Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39261 |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar a relação entre o Conhecimento Tático Declarativo (CTD) e o Conhecimento Tático Processual (CTP) e compará-los entre atletas das categorias sub-14 e 15. 40 atletas das categorias sub-14 (n=22) e 15 (n=18) de duas equipes foram avaliados por meio do Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Futebol – TCTD: Fb2 e do teste de campo do Sistema de Avaliação Tática no Futebol – FUT-SAT. Os resultados apresentaram correlação significativa e moderada entre CTD e CTP, ausência de diferença entre os escores dos testes de CTD e CTP entre categorias e diferenças significativas sobre a incidência de alguns princípios táticos e para o número total de ações táticas entre categorias. Conclui-se haver associação entre os construtos de conhecimento declarativo e processual, como sugerido na literatura, e que as diferenças entre as categorias residem sobre como decidir no contexto do jogo. |
id |
UEM-9_f377750440326afd836ea168546a30e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/39261 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15Futebol. Conhecimento Tático. Proceduralização.Este estudo objetivou analisar a relação entre o Conhecimento Tático Declarativo (CTD) e o Conhecimento Tático Processual (CTP) e compará-los entre atletas das categorias sub-14 e 15. 40 atletas das categorias sub-14 (n=22) e 15 (n=18) de duas equipes foram avaliados por meio do Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Futebol – TCTD: Fb2 e do teste de campo do Sistema de Avaliação Tática no Futebol – FUT-SAT. Os resultados apresentaram correlação significativa e moderada entre CTD e CTP, ausência de diferença entre os escores dos testes de CTD e CTP entre categorias e diferenças significativas sobre a incidência de alguns princípios táticos e para o número total de ações táticas entre categorias. Conclui-se haver associação entre os construtos de conhecimento declarativo e processual, como sugerido na literatura, e que as diferenças entre as categorias residem sobre como decidir no contexto do jogo. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDescritivoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3926110.4025/jphyseduc.v29i1.2974Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2974Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2974Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29742448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39261/751375138354Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jorge Victor de OliveiraGreco, Pablo JuanMorales, Juan Carlos PérezCastro, Henrique de OliveiraCosta, Gustavo De Conti TeixeiraPraça, Gibson Moreira2019-07-17T08:43:16Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/39261Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:16Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15 |
title |
Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15 |
spellingShingle |
Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15 Silva, Jorge Victor de Oliveira Futebol. Conhecimento Tático. Proceduralização. |
title_short |
Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15 |
title_full |
Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15 |
title_fullStr |
Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15 |
title_full_unstemmed |
Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15 |
title_sort |
Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15 |
author |
Silva, Jorge Victor de Oliveira |
author_facet |
Silva, Jorge Victor de Oliveira Greco, Pablo Juan Morales, Juan Carlos Pérez Castro, Henrique de Oliveira Costa, Gustavo De Conti Teixeira Praça, Gibson Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Greco, Pablo Juan Morales, Juan Carlos Pérez Castro, Henrique de Oliveira Costa, Gustavo De Conti Teixeira Praça, Gibson Moreira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jorge Victor de Oliveira Greco, Pablo Juan Morales, Juan Carlos Pérez Castro, Henrique de Oliveira Costa, Gustavo De Conti Teixeira Praça, Gibson Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol. Conhecimento Tático. Proceduralização. |
topic |
Futebol. Conhecimento Tático. Proceduralização. |
description |
Este estudo objetivou analisar a relação entre o Conhecimento Tático Declarativo (CTD) e o Conhecimento Tático Processual (CTP) e compará-los entre atletas das categorias sub-14 e 15. 40 atletas das categorias sub-14 (n=22) e 15 (n=18) de duas equipes foram avaliados por meio do Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Futebol – TCTD: Fb2 e do teste de campo do Sistema de Avaliação Tática no Futebol – FUT-SAT. Os resultados apresentaram correlação significativa e moderada entre CTD e CTP, ausência de diferença entre os escores dos testes de CTD e CTP entre categorias e diferenças significativas sobre a incidência de alguns princípios táticos e para o número total de ações táticas entre categorias. Conclui-se haver associação entre os construtos de conhecimento declarativo e processual, como sugerido na literatura, e que as diferenças entre as categorias residem sobre como decidir no contexto do jogo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Descritivo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39261 10.4025/jphyseduc.v29i1.2974 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39261 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v29i1.2974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39261/751375138354 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2974 Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2974 Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2974 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545152385024 |