Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiana Alexandre do Carmo Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWM4W
Resumo: O presente estudo é uma analise crítica de uma atividade de alfabetização e letramento que utiliza as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como ferramentas que contribuem não só para o processo de alfabetização e letramento, mas também para o processo de multiletramentos. Tem como eixo norteador a analise da experiência de uma turma de alunos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte, com jogos de alfabetização no computador dentro do suporte de um blog. O maior destaque nesse estudo é a possibilidade de inserção das crianças na cultura multiletrada, mais especificamente das tecnologias de informação e comunicação como o computador e internet. Como conclusão, percebemos que as (NTICs) são ferramentas que contribuem para a aquisição do conhecimento no ambiente escolar e fora dele, tornando aprendizado mais eficaz e proficiente.
id UFMG_d3e43b719eeebac3f14183687c9745a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACWM4W
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Gilcinei Teodoro CarvalhoAna Paula da Silva RodriguesFabiana Alexandre do Carmo Almeida2019-08-10T04:47:43Z2019-08-10T04:47:43Z2016-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWM4WO presente estudo é uma analise crítica de uma atividade de alfabetização e letramento que utiliza as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como ferramentas que contribuem não só para o processo de alfabetização e letramento, mas também para o processo de multiletramentos. Tem como eixo norteador a analise da experiência de uma turma de alunos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte, com jogos de alfabetização no computador dentro do suporte de um blog. O maior destaque nesse estudo é a possibilidade de inserção das crianças na cultura multiletrada, mais especificamente das tecnologias de informação e comunicação como o computador e internet. Como conclusão, percebemos que as (NTICs) são ferramentas que contribuem para a aquisição do conhecimento no ambiente escolar e fora dele, tornando aprendizado mais eficaz e proficiente.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTecnologia educacional Professores de ensino fundamental Formação Inovações educacionaisEnsino Meios auxiliaresJogos de alfabetizaçãoCiberculturanovas Tecnologias de informação e comunicaçãoLetramento digitalMultiletramentoContribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfabiana_alexandre_do_carmo_almeida.pdfapplication/pdf2337015https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWM4W/1/fabiana_alexandre_do_carmo_almeida.pdf8882929fe4bf59ba4ed4fa3f3545feb5MD51TEXTfabiana_alexandre_do_carmo_almeida.pdf.txtfabiana_alexandre_do_carmo_almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain77953https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWM4W/2/fabiana_alexandre_do_carmo_almeida.pdf.txt06c89a27b9b3287ac9b077338c261cd2MD521843/BUOS-ACWM4W2019-11-14 07:00:22.586oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACWM4WRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:00:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos.
title Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos.
spellingShingle Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos.
Fabiana Alexandre do Carmo Almeida
Jogos de alfabetização
Cibercultura
novas Tecnologias de informação e comunicação
Letramento digital
Multiletramento
Tecnologia educacional 
Professores de ensino fundamental Formação 
Inovações educacionais
Ensino Meios auxiliares
title_short Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos.
title_full Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos.
title_fullStr Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos.
title_full_unstemmed Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos.
title_sort Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos.
author Fabiana Alexandre do Carmo Almeida
author_facet Fabiana Alexandre do Carmo Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gilcinei Teodoro Carvalho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Paula da Silva Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabiana Alexandre do Carmo Almeida
contributor_str_mv Gilcinei Teodoro Carvalho
Ana Paula da Silva Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de alfabetização
Cibercultura
novas Tecnologias de informação e comunicação
Letramento digital
Multiletramento
topic Jogos de alfabetização
Cibercultura
novas Tecnologias de informação e comunicação
Letramento digital
Multiletramento
Tecnologia educacional 
Professores de ensino fundamental Formação 
Inovações educacionais
Ensino Meios auxiliares
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Tecnologia educacional 
Professores de ensino fundamental Formação 
Inovações educacionais
Ensino Meios auxiliares
description O presente estudo é uma analise crítica de uma atividade de alfabetização e letramento que utiliza as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como ferramentas que contribuem não só para o processo de alfabetização e letramento, mas também para o processo de multiletramentos. Tem como eixo norteador a analise da experiência de uma turma de alunos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte, com jogos de alfabetização no computador dentro do suporte de um blog. O maior destaque nesse estudo é a possibilidade de inserção das crianças na cultura multiletrada, mais especificamente das tecnologias de informação e comunicação como o computador e internet. Como conclusão, percebemos que as (NTICs) são ferramentas que contribuem para a aquisição do conhecimento no ambiente escolar e fora dele, tornando aprendizado mais eficaz e proficiente.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T04:47:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T04:47:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWM4W
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWM4W
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWM4W/1/fabiana_alexandre_do_carmo_almeida.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWM4W/2/fabiana_alexandre_do_carmo_almeida.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8882929fe4bf59ba4ed4fa3f3545feb5
06c89a27b9b3287ac9b077338c261cd2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589285828362240