O PAPEL DA EDUCAÇÃO FRENTE À CIDADANIA TENDO AS MÍDIAS COMO FONTE DE MANIPULAÇÃO E CONSUMISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stwart Oliveira de Araujo, Danielle
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ribeiro Soares, Ícaro, Pinto Cruz, Maria Clara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/343
Resumo: A Educação é capaz de trazer despertamento, tanto de docentes quanto dos discentes, para proporcionar uma nova percepção no que diz respeito à exposição de informações midiáticas disseminadas. Neste contexto, o intuito deste artigo é mostrar que a Educação tem o poder de transcender à influência das mídias. Para dar sustentação a esta ideia, parte-se do filme “O Show de Truman” para contextualizar a temática e revelar como é a ação manipuladora dos meios de comunicação. A intervenção didática foi feita na formação de professores, com 23 alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Sergipe, na disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação. A utilização do filme, como um recurso didático, foi muito pertinente aos objetivos da pesquisa. Após ele, as discussões foram relevantes para formação de cidadãos, pois, foram contextualizados de maneira crítica. O artigo conclui, através das categorizações emergentes, produzidas a partir das unidades de análise das dissertações, sem utilizar categorias a priori, que é possível uma postura crítica nos alunos através das reflexões discutidas após o filme. Para tal, a Educação deve se apropriar do seu papel de transformar informação em conhecimento através da ação do professor, da escola e das políticas públicas. Caso contrário, seremos reprodutores do sistema sócio-político, econômico e tecnológico. Palavras-chave: Educação. Mídias. Manipulação. Consumismo.
id UEMA-1_3632a1057e6c61535a53a3aed6a527b1
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/343
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling O PAPEL DA EDUCAÇÃO FRENTE À CIDADANIA TENDO AS MÍDIAS COMO FONTE DE MANIPULAÇÃO E CONSUMISMOA Educação é capaz de trazer despertamento, tanto de docentes quanto dos discentes, para proporcionar uma nova percepção no que diz respeito à exposição de informações midiáticas disseminadas. Neste contexto, o intuito deste artigo é mostrar que a Educação tem o poder de transcender à influência das mídias. Para dar sustentação a esta ideia, parte-se do filme “O Show de Truman” para contextualizar a temática e revelar como é a ação manipuladora dos meios de comunicação. A intervenção didática foi feita na formação de professores, com 23 alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Sergipe, na disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação. A utilização do filme, como um recurso didático, foi muito pertinente aos objetivos da pesquisa. Após ele, as discussões foram relevantes para formação de cidadãos, pois, foram contextualizados de maneira crítica. O artigo conclui, através das categorizações emergentes, produzidas a partir das unidades de análise das dissertações, sem utilizar categorias a priori, que é possível uma postura crítica nos alunos através das reflexões discutidas após o filme. Para tal, a Educação deve se apropriar do seu papel de transformar informação em conhecimento através da ação do professor, da escola e das políticas públicas. Caso contrário, seremos reprodutores do sistema sócio-político, econômico e tecnológico. Palavras-chave: Educação. Mídias. Manipulação. Consumismo.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/343TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 2 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 2 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 4 n. 2 (2018): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/343/302Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessStwart Oliveira de Araujo, DanielleRibeiro Soares, ÍcaroPinto Cruz, Maria Clara2022-06-30T16:25:21Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/343Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:51.009911TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DA EDUCAÇÃO FRENTE À CIDADANIA TENDO AS MÍDIAS COMO FONTE DE MANIPULAÇÃO E CONSUMISMO
title O PAPEL DA EDUCAÇÃO FRENTE À CIDADANIA TENDO AS MÍDIAS COMO FONTE DE MANIPULAÇÃO E CONSUMISMO
spellingShingle O PAPEL DA EDUCAÇÃO FRENTE À CIDADANIA TENDO AS MÍDIAS COMO FONTE DE MANIPULAÇÃO E CONSUMISMO
Stwart Oliveira de Araujo, Danielle
title_short O PAPEL DA EDUCAÇÃO FRENTE À CIDADANIA TENDO AS MÍDIAS COMO FONTE DE MANIPULAÇÃO E CONSUMISMO
title_full O PAPEL DA EDUCAÇÃO FRENTE À CIDADANIA TENDO AS MÍDIAS COMO FONTE DE MANIPULAÇÃO E CONSUMISMO
title_fullStr O PAPEL DA EDUCAÇÃO FRENTE À CIDADANIA TENDO AS MÍDIAS COMO FONTE DE MANIPULAÇÃO E CONSUMISMO
title_full_unstemmed O PAPEL DA EDUCAÇÃO FRENTE À CIDADANIA TENDO AS MÍDIAS COMO FONTE DE MANIPULAÇÃO E CONSUMISMO
title_sort O PAPEL DA EDUCAÇÃO FRENTE À CIDADANIA TENDO AS MÍDIAS COMO FONTE DE MANIPULAÇÃO E CONSUMISMO
author Stwart Oliveira de Araujo, Danielle
author_facet Stwart Oliveira de Araujo, Danielle
Ribeiro Soares, Ícaro
Pinto Cruz, Maria Clara
author_role author
author2 Ribeiro Soares, Ícaro
Pinto Cruz, Maria Clara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stwart Oliveira de Araujo, Danielle
Ribeiro Soares, Ícaro
Pinto Cruz, Maria Clara
description A Educação é capaz de trazer despertamento, tanto de docentes quanto dos discentes, para proporcionar uma nova percepção no que diz respeito à exposição de informações midiáticas disseminadas. Neste contexto, o intuito deste artigo é mostrar que a Educação tem o poder de transcender à influência das mídias. Para dar sustentação a esta ideia, parte-se do filme “O Show de Truman” para contextualizar a temática e revelar como é a ação manipuladora dos meios de comunicação. A intervenção didática foi feita na formação de professores, com 23 alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Sergipe, na disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação. A utilização do filme, como um recurso didático, foi muito pertinente aos objetivos da pesquisa. Após ele, as discussões foram relevantes para formação de cidadãos, pois, foram contextualizados de maneira crítica. O artigo conclui, através das categorizações emergentes, produzidas a partir das unidades de análise das dissertações, sem utilizar categorias a priori, que é possível uma postura crítica nos alunos através das reflexões discutidas após o filme. Para tal, a Educação deve se apropriar do seu papel de transformar informação em conhecimento através da ação do professor, da escola e das políticas públicas. Caso contrário, seremos reprodutores do sistema sócio-político, econômico e tecnológico. Palavras-chave: Educação. Mídias. Manipulação. Consumismo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/343
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/343/302
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 2 (2018): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 2 (2018): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 4 n. 2 (2018): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056175464448