Competência motora de pré-escolares: Uma análise em crianças de escola pública e particular
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000300008 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi comparar a competência motora de pré-escolares em diferentes ambientes, a saber, escolas particulares e públicas da cidade do Recife-PE, Brasil. A amostra contou com 292 crianças de 3 a 5 anos de idade proporcionalmente distribuídas em escolas públicas e particulares da cidade do Recife-PE. A avaliação da competência motora foi realizada com o Test of Gross Motor Development - 2 (TGMD-2). Posteriormente, os grupos foram formados de acordo com o contexto escolar (público ou particular) e estratificados quanto ao gênero. A análise dos dados utilizou a ANOVA Two-Way adotando um p< 0,05. De um modo geral, crianças de escola particular apresentaram maior competência motora, assim como os meninos obtiveram melhor desempenho que as meninas. Os resultados permitem concluir que a competência motora de pré-escolares difere de acordo com o contexto escolar e com o gênero. Contudo, sugere-se que novos estudos avaliem características dos espaços utilizados, bem como a participação de crianças em aulas de educação física e esportes que podem favorecer o desenvolvimento da competência motora. |
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O objetivo deste estudo foi comparar a competência motora de pré-escolares em diferentes ambientes, a saber, escolas particulares e públicas da cidade do Recife-PE, Brasil. A amostra contou com 292 crianças de 3 a 5 anos de idade proporcionalmente distribuídas em escolas públicas e particulares da cidade do Recife-PE. A avaliação da competência motora foi realizada com o Test of Gross Motor Development - 2 (TGMD-2). Posteriormente, os grupos foram formados de acordo com o contexto escolar (público ou particular) e estratificados quanto ao gênero. A análise dos dados utilizou a ANOVA Two-Way adotando um p< 0,05. De um modo geral, crianças de escola particular apresentaram maior competência motora, assim como os meninos obtiveram melhor desempenho que as meninas. Os resultados permitem concluir que a competência motora de pré-escolares difere de acordo com o contexto escolar e com o gênero. Contudo, sugere-se que novos estudos avaliem características dos espaços utilizados, bem como a participação de crianças em aulas de educação física e esportes que podem favorecer o desenvolvimento da competência motora. |
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