QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/423 |
Resumo: | Na atualidade tem-se observado um grande número de alunos adeptos a educação superior a distância – EaD e em contra partida um pré-conceito em relação a esta modalidade. Nesse contexto, este artigo tem como escopo comparar a qualidade de ensino em diferentes cursos do ensino superior nas modalidades EaD e presencial, analisar diversas literaturas, diagnosticar diferenças significativas entre as modalidades de ensino e sugerir estratégias para melhorias de ambas as modalidade, e dessa forma, buscar desmitificar o pré-conceito existente por muitas pessoas da sociedade sobre a educação EaD. A pesquisa, ora explicitada, classifica-se segundo a taxionomia de Vergara (2013), sendo assim definida quanto aos fins, utilizando características descritiva, explicativa e aplicada. Para a realização desta pesquisa aplicou-se questionários a discentes de diversos cursos da educação presencial e a distância, da Universidade Estadual do Maranhão, polo São Luís. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível observar que de forma geral há um nível de satisfação dos alunos, atribuindo a qualidade de ensino como excelente e bom nos dois sistemas de ensino. Ambas as modalidades utilizam de recursos instrucionais, o que demonstra uso de tecnologias nos dois sistemas de ensino pesquisados. Todos os estudantes afirmaram serem estimulados a participarem de eventos de caráter científico, além de muitos participarem de atividades acadêmicas, porém com predominância de participação dos alunos presenciais. Foram coletadas diversas críticas e/ou sugestões dos alunos. Quanto à visão dos entrevistados sobre a Educação a Distância, percebeu-se que grande parte dos participantes possui um pré-conceito ou visão negativa, quanto a este sistema EaD. Sabe-se que o sistema de Educação a Distância ainda necessita de muitas melhorias, isso é fato, porém devem-se desmitificar vários pré-conceitos que permeiam a sociedade.Palavras-chave: Ensino Superior. Presencial e a distância. Qualidade. |
id |
UEMA-1_16d3bfa7e02890ee5d202157cfa01447 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/423 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIALNa atualidade tem-se observado um grande número de alunos adeptos a educação superior a distância – EaD e em contra partida um pré-conceito em relação a esta modalidade. Nesse contexto, este artigo tem como escopo comparar a qualidade de ensino em diferentes cursos do ensino superior nas modalidades EaD e presencial, analisar diversas literaturas, diagnosticar diferenças significativas entre as modalidades de ensino e sugerir estratégias para melhorias de ambas as modalidade, e dessa forma, buscar desmitificar o pré-conceito existente por muitas pessoas da sociedade sobre a educação EaD. A pesquisa, ora explicitada, classifica-se segundo a taxionomia de Vergara (2013), sendo assim definida quanto aos fins, utilizando características descritiva, explicativa e aplicada. Para a realização desta pesquisa aplicou-se questionários a discentes de diversos cursos da educação presencial e a distância, da Universidade Estadual do Maranhão, polo São Luís. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível observar que de forma geral há um nível de satisfação dos alunos, atribuindo a qualidade de ensino como excelente e bom nos dois sistemas de ensino. Ambas as modalidades utilizam de recursos instrucionais, o que demonstra uso de tecnologias nos dois sistemas de ensino pesquisados. Todos os estudantes afirmaram serem estimulados a participarem de eventos de caráter científico, além de muitos participarem de atividades acadêmicas, porém com predominância de participação dos alunos presenciais. Foram coletadas diversas críticas e/ou sugestões dos alunos. Quanto à visão dos entrevistados sobre a Educação a Distância, percebeu-se que grande parte dos participantes possui um pré-conceito ou visão negativa, quanto a este sistema EaD. Sabe-se que o sistema de Educação a Distância ainda necessita de muitas melhorias, isso é fato, porém devem-se desmitificar vários pré-conceitos que permeiam a sociedade.Palavras-chave: Ensino Superior. Presencial e a distância. Qualidade.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/423TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/423/312Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Gomes Chaves, LarissaLins de Sousa Silva, ThaynaraSousa Costa, Vilsonda Silva Santos, Joelina Maria2022-11-17T14:17:32Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/423Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:51.465744TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL |
title |
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL |
spellingShingle |
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL Ferreira Gomes Chaves, Larissa |
title_short |
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL |
title_full |
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL |
title_fullStr |
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL |
title_full_unstemmed |
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL |
title_sort |
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL |
author |
Ferreira Gomes Chaves, Larissa |
author_facet |
Ferreira Gomes Chaves, Larissa Lins de Sousa Silva, Thaynara Sousa Costa, Vilson da Silva Santos, Joelina Maria |
author_role |
author |
author2 |
Lins de Sousa Silva, Thaynara Sousa Costa, Vilson da Silva Santos, Joelina Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Gomes Chaves, Larissa Lins de Sousa Silva, Thaynara Sousa Costa, Vilson da Silva Santos, Joelina Maria |
description |
Na atualidade tem-se observado um grande número de alunos adeptos a educação superior a distância – EaD e em contra partida um pré-conceito em relação a esta modalidade. Nesse contexto, este artigo tem como escopo comparar a qualidade de ensino em diferentes cursos do ensino superior nas modalidades EaD e presencial, analisar diversas literaturas, diagnosticar diferenças significativas entre as modalidades de ensino e sugerir estratégias para melhorias de ambas as modalidade, e dessa forma, buscar desmitificar o pré-conceito existente por muitas pessoas da sociedade sobre a educação EaD. A pesquisa, ora explicitada, classifica-se segundo a taxionomia de Vergara (2013), sendo assim definida quanto aos fins, utilizando características descritiva, explicativa e aplicada. Para a realização desta pesquisa aplicou-se questionários a discentes de diversos cursos da educação presencial e a distância, da Universidade Estadual do Maranhão, polo São Luís. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível observar que de forma geral há um nível de satisfação dos alunos, atribuindo a qualidade de ensino como excelente e bom nos dois sistemas de ensino. Ambas as modalidades utilizam de recursos instrucionais, o que demonstra uso de tecnologias nos dois sistemas de ensino pesquisados. Todos os estudantes afirmaram serem estimulados a participarem de eventos de caráter científico, além de muitos participarem de atividades acadêmicas, porém com predominância de participação dos alunos presenciais. Foram coletadas diversas críticas e/ou sugestões dos alunos. Quanto à visão dos entrevistados sobre a Educação a Distância, percebeu-se que grande parte dos participantes possui um pré-conceito ou visão negativa, quanto a este sistema EaD. Sabe-se que o sistema de Educação a Distância ainda necessita de muitas melhorias, isso é fato, porém devem-se desmitificar vários pré-conceitos que permeiam a sociedade.Palavras-chave: Ensino Superior. Presencial e a distância. Qualidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/423 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/423/312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056191193088 |