Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWM4W |
Resumo: | O presente estudo é uma analise crítica de uma atividade de alfabetização e letramento que utiliza as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como ferramentas que contribuem não só para o processo de alfabetização e letramento, mas também para o processo de multiletramentos. Tem como eixo norteador a analise da experiência de uma turma de alunos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte, com jogos de alfabetização no computador dentro do suporte de um blog. O maior destaque nesse estudo é a possibilidade de inserção das crianças na cultura multiletrada, mais especificamente das tecnologias de informação e comunicação como o computador e internet. Como conclusão, percebemos que as (NTICs) são ferramentas que contribuem para a aquisição do conhecimento no ambiente escolar e fora dele, tornando aprendizado mais eficaz e proficiente. |
id |
UFMG_d3e43b719eeebac3f14183687c9745a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACWM4W |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Gilcinei Teodoro CarvalhoAna Paula da Silva RodriguesFabiana Alexandre do Carmo Almeida2019-08-10T04:47:43Z2019-08-10T04:47:43Z2016-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWM4WO presente estudo é uma analise crítica de uma atividade de alfabetização e letramento que utiliza as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como ferramentas que contribuem não só para o processo de alfabetização e letramento, mas também para o processo de multiletramentos. Tem como eixo norteador a analise da experiência de uma turma de alunos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte, com jogos de alfabetização no computador dentro do suporte de um blog. O maior destaque nesse estudo é a possibilidade de inserção das crianças na cultura multiletrada, mais especificamente das tecnologias de informação e comunicação como o computador e internet. Como conclusão, percebemos que as (NTICs) são ferramentas que contribuem para a aquisição do conhecimento no ambiente escolar e fora dele, tornando aprendizado mais eficaz e proficiente.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTecnologia educacional Professores de ensino fundamental Formação Inovações educacionaisEnsino Meios auxiliaresJogos de alfabetizaçãoCiberculturanovas Tecnologias de informação e comunicaçãoLetramento digitalMultiletramentoContribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfabiana_alexandre_do_carmo_almeida.pdfapplication/pdf2337015https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWM4W/1/fabiana_alexandre_do_carmo_almeida.pdf8882929fe4bf59ba4ed4fa3f3545feb5MD51TEXTfabiana_alexandre_do_carmo_almeida.pdf.txtfabiana_alexandre_do_carmo_almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain77953https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWM4W/2/fabiana_alexandre_do_carmo_almeida.pdf.txt06c89a27b9b3287ac9b077338c261cd2MD521843/BUOS-ACWM4W2019-11-14 07:00:22.586oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACWM4WRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:00:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos. |
title |
Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos. |
spellingShingle |
Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos. Fabiana Alexandre do Carmo Almeida Jogos de alfabetização Cibercultura novas Tecnologias de informação e comunicação Letramento digital Multiletramento Tecnologia educacional Professores de ensino fundamental Formação Inovações educacionais Ensino Meios auxiliares |
title_short |
Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos. |
title_full |
Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos. |
title_fullStr |
Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos. |
title_full_unstemmed |
Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos. |
title_sort |
Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos. |
author |
Fabiana Alexandre do Carmo Almeida |
author_facet |
Fabiana Alexandre do Carmo Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gilcinei Teodoro Carvalho |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Paula da Silva Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabiana Alexandre do Carmo Almeida |
contributor_str_mv |
Gilcinei Teodoro Carvalho Ana Paula da Silva Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos de alfabetização Cibercultura novas Tecnologias de informação e comunicação Letramento digital Multiletramento |
topic |
Jogos de alfabetização Cibercultura novas Tecnologias de informação e comunicação Letramento digital Multiletramento Tecnologia educacional Professores de ensino fundamental Formação Inovações educacionais Ensino Meios auxiliares |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Professores de ensino fundamental Formação Inovações educacionais Ensino Meios auxiliares |
description |
O presente estudo é uma analise crítica de uma atividade de alfabetização e letramento que utiliza as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como ferramentas que contribuem não só para o processo de alfabetização e letramento, mas também para o processo de multiletramentos. Tem como eixo norteador a analise da experiência de uma turma de alunos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte, com jogos de alfabetização no computador dentro do suporte de um blog. O maior destaque nesse estudo é a possibilidade de inserção das crianças na cultura multiletrada, mais especificamente das tecnologias de informação e comunicação como o computador e internet. Como conclusão, percebemos que as (NTICs) são ferramentas que contribuem para a aquisição do conhecimento no ambiente escolar e fora dele, tornando aprendizado mais eficaz e proficiente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T04:47:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T04:47:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWM4W |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWM4W |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWM4W/1/fabiana_alexandre_do_carmo_almeida.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWM4W/2/fabiana_alexandre_do_carmo_almeida.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8882929fe4bf59ba4ed4fa3f3545feb5 06c89a27b9b3287ac9b077338c261cd2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589285828362240 |