliação do nível de AF utilizou-se o Questionário Internacional de Atividade Física , versão curta. Realizou-se regressão logística para estimar a associação entre exposições e prática suficiente de AF (nível de significância 5%). A chance de ser suficientemente ativo foi maior entre os solteiros e divorciados (OR: 1,47; IC95%:1,01–2,13 e OR:1,82; IC95%:1,08 -3,06, respectivamente); com domínio psicológico e social da qualidade de vida insatisfatório (OR:1,55;IC95% 1,04 - 2,31 e OR:146; IC95% 1,01-2,13, respectivamente) e foi menor entre as pessoas de classe social B, (OR:0,50;IC95%: 0,30 – 0,85), com autopercepção regular da saúde (OR:0,55; IC95%0,38–0,80) e com alfabetização insatisfatória em saúde (OR: 0,62; IC95%: 0,45-0,87). Na amostra foi encontrada baixa frequência de AF suficiente. O estado civil, a qualidade de vida, a autopercepção de saúde e a alfabetização em saúde foram fatores associados à prevalência de AF entre os professores. |
id |
UEM-9_a3e4ef3dc6b6d6be1247aa53aea756e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/42354 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores associados à prática de atividade física entre professores do nível básico de ensinoAtividade física. Prevalência. SedentarismoO objetivo desse estudo foi avaliar os fatores associados ao nível de atividade física (AF) em professores de Montes Claros. Estudo realizado em 2016 com 760 professores de 35 escolas da Educação Básica de ensino. Foram avaliadas características sociodemográficas; Morbidades, Medidas antropométricas; Questões subjetivas em saúde; Comportamentos e hábitos. Para avaliação do nível de AF utilizou-se o Questionário Internacional de Atividade Física , versão curta. Realizou-se regressão logística para estimar a associação entre exposições e prática suficiente de AF (nível de significância 5%). A chance de ser suficientemente ativo foi maior entre os solteiros e divorciados (OR: 1,47; IC95%:1,01–2,13 e OR:1,82; IC95%:1,08 -3,06, respectivamente); com domínio psicológico e social da qualidade de vida insatisfatório (OR:1,55;IC95% 1,04 - 2,31 e OR:146; IC95% 1,01-2,13, respectivamente) e foi menor entre as pessoas de classe social B, (OR:0,50;IC95%: 0,30 – 0,85), com autopercepção regular da saúde (OR:0,55; IC95%0,38–0,80) e com alfabetização insatisfatória em saúde (OR: 0,62; IC95%: 0,45-0,87). Na amostra foi encontrada baixa frequência de AF suficiente. O estado civil, a qualidade de vida, a autopercepção de saúde e a alfabetização em saúde foram fatores associados à prevalência de AF entre os professores.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4235410.4025/jphyseduc.v30i13037Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3037Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3037Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30372448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42354/751375139790Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeloso Silva, Rosângela RamosMoreira, Alexandra DiasMagalhães, Tatiana AlmeidaVieira, Marta Raquel MendesHaikal, Desirée Sant’Ana2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/42354Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores associados à prática de atividade física entre professores do nível básico de ensino |
title |
Fatores associados à prática de atividade física entre professores do nível básico de ensino |
spellingShingle |
Fatores associados à prática de atividade física entre professores do nível básico de ensino Veloso Silva, Rosângela Ramos Atividade física. Prevalência. Sedentarismo |
title_short |
Fatores associados à prática de atividade física entre professores do nível básico de ensino |
title_full |
Fatores associados à prática de atividade física entre professores do nível básico de ensino |
title_fullStr |
Fatores associados à prática de atividade física entre professores do nível básico de ensino |
title_full_unstemmed |
Fatores associados à prática de atividade física entre professores do nível básico de ensino |
title_sort |
Fatores associados à prática de atividade física entre professores do nível básico de ensino |
author |
Veloso Silva, Rosângela Ramos |
author_facet |
Veloso Silva, Rosângela Ramos Moreira, Alexandra Dias Magalhães, Tatiana Almeida Vieira, Marta Raquel Mendes Haikal, Desirée Sant’Ana |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Alexandra Dias Magalhães, Tatiana Almeida Vieira, Marta Raquel Mendes Haikal, Desirée Sant’Ana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veloso Silva, Rosângela Ramos Moreira, Alexandra Dias Magalhães, Tatiana Almeida Vieira, Marta Raquel Mendes Haikal, Desirée Sant’Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade física. Prevalência. Sedentarismo |
topic |
Atividade física. Prevalência. Sedentarismo |
description |
O objetivo desse estudo foi avaliar os fatores associados ao nível de atividade física (AF) em professores de Montes Claros. Estudo realizado em 2016 com 760 professores de 35 escolas da Educação Básica de ensino. Foram avaliadas características sociodemográficas; Morbidades, Medidas antropométricas; Questões subjetivas em saúde; Comportamentos e hábitos. Para avaliação do nível de AF utilizou-se o Questionário Internacional de Atividade Física , versão curta. Realizou-se regressão logística para estimar a associação entre exposições e prática suficiente de AF (nível de significância 5%). A chance de ser suficientemente ativo foi maior entre os solteiros e divorciados (OR: 1,47; IC95%:1,01–2,13 e OR:1,82; IC95%:1,08 -3,06, respectivamente); com domínio psicológico e social da qualidade de vida insatisfatório (OR:1,55;IC95% 1,04 - 2,31 e OR:146; IC95% 1,01-2,13, respectivamente) e foi menor entre as pessoas de classe social B, (OR:0,50;IC95%: 0,30 – 0,85), com autopercepção regular da saúde (OR:0,55; IC95%0,38–0,80) e com alfabetização insatisfatória em saúde (OR: 0,62; IC95%: 0,45-0,87). Na amostra foi encontrada baixa frequência de AF suficiente. O estado civil, a qualidade de vida, a autopercepção de saúde e a alfabetização em saúde foram fatores associados à prevalência de AF entre os professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42354 10.4025/jphyseduc.v30i13037 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42354 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v30i13037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42354/751375139790 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3037 Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3037 Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3037 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545536163840 |