Hábitos e percepção socioambiental na universidade: Educação Física e Fisioterapia em foco
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21041 |
Resumo: | Esta pesquisa, de corte transversal, foi realizada por meio de uma investigação descritiva exploratória, com abordagem quantitativa dos dados. O objetivo do estudo foi investigar os hábitos e a percepção socioambiental de universitários (professores, alunos e técnicos universitários) participantes de laboratórios e núcleos de pesquisa, vinculados predominantemente às áreas do conhecimento da Educação Física e da Fisioterapia, de uma universidade pública do Estado de Santa Catarina. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário adaptado da base de instrumentos de percepção ambiental do Núcleo de Estudos de Percepção Ambiental (NEPA) da Faculdade Brasileira (UNIVIX, Vitória/ES). Os resultados encontrados enfatizam a importância e a necessidade de inserção, de diferentes formas, do tema socioambiental no contexto universitário, no sentido de permitir maior acesso a conteúdos capazes de influenciar positivamente, de maneira direta ou indireta, a saúde e a qualidade de vida, preciosos à Educação Física e à Fisioterapia. |
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Esta pesquisa, de corte transversal, foi realizada por meio de uma investigação descritiva exploratória, com abordagem quantitativa dos dados. O objetivo do estudo foi investigar os hábitos e a percepção socioambiental de universitários (professores, alunos e técnicos universitários) participantes de laboratórios e núcleos de pesquisa, vinculados predominantemente às áreas do conhecimento da Educação Física e da Fisioterapia, de uma universidade pública do Estado de Santa Catarina. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário adaptado da base de instrumentos de percepção ambiental do Núcleo de Estudos de Percepção Ambiental (NEPA) da Faculdade Brasileira (UNIVIX, Vitória/ES). Os resultados encontrados enfatizam a importância e a necessidade de inserção, de diferentes formas, do tema socioambiental no contexto universitário, no sentido de permitir maior acesso a conteúdos capazes de influenciar positivamente, de maneira direta ou indireta, a saúde e a qualidade de vida, preciosos à Educação Física e à Fisioterapia. |
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