Em busca da quantidade “ótima” de prática constante na estrutura constante-variada: Um olhar para a validade ecológica e a especificidade da tarefa doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.17490

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Umberto Cesar
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Silvia Letícia da, Ferreira, Thiago Rogel Santos, Coimbrão, Lilian Granato, Tani, Go
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17490
Resumo: Esse trabalho investigou os efeitos da prática constante, anteriormente à prática variada, no processo adaptativo de aprendizagem motora em razão da validade ecológica e da especificidade da tarefa. Os participantes foram 108 crianças de ambos os sexos, com idade média de 11,3 (±0,4 anos), que foram divididas entre dois experimentos envolvendo cada um a aprendizagem de uma habilidade específica: (1) rebatida do tênis de mesa e (2) tacada do golfe. Ambos os estudos contaram com três grupos de diferentes quantidades de prática constante anteriormente à prática variada (aleatória ou por blocos) e, também, duas fases (estabilização e adaptação). As variáveis dependentes foram pontos (rebatida do tênis de mesa) e acertos no buraco (tacada do golfe). Os resultados evidenciaram efeitos da especificidade da tarefa, pois permitiram inferir a existência de uma quantidade ótima de prática constante (anteriormente à variada) apenas para a aprendizagem da rebatida do tênis de mesa.
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