AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Islayne Barbosa de Sá
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Danilo Cardoso da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/216
Resumo: A alfabetização tem avançado significativamente durante essas últimas décadas. Com as descobertas e contribuições de diversos campos científicos compreendemos que alfabetizar-se vai além de simples práticas de codificação e decodificação. O presente artigo teve como objetivo refletir sobre o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) no espaço escolar, analisando sua contribuição para aprendizagem da leitura e escrita de crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica em acervos físicos e digitais. O referencial teórico se ancora na literatura sobre o processo de alfabetização mediado pelas novas tecnologias, apoiando-se nos principais teóricos tais como, Soares (2009), Coscarelli (2005), Cafiero e Coscarelli (2011), Binotto e Sá (2014) e Xavier (2005). Concebeu-se à investigação, a perspectiva de uma revelação: a de que a alfabetização de crianças aliada às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) possibilita, por meio da utilização de diferentes ferramentas tecnológicas nas salas de aula, o desenvolvimento de novos modos de se relacionar com a aprendizagem da leitura e escrita. Assim, o processo de alfabetização é potencializado pelo acréscimo de práticas pedagógicas diversificadas e coerentes com um processo de ensino e aprendizagem concreto e significativo para os alunos.Palavras-chave: Alfabetização. Novas Tecnologias. Processo de Aprendizagem.
id UEMA-1_5ab78707e6f6ec6e09e8f68c4a57d431
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/216
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇASA alfabetização tem avançado significativamente durante essas últimas décadas. Com as descobertas e contribuições de diversos campos científicos compreendemos que alfabetizar-se vai além de simples práticas de codificação e decodificação. O presente artigo teve como objetivo refletir sobre o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) no espaço escolar, analisando sua contribuição para aprendizagem da leitura e escrita de crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica em acervos físicos e digitais. O referencial teórico se ancora na literatura sobre o processo de alfabetização mediado pelas novas tecnologias, apoiando-se nos principais teóricos tais como, Soares (2009), Coscarelli (2005), Cafiero e Coscarelli (2011), Binotto e Sá (2014) e Xavier (2005). Concebeu-se à investigação, a perspectiva de uma revelação: a de que a alfabetização de crianças aliada às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) possibilita, por meio da utilização de diferentes ferramentas tecnológicas nas salas de aula, o desenvolvimento de novos modos de se relacionar com a aprendizagem da leitura e escrita. Assim, o processo de alfabetização é potencializado pelo acréscimo de práticas pedagógicas diversificadas e coerentes com um processo de ensino e aprendizagem concreto e significativo para os alunos.Palavras-chave: Alfabetização. Novas Tecnologias. Processo de Aprendizagem.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/216TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/216/240Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Islayne Barbosa de SáSilva, Danilo Cardoso da2022-06-30T16:29:04Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/216Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:48.846573TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
title AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
spellingShingle AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
Gonçalves, Islayne Barbosa de Sá
title_short AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
title_full AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
title_fullStr AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
title_full_unstemmed AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
title_sort AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
author Gonçalves, Islayne Barbosa de Sá
author_facet Gonçalves, Islayne Barbosa de Sá
Silva, Danilo Cardoso da
author_role author
author2 Silva, Danilo Cardoso da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Islayne Barbosa de Sá
Silva, Danilo Cardoso da
description A alfabetização tem avançado significativamente durante essas últimas décadas. Com as descobertas e contribuições de diversos campos científicos compreendemos que alfabetizar-se vai além de simples práticas de codificação e decodificação. O presente artigo teve como objetivo refletir sobre o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) no espaço escolar, analisando sua contribuição para aprendizagem da leitura e escrita de crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica em acervos físicos e digitais. O referencial teórico se ancora na literatura sobre o processo de alfabetização mediado pelas novas tecnologias, apoiando-se nos principais teóricos tais como, Soares (2009), Coscarelli (2005), Cafiero e Coscarelli (2011), Binotto e Sá (2014) e Xavier (2005). Concebeu-se à investigação, a perspectiva de uma revelação: a de que a alfabetização de crianças aliada às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) possibilita, por meio da utilização de diferentes ferramentas tecnológicas nas salas de aula, o desenvolvimento de novos modos de se relacionar com a aprendizagem da leitura e escrita. Assim, o processo de alfabetização é potencializado pelo acréscimo de práticas pedagógicas diversificadas e coerentes com um processo de ensino e aprendizagem concreto e significativo para os alunos.Palavras-chave: Alfabetização. Novas Tecnologias. Processo de Aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/216
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/216/240
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055787491328