A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes Filho, Arnaldo de Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: dos Prazeres, Girsivania Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/135
Resumo: Análise da prática do tutor a distância enquanto mediador do conhecimento. Este trabalho apresenta-se como uma averiguação da prática de um sujeito educacional importante a modalidade de Educação a Distância (EaD), o chamado tutor de educação a distância, o qual se justifica pela sua ação considerada indispensável ao processo de ensino aprendizagem nessa modalidade de ensino. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar a prática do tutor a distância enquanto mediador do conhecimento, sob o horizonte e com possibilidade de formação de uma autonomia discente. Para tanto, apoiamo-nos nas literaturas e autores de EaD como Mattar (2012), Mill (2007, 2010), assim como também nos Referenciais de Qualidade do MEC que abordam a qualidade na educação a distância. Na fundamentação teórica, por meio de análise bibliográfica de cunho hermenêutico, utilizamos autores da filosofia como Benjamin (1984, 1985, 1994) e Adorno (1985, 1995), os quais tratam da questão da autonomia educativa como prática libertária condizente com a possibilidade de formação discente dentro do contexto de mídias e instrumentos de comunicação de massa da modernidade. Concluiu-se que a importância da prática da tutoria aponta para a mediação de conhecimento envolvida na formação da autonomia como realidade concreta e constatada, de modo que o objetivo educacional de autoformação discente deve acompanhar esta prática.Palavras-chave: Educação a Distância. Tutoria. Mediação. Autonomia.
id UEMA-1_2713d06223dbf8d430f05903e463e3f3
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/135
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNOAnálise da prática do tutor a distância enquanto mediador do conhecimento. Este trabalho apresenta-se como uma averiguação da prática de um sujeito educacional importante a modalidade de Educação a Distância (EaD), o chamado tutor de educação a distância, o qual se justifica pela sua ação considerada indispensável ao processo de ensino aprendizagem nessa modalidade de ensino. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar a prática do tutor a distância enquanto mediador do conhecimento, sob o horizonte e com possibilidade de formação de uma autonomia discente. Para tanto, apoiamo-nos nas literaturas e autores de EaD como Mattar (2012), Mill (2007, 2010), assim como também nos Referenciais de Qualidade do MEC que abordam a qualidade na educação a distância. Na fundamentação teórica, por meio de análise bibliográfica de cunho hermenêutico, utilizamos autores da filosofia como Benjamin (1984, 1985, 1994) e Adorno (1985, 1995), os quais tratam da questão da autonomia educativa como prática libertária condizente com a possibilidade de formação discente dentro do contexto de mídias e instrumentos de comunicação de massa da modernidade. Concluiu-se que a importância da prática da tutoria aponta para a mediação de conhecimento envolvida na formação da autonomia como realidade concreta e constatada, de modo que o objetivo educacional de autoformação discente deve acompanhar esta prática.Palavras-chave: Educação a Distância. Tutoria. Mediação. Autonomia.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/135TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/135/224Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes Filho, Arnaldo de Souzados Prazeres, Girsivania Teixeira2022-11-17T14:00:45Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/135Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:47.629152TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO
title A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO
spellingShingle A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO
Menezes Filho, Arnaldo de Souza
title_short A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO
title_full A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO
title_fullStr A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO
title_full_unstemmed A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO
title_sort A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO
author Menezes Filho, Arnaldo de Souza
author_facet Menezes Filho, Arnaldo de Souza
dos Prazeres, Girsivania Teixeira
author_role author
author2 dos Prazeres, Girsivania Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes Filho, Arnaldo de Souza
dos Prazeres, Girsivania Teixeira
description Análise da prática do tutor a distância enquanto mediador do conhecimento. Este trabalho apresenta-se como uma averiguação da prática de um sujeito educacional importante a modalidade de Educação a Distância (EaD), o chamado tutor de educação a distância, o qual se justifica pela sua ação considerada indispensável ao processo de ensino aprendizagem nessa modalidade de ensino. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar a prática do tutor a distância enquanto mediador do conhecimento, sob o horizonte e com possibilidade de formação de uma autonomia discente. Para tanto, apoiamo-nos nas literaturas e autores de EaD como Mattar (2012), Mill (2007, 2010), assim como também nos Referenciais de Qualidade do MEC que abordam a qualidade na educação a distância. Na fundamentação teórica, por meio de análise bibliográfica de cunho hermenêutico, utilizamos autores da filosofia como Benjamin (1984, 1985, 1994) e Adorno (1985, 1995), os quais tratam da questão da autonomia educativa como prática libertária condizente com a possibilidade de formação discente dentro do contexto de mídias e instrumentos de comunicação de massa da modernidade. Concluiu-se que a importância da prática da tutoria aponta para a mediação de conhecimento envolvida na formação da autonomia como realidade concreta e constatada, de modo que o objetivo educacional de autoformação discente deve acompanhar esta prática.Palavras-chave: Educação a Distância. Tutoria. Mediação. Autonomia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/135
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/135/224
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2017): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055747645440