Relação entre a competência motora percebida geral, o gênero, a competência motora percebida específica à tarefa e a competência motora real de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Nobre, Glauber
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro Bandeira, Paulo Felipe, Valentini, Nadia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28066
Resumo: O Objetivo deste estudo foi investigar as relações entre a competência motora percebida geral (CMPG), a competência motora específica à tarefa (CMPET), a competência motora real (CMR), e o gênero de crianças. Participaram do estudo 75 crianças, de ambos os gêneros, com nove e dez anos de idades. A CMPG foi avaliada pela “Self-Perception Profile for Children". Uma escala desenvolvida pelos autores e preliminarmente validada foi utilizada para avaliação da CMPET. A CMR foi avaliada pelo Test of Gross Motor Development – 2. Os resultados indicam que independentemente do gênero, a maioria das crianças, percebeu-se moderadamente competente e reportou realizar as habilidades motoras com pouca ou sem dificuldade. As correlações foram fracas e não significativas entre a CMPG, a CMPET e a CMR na maioria das habilidades. Conclui-se que: não houve relação entre a maneira pela qual a criança avalia e a sua própria competência motora na maioria das habilidades em ambos os gêneros. Possivelmente crianças se utilizam de outros parâmetros, sem considerar a própria proficiência em habilidades motoras fundamentais para julgar suas competências.
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