Tecnodocência EAD como disciplina a distância para estudantes da modalidade presencial / Technoteaching online as distance discipline for students of presencial modality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Luciana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Loureiro, Robson Carlos, da Silva, Danielle Gonzaga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22694
Resumo: O objetivo é descrever o funcionamento da disciplina Tecnodocência EaD ofertada como optativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC) no semestre 2018.2 e a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas no Facebook. Diante da problemática da pouca oferta de disciplinas na modalidade a distância para cursos presenciais em universidades públicas brasileiras, desenvolveu-se uma pesquisa documental, pautada na análise da ementa da disciplina, do plano de aula elaborado e das respostas dos 30 alunos participantes às atividades propostas. Constatou-se que a disciplina possibilitou baixa evasão, alta participação dos alunos e resultados satisfatórios em termos de aprendizagem. A concentração de participação dos alunos, no entanto, mostrou-se próxima do início e do fim das atividades.
id VERACRUZ-0_82f618d28ba8d9d2b55919fa6d94c240
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22694
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Tecnodocência EAD como disciplina a distância para estudantes da modalidade presencial / Technoteaching online as distance discipline for students of presencial modalityEducação a Distância. Evasão. Facebook. Tecnodocência. Participação.O objetivo é descrever o funcionamento da disciplina Tecnodocência EaD ofertada como optativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC) no semestre 2018.2 e a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas no Facebook. Diante da problemática da pouca oferta de disciplinas na modalidade a distância para cursos presenciais em universidades públicas brasileiras, desenvolveu-se uma pesquisa documental, pautada na análise da ementa da disciplina, do plano de aula elaborado e das respostas dos 30 alunos participantes às atividades propostas. Constatou-se que a disciplina possibilitou baixa evasão, alta participação dos alunos e resultados satisfatórios em termos de aprendizagem. A concentração de participação dos alunos, no entanto, mostrou-se próxima do início e do fim das atividades.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2269410.34117/bjdv7n1-112Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1644-1659Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1644-1659Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1644-16592525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22694/18190Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, LucianaLoureiro, Robson Carlosda Silva, Danielle Gonzaga2021-09-21T10:44:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22694Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:33.528177Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnodocência EAD como disciplina a distância para estudantes da modalidade presencial / Technoteaching online as distance discipline for students of presencial modality
title Tecnodocência EAD como disciplina a distância para estudantes da modalidade presencial / Technoteaching online as distance discipline for students of presencial modality
spellingShingle Tecnodocência EAD como disciplina a distância para estudantes da modalidade presencial / Technoteaching online as distance discipline for students of presencial modality
de Lima, Luciana
Educação a Distância. Evasão. Facebook. Tecnodocência. Participação.
title_short Tecnodocência EAD como disciplina a distância para estudantes da modalidade presencial / Technoteaching online as distance discipline for students of presencial modality
title_full Tecnodocência EAD como disciplina a distância para estudantes da modalidade presencial / Technoteaching online as distance discipline for students of presencial modality
title_fullStr Tecnodocência EAD como disciplina a distância para estudantes da modalidade presencial / Technoteaching online as distance discipline for students of presencial modality
title_full_unstemmed Tecnodocência EAD como disciplina a distância para estudantes da modalidade presencial / Technoteaching online as distance discipline for students of presencial modality
title_sort Tecnodocência EAD como disciplina a distância para estudantes da modalidade presencial / Technoteaching online as distance discipline for students of presencial modality
author de Lima, Luciana
author_facet de Lima, Luciana
Loureiro, Robson Carlos
da Silva, Danielle Gonzaga
author_role author
author2 Loureiro, Robson Carlos
da Silva, Danielle Gonzaga
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Luciana
Loureiro, Robson Carlos
da Silva, Danielle Gonzaga
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância. Evasão. Facebook. Tecnodocência. Participação.
topic Educação a Distância. Evasão. Facebook. Tecnodocência. Participação.
description O objetivo é descrever o funcionamento da disciplina Tecnodocência EaD ofertada como optativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC) no semestre 2018.2 e a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas no Facebook. Diante da problemática da pouca oferta de disciplinas na modalidade a distância para cursos presenciais em universidades públicas brasileiras, desenvolveu-se uma pesquisa documental, pautada na análise da ementa da disciplina, do plano de aula elaborado e das respostas dos 30 alunos participantes às atividades propostas. Constatou-se que a disciplina possibilitou baixa evasão, alta participação dos alunos e resultados satisfatórios em termos de aprendizagem. A concentração de participação dos alunos, no entanto, mostrou-se próxima do início e do fim das atividades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22694
10.34117/bjdv7n1-112
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22694
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22694/18190
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1644-1659
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1644-1659
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1644-1659
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645503381897216