PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dotta Martins Kanashiro, Mônia Daniela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Schlünzen Junior, Klaus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/422
Resumo: O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) já acontece nas escolas e as diretrizes nacionais sinalizam sua importância no processo educativo. Porém, seu sucesso no ensino depende da atuação docente, é o professor o autor da ação intencional voltada a aprendizagem. Assim, pensar formação docente para uso das tecnologias é primordial quando se pretende incluí-las na educação. A partir de consultas às diretrizes nacionais sobre a educação e da busca bibliográfica de trabalhos e autores que versam sobre educação e tecnologias no Ensino Fundamental, este trabalho busca refletir sobre as competências docentes para uso das TDIC no Ensino Fundamental segundo a abordagem construcionista, contextualizada e significativa (SCHLUNZEN, 2000). Apresenta importantes considerações sobre a prática educativa com o apoio das TDIC, as competências necessárias ao professor e visa pensar a formação continuada dos docentes, de modo que se tornem professores autores, considerando uma sociedade que está imersa em inovações tecnológicas, num momento em que a educação carece de renovação para não perder sua relevância frente a facilidade de acesso a informação. A base teórica que respalda este trabalho apoia-se em autores que concebem a tecnologia como ferramenta e não como um fim em si. O trabalho estrutura-se em cinco momentos que apresentam as reflexões realizadas: Introdução, Prática Docente e as TDIC, Formação Continuada de Professores e as TDIC, Discussão e Considerações Finais. Concluímos, entendendo que o uso das TDIC na educação por um professor autor, requer uma formação para além da proficiência técnica, sendo preciso o desenvolvimento de competências relacionadas à pesquisa, seleção, organização, criação de materiais e de propostas de aprendizagem que atendam as demandas do currículo e os anseios dos estudantes, visando uma aprendizagem significativa com ações transformadoras, que considere o contexto do processo educativo e promova reflexão.Palavras-chave: Formação Docente. TDIC na Educação. Competências Docentes. Ensino Fundamental. Abordagem CCS.
id UEMA-1_2a70d982c50d9d8e6e18bc093320f5c8
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/422
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCSO uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) já acontece nas escolas e as diretrizes nacionais sinalizam sua importância no processo educativo. Porém, seu sucesso no ensino depende da atuação docente, é o professor o autor da ação intencional voltada a aprendizagem. Assim, pensar formação docente para uso das tecnologias é primordial quando se pretende incluí-las na educação. A partir de consultas às diretrizes nacionais sobre a educação e da busca bibliográfica de trabalhos e autores que versam sobre educação e tecnologias no Ensino Fundamental, este trabalho busca refletir sobre as competências docentes para uso das TDIC no Ensino Fundamental segundo a abordagem construcionista, contextualizada e significativa (SCHLUNZEN, 2000). Apresenta importantes considerações sobre a prática educativa com o apoio das TDIC, as competências necessárias ao professor e visa pensar a formação continuada dos docentes, de modo que se tornem professores autores, considerando uma sociedade que está imersa em inovações tecnológicas, num momento em que a educação carece de renovação para não perder sua relevância frente a facilidade de acesso a informação. A base teórica que respalda este trabalho apoia-se em autores que concebem a tecnologia como ferramenta e não como um fim em si. O trabalho estrutura-se em cinco momentos que apresentam as reflexões realizadas: Introdução, Prática Docente e as TDIC, Formação Continuada de Professores e as TDIC, Discussão e Considerações Finais. Concluímos, entendendo que o uso das TDIC na educação por um professor autor, requer uma formação para além da proficiência técnica, sendo preciso o desenvolvimento de competências relacionadas à pesquisa, seleção, organização, criação de materiais e de propostas de aprendizagem que atendam as demandas do currículo e os anseios dos estudantes, visando uma aprendizagem significativa com ações transformadoras, que considere o contexto do processo educativo e promova reflexão.Palavras-chave: Formação Docente. TDIC na Educação. Competências Docentes. Ensino Fundamental. Abordagem CCS.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/422TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/422/311Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDotta Martins Kanashiro, Mônia DanielaSchlünzen Junior, Klaus2022-11-17T14:17:32Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/422Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:51.414542TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS
title PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS
spellingShingle PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS
Dotta Martins Kanashiro, Mônia Daniela
title_short PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS
title_full PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS
title_fullStr PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS
title_full_unstemmed PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS
title_sort PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS
author Dotta Martins Kanashiro, Mônia Daniela
author_facet Dotta Martins Kanashiro, Mônia Daniela
Schlünzen Junior, Klaus
author_role author
author2 Schlünzen Junior, Klaus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dotta Martins Kanashiro, Mônia Daniela
Schlünzen Junior, Klaus
description O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) já acontece nas escolas e as diretrizes nacionais sinalizam sua importância no processo educativo. Porém, seu sucesso no ensino depende da atuação docente, é o professor o autor da ação intencional voltada a aprendizagem. Assim, pensar formação docente para uso das tecnologias é primordial quando se pretende incluí-las na educação. A partir de consultas às diretrizes nacionais sobre a educação e da busca bibliográfica de trabalhos e autores que versam sobre educação e tecnologias no Ensino Fundamental, este trabalho busca refletir sobre as competências docentes para uso das TDIC no Ensino Fundamental segundo a abordagem construcionista, contextualizada e significativa (SCHLUNZEN, 2000). Apresenta importantes considerações sobre a prática educativa com o apoio das TDIC, as competências necessárias ao professor e visa pensar a formação continuada dos docentes, de modo que se tornem professores autores, considerando uma sociedade que está imersa em inovações tecnológicas, num momento em que a educação carece de renovação para não perder sua relevância frente a facilidade de acesso a informação. A base teórica que respalda este trabalho apoia-se em autores que concebem a tecnologia como ferramenta e não como um fim em si. O trabalho estrutura-se em cinco momentos que apresentam as reflexões realizadas: Introdução, Prática Docente e as TDIC, Formação Continuada de Professores e as TDIC, Discussão e Considerações Finais. Concluímos, entendendo que o uso das TDIC na educação por um professor autor, requer uma formação para além da proficiência técnica, sendo preciso o desenvolvimento de competências relacionadas à pesquisa, seleção, organização, criação de materiais e de propostas de aprendizagem que atendam as demandas do currículo e os anseios dos estudantes, visando uma aprendizagem significativa com ações transformadoras, que considere o contexto do processo educativo e promova reflexão.Palavras-chave: Formação Docente. TDIC na Educação. Competências Docentes. Ensino Fundamental. Abordagem CCS.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/422
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/422/311
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056189095936