QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Gomes Chaves, Larissa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lins de Sousa Silva, Thaynara, Sousa Costa, Vilson, da Silva Santos, Joelina Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/423
Resumo: Na atualidade tem-se observado um grande número de alunos adeptos a educação superior a distância – EaD e em contra partida um pré-conceito em relação a esta modalidade. Nesse contexto, este artigo tem como escopo comparar a qualidade de ensino em diferentes cursos do ensino superior nas modalidades EaD e presencial, analisar diversas literaturas, diagnosticar diferenças significativas entre as modalidades de ensino e sugerir estratégias para melhorias de ambas as modalidade, e dessa forma, buscar desmitificar o pré-conceito existente por muitas pessoas da sociedade sobre a educação EaD. A pesquisa, ora explicitada, classifica-se segundo a taxionomia de Vergara (2013), sendo assim definida quanto aos fins, utilizando características descritiva, explicativa e aplicada. Para a realização desta pesquisa aplicou-se questionários a discentes de diversos cursos da educação presencial e a distância, da Universidade Estadual do Maranhão, polo São Luís. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível observar que de forma geral há um nível de satisfação dos alunos, atribuindo a qualidade de ensino como excelente e bom nos dois sistemas de ensino. Ambas as modalidades utilizam de recursos instrucionais, o que demonstra uso de tecnologias nos dois sistemas de ensino pesquisados. Todos os estudantes afirmaram serem estimulados a participarem de eventos de caráter científico, além de muitos participarem de atividades acadêmicas, porém com predominância de participação dos alunos presenciais. Foram coletadas diversas críticas e/ou sugestões dos alunos. Quanto à visão dos entrevistados sobre a Educação a Distância, percebeu-se que grande parte dos participantes possui um pré-conceito ou visão negativa, quanto a este sistema EaD. Sabe-se que o sistema de Educação a Distância ainda necessita de muitas melhorias, isso é fato, porém devem-se desmitificar vários pré-conceitos que permeiam a sociedade.Palavras-chave: Ensino Superior. Presencial e a distância. Qualidade.
id UEMA-1_16d3bfa7e02890ee5d202157cfa01447
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/423
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIALNa atualidade tem-se observado um grande número de alunos adeptos a educação superior a distância – EaD e em contra partida um pré-conceito em relação a esta modalidade. Nesse contexto, este artigo tem como escopo comparar a qualidade de ensino em diferentes cursos do ensino superior nas modalidades EaD e presencial, analisar diversas literaturas, diagnosticar diferenças significativas entre as modalidades de ensino e sugerir estratégias para melhorias de ambas as modalidade, e dessa forma, buscar desmitificar o pré-conceito existente por muitas pessoas da sociedade sobre a educação EaD. A pesquisa, ora explicitada, classifica-se segundo a taxionomia de Vergara (2013), sendo assim definida quanto aos fins, utilizando características descritiva, explicativa e aplicada. Para a realização desta pesquisa aplicou-se questionários a discentes de diversos cursos da educação presencial e a distância, da Universidade Estadual do Maranhão, polo São Luís. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível observar que de forma geral há um nível de satisfação dos alunos, atribuindo a qualidade de ensino como excelente e bom nos dois sistemas de ensino. Ambas as modalidades utilizam de recursos instrucionais, o que demonstra uso de tecnologias nos dois sistemas de ensino pesquisados. Todos os estudantes afirmaram serem estimulados a participarem de eventos de caráter científico, além de muitos participarem de atividades acadêmicas, porém com predominância de participação dos alunos presenciais. Foram coletadas diversas críticas e/ou sugestões dos alunos. Quanto à visão dos entrevistados sobre a Educação a Distância, percebeu-se que grande parte dos participantes possui um pré-conceito ou visão negativa, quanto a este sistema EaD. Sabe-se que o sistema de Educação a Distância ainda necessita de muitas melhorias, isso é fato, porém devem-se desmitificar vários pré-conceitos que permeiam a sociedade.Palavras-chave: Ensino Superior. Presencial e a distância. Qualidade.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/423TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/423/312Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Gomes Chaves, LarissaLins de Sousa Silva, ThaynaraSousa Costa, Vilsonda Silva Santos, Joelina Maria2022-11-17T14:17:32Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/423Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:51.465744TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL
title QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL
spellingShingle QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL
Ferreira Gomes Chaves, Larissa
title_short QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL
title_full QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL
title_fullStr QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL
title_full_unstemmed QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL
title_sort QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL
author Ferreira Gomes Chaves, Larissa
author_facet Ferreira Gomes Chaves, Larissa
Lins de Sousa Silva, Thaynara
Sousa Costa, Vilson
da Silva Santos, Joelina Maria
author_role author
author2 Lins de Sousa Silva, Thaynara
Sousa Costa, Vilson
da Silva Santos, Joelina Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Gomes Chaves, Larissa
Lins de Sousa Silva, Thaynara
Sousa Costa, Vilson
da Silva Santos, Joelina Maria
description Na atualidade tem-se observado um grande número de alunos adeptos a educação superior a distância – EaD e em contra partida um pré-conceito em relação a esta modalidade. Nesse contexto, este artigo tem como escopo comparar a qualidade de ensino em diferentes cursos do ensino superior nas modalidades EaD e presencial, analisar diversas literaturas, diagnosticar diferenças significativas entre as modalidades de ensino e sugerir estratégias para melhorias de ambas as modalidade, e dessa forma, buscar desmitificar o pré-conceito existente por muitas pessoas da sociedade sobre a educação EaD. A pesquisa, ora explicitada, classifica-se segundo a taxionomia de Vergara (2013), sendo assim definida quanto aos fins, utilizando características descritiva, explicativa e aplicada. Para a realização desta pesquisa aplicou-se questionários a discentes de diversos cursos da educação presencial e a distância, da Universidade Estadual do Maranhão, polo São Luís. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível observar que de forma geral há um nível de satisfação dos alunos, atribuindo a qualidade de ensino como excelente e bom nos dois sistemas de ensino. Ambas as modalidades utilizam de recursos instrucionais, o que demonstra uso de tecnologias nos dois sistemas de ensino pesquisados. Todos os estudantes afirmaram serem estimulados a participarem de eventos de caráter científico, além de muitos participarem de atividades acadêmicas, porém com predominância de participação dos alunos presenciais. Foram coletadas diversas críticas e/ou sugestões dos alunos. Quanto à visão dos entrevistados sobre a Educação a Distância, percebeu-se que grande parte dos participantes possui um pré-conceito ou visão negativa, quanto a este sistema EaD. Sabe-se que o sistema de Educação a Distância ainda necessita de muitas melhorias, isso é fato, porém devem-se desmitificar vários pré-conceitos que permeiam a sociedade.Palavras-chave: Ensino Superior. Presencial e a distância. Qualidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/423
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/423/312
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056191193088