PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/422 |
Resumo: | O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) já acontece nas escolas e as diretrizes nacionais sinalizam sua importância no processo educativo. Porém, seu sucesso no ensino depende da atuação docente, é o professor o autor da ação intencional voltada a aprendizagem. Assim, pensar formação docente para uso das tecnologias é primordial quando se pretende incluí-las na educação. A partir de consultas às diretrizes nacionais sobre a educação e da busca bibliográfica de trabalhos e autores que versam sobre educação e tecnologias no Ensino Fundamental, este trabalho busca refletir sobre as competências docentes para uso das TDIC no Ensino Fundamental segundo a abordagem construcionista, contextualizada e significativa (SCHLUNZEN, 2000). Apresenta importantes considerações sobre a prática educativa com o apoio das TDIC, as competências necessárias ao professor e visa pensar a formação continuada dos docentes, de modo que se tornem professores autores, considerando uma sociedade que está imersa em inovações tecnológicas, num momento em que a educação carece de renovação para não perder sua relevância frente a facilidade de acesso a informação. A base teórica que respalda este trabalho apoia-se em autores que concebem a tecnologia como ferramenta e não como um fim em si. O trabalho estrutura-se em cinco momentos que apresentam as reflexões realizadas: Introdução, Prática Docente e as TDIC, Formação Continuada de Professores e as TDIC, Discussão e Considerações Finais. Concluímos, entendendo que o uso das TDIC na educação por um professor autor, requer uma formação para além da proficiência técnica, sendo preciso o desenvolvimento de competências relacionadas à pesquisa, seleção, organização, criação de materiais e de propostas de aprendizagem que atendam as demandas do currículo e os anseios dos estudantes, visando uma aprendizagem significativa com ações transformadoras, que considere o contexto do processo educativo e promova reflexão.Palavras-chave: Formação Docente. TDIC na Educação. Competências Docentes. Ensino Fundamental. Abordagem CCS. |
id |
UEMA-1_2a70d982c50d9d8e6e18bc093320f5c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/422 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCSO uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) já acontece nas escolas e as diretrizes nacionais sinalizam sua importância no processo educativo. Porém, seu sucesso no ensino depende da atuação docente, é o professor o autor da ação intencional voltada a aprendizagem. Assim, pensar formação docente para uso das tecnologias é primordial quando se pretende incluí-las na educação. A partir de consultas às diretrizes nacionais sobre a educação e da busca bibliográfica de trabalhos e autores que versam sobre educação e tecnologias no Ensino Fundamental, este trabalho busca refletir sobre as competências docentes para uso das TDIC no Ensino Fundamental segundo a abordagem construcionista, contextualizada e significativa (SCHLUNZEN, 2000). Apresenta importantes considerações sobre a prática educativa com o apoio das TDIC, as competências necessárias ao professor e visa pensar a formação continuada dos docentes, de modo que se tornem professores autores, considerando uma sociedade que está imersa em inovações tecnológicas, num momento em que a educação carece de renovação para não perder sua relevância frente a facilidade de acesso a informação. A base teórica que respalda este trabalho apoia-se em autores que concebem a tecnologia como ferramenta e não como um fim em si. O trabalho estrutura-se em cinco momentos que apresentam as reflexões realizadas: Introdução, Prática Docente e as TDIC, Formação Continuada de Professores e as TDIC, Discussão e Considerações Finais. Concluímos, entendendo que o uso das TDIC na educação por um professor autor, requer uma formação para além da proficiência técnica, sendo preciso o desenvolvimento de competências relacionadas à pesquisa, seleção, organização, criação de materiais e de propostas de aprendizagem que atendam as demandas do currículo e os anseios dos estudantes, visando uma aprendizagem significativa com ações transformadoras, que considere o contexto do processo educativo e promova reflexão.Palavras-chave: Formação Docente. TDIC na Educação. Competências Docentes. Ensino Fundamental. Abordagem CCS.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/422TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/422/311Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDotta Martins Kanashiro, Mônia DanielaSchlünzen Junior, Klaus2022-11-17T14:17:32Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/422Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:51.414542TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS |
title |
PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS |
spellingShingle |
PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS Dotta Martins Kanashiro, Mônia Daniela |
title_short |
PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS |
title_full |
PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS |
title_fullStr |
PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS |
title_full_unstemmed |
PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS |
title_sort |
PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS |
author |
Dotta Martins Kanashiro, Mônia Daniela |
author_facet |
Dotta Martins Kanashiro, Mônia Daniela Schlünzen Junior, Klaus |
author_role |
author |
author2 |
Schlünzen Junior, Klaus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dotta Martins Kanashiro, Mônia Daniela Schlünzen Junior, Klaus |
description |
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) já acontece nas escolas e as diretrizes nacionais sinalizam sua importância no processo educativo. Porém, seu sucesso no ensino depende da atuação docente, é o professor o autor da ação intencional voltada a aprendizagem. Assim, pensar formação docente para uso das tecnologias é primordial quando se pretende incluí-las na educação. A partir de consultas às diretrizes nacionais sobre a educação e da busca bibliográfica de trabalhos e autores que versam sobre educação e tecnologias no Ensino Fundamental, este trabalho busca refletir sobre as competências docentes para uso das TDIC no Ensino Fundamental segundo a abordagem construcionista, contextualizada e significativa (SCHLUNZEN, 2000). Apresenta importantes considerações sobre a prática educativa com o apoio das TDIC, as competências necessárias ao professor e visa pensar a formação continuada dos docentes, de modo que se tornem professores autores, considerando uma sociedade que está imersa em inovações tecnológicas, num momento em que a educação carece de renovação para não perder sua relevância frente a facilidade de acesso a informação. A base teórica que respalda este trabalho apoia-se em autores que concebem a tecnologia como ferramenta e não como um fim em si. O trabalho estrutura-se em cinco momentos que apresentam as reflexões realizadas: Introdução, Prática Docente e as TDIC, Formação Continuada de Professores e as TDIC, Discussão e Considerações Finais. Concluímos, entendendo que o uso das TDIC na educação por um professor autor, requer uma formação para além da proficiência técnica, sendo preciso o desenvolvimento de competências relacionadas à pesquisa, seleção, organização, criação de materiais e de propostas de aprendizagem que atendam as demandas do currículo e os anseios dos estudantes, visando uma aprendizagem significativa com ações transformadoras, que considere o contexto do processo educativo e promova reflexão.Palavras-chave: Formação Docente. TDIC na Educação. Competências Docentes. Ensino Fundamental. Abordagem CCS. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/422 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/422/311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056189095936 |