Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jorge Victor de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Greco, Pablo Juan, Morales, Juan Carlos Pérez, Castro, Henrique de Oliveira, Costa, Gustavo De Conti Teixeira, Praça, Gibson Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39261
Resumo: Este estudo objetivou analisar a relação entre o Conhecimento Tático Declarativo (CTD) e o Conhecimento Tático Processual (CTP) e compará-los entre atletas das categorias sub-14 e 15. 40 atletas das categorias sub-14 (n=22) e 15 (n=18) de duas equipes foram avaliados por meio do Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Futebol – TCTD: Fb2 e do teste de campo do Sistema de Avaliação Tática no Futebol – FUT-SAT. Os resultados apresentaram correlação significativa e moderada entre CTD e CTP, ausência de diferença entre os escores dos testes de CTD e CTP entre categorias e diferenças significativas sobre a incidência de alguns princípios táticos e para o número total de ações táticas entre categorias. Conclui-se haver associação entre os construtos de conhecimento declarativo e processual, como sugerido na literatura, e que as diferenças entre as categorias residem sobre como decidir no contexto do jogo. 
id UEM-9_f377750440326afd836ea168546a30e8
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/39261
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15Futebol. Conhecimento Tático. Proceduralização.Este estudo objetivou analisar a relação entre o Conhecimento Tático Declarativo (CTD) e o Conhecimento Tático Processual (CTP) e compará-los entre atletas das categorias sub-14 e 15. 40 atletas das categorias sub-14 (n=22) e 15 (n=18) de duas equipes foram avaliados por meio do Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Futebol – TCTD: Fb2 e do teste de campo do Sistema de Avaliação Tática no Futebol – FUT-SAT. Os resultados apresentaram correlação significativa e moderada entre CTD e CTP, ausência de diferença entre os escores dos testes de CTD e CTP entre categorias e diferenças significativas sobre a incidência de alguns princípios táticos e para o número total de ações táticas entre categorias. Conclui-se haver associação entre os construtos de conhecimento declarativo e processual, como sugerido na literatura, e que as diferenças entre as categorias residem sobre como decidir no contexto do jogo. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDescritivoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3926110.4025/jphyseduc.v29i1.2974Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2974Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2974Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29742448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39261/751375138354Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jorge Victor de OliveiraGreco, Pablo JuanMorales, Juan Carlos PérezCastro, Henrique de OliveiraCosta, Gustavo De Conti TeixeiraPraça, Gibson Moreira2019-07-17T08:43:16Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/39261Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:16Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15
title Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15
spellingShingle Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15
Silva, Jorge Victor de Oliveira
Futebol. Conhecimento Tático. Proceduralização.
title_short Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15
title_full Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15
title_fullStr Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15
title_full_unstemmed Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15
title_sort Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15
author Silva, Jorge Victor de Oliveira
author_facet Silva, Jorge Victor de Oliveira
Greco, Pablo Juan
Morales, Juan Carlos Pérez
Castro, Henrique de Oliveira
Costa, Gustavo De Conti Teixeira
Praça, Gibson Moreira
author_role author
author2 Greco, Pablo Juan
Morales, Juan Carlos Pérez
Castro, Henrique de Oliveira
Costa, Gustavo De Conti Teixeira
Praça, Gibson Moreira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jorge Victor de Oliveira
Greco, Pablo Juan
Morales, Juan Carlos Pérez
Castro, Henrique de Oliveira
Costa, Gustavo De Conti Teixeira
Praça, Gibson Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol. Conhecimento Tático. Proceduralização.
topic Futebol. Conhecimento Tático. Proceduralização.
description Este estudo objetivou analisar a relação entre o Conhecimento Tático Declarativo (CTD) e o Conhecimento Tático Processual (CTP) e compará-los entre atletas das categorias sub-14 e 15. 40 atletas das categorias sub-14 (n=22) e 15 (n=18) de duas equipes foram avaliados por meio do Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Futebol – TCTD: Fb2 e do teste de campo do Sistema de Avaliação Tática no Futebol – FUT-SAT. Os resultados apresentaram correlação significativa e moderada entre CTD e CTP, ausência de diferença entre os escores dos testes de CTD e CTP entre categorias e diferenças significativas sobre a incidência de alguns princípios táticos e para o número total de ações táticas entre categorias. Conclui-se haver associação entre os construtos de conhecimento declarativo e processual, como sugerido na literatura, e que as diferenças entre as categorias residem sobre como decidir no contexto do jogo. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Descritivo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39261
10.4025/jphyseduc.v29i1.2974
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39261
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v29i1.2974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39261/751375138354
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2974
Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2974
Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2974
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545152385024