PANORAMA DA PESQUISA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/224 |
Resumo: | As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão, cada dia mais, sendo aplicadas ao contexto da Educação de uma forma geral. Essas tecnologias visam permitir e facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes. Na Educação a Distância (EaD), as TICs são ferramentas indispensáveis para todo o processo, visto que elas são utilizadas não apenas como ferramentas de interação entre os atores envolvidos, mas também como recursos educacionais. Na verdade, as TICs são essenciais para que todo processo ocorra e permitem que o processo de aprendizagem aconteça de uma maneira mais autônoma e através de diferentes formas. Mas quais as abordagens estão sendo apresentadas nas pesquisas que envolvem as tecnologias em EaD? O que vem sendo estudado e discutido na área? O objetivo desse artigo é levantar trabalhos recentes que apresentem ou se desdobrem na área de tecnologia em EaD. Foram coletados cerca de 630 artigos dos últimos dois anos (2015-2017) e selecionados inicialmente 75 artigos que apresentam os termos “tecnologia” ou “inovação” diretamente em seus títulos. Da análise realizada, foi possível obter três conjuntos de trabalhos, que abordam temas similares: (1) ciclo de vida das TICs (criação, aplicação, compartilhamento); (2) acessibilidade e inclusão social; (3) formação e desafios dos professores e envolvidos no uso das tecnologias. O panorama de pesquisa realizado visa mapear o que se tem desenvolvido atualmente e traçar diretrizes para novos caminhos.Palavras-chave: Educação a distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Panorama de pesquisa. |
id |
UEMA-1_5b29938c71f3af085dd9b4fe1d910628 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/224 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
PANORAMA DA PESQUISA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão, cada dia mais, sendo aplicadas ao contexto da Educação de uma forma geral. Essas tecnologias visam permitir e facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes. Na Educação a Distância (EaD), as TICs são ferramentas indispensáveis para todo o processo, visto que elas são utilizadas não apenas como ferramentas de interação entre os atores envolvidos, mas também como recursos educacionais. Na verdade, as TICs são essenciais para que todo processo ocorra e permitem que o processo de aprendizagem aconteça de uma maneira mais autônoma e através de diferentes formas. Mas quais as abordagens estão sendo apresentadas nas pesquisas que envolvem as tecnologias em EaD? O que vem sendo estudado e discutido na área? O objetivo desse artigo é levantar trabalhos recentes que apresentem ou se desdobrem na área de tecnologia em EaD. Foram coletados cerca de 630 artigos dos últimos dois anos (2015-2017) e selecionados inicialmente 75 artigos que apresentam os termos “tecnologia” ou “inovação” diretamente em seus títulos. Da análise realizada, foi possível obter três conjuntos de trabalhos, que abordam temas similares: (1) ciclo de vida das TICs (criação, aplicação, compartilhamento); (2) acessibilidade e inclusão social; (3) formação e desafios dos professores e envolvidos no uso das tecnologias. O panorama de pesquisa realizado visa mapear o que se tem desenvolvido atualmente e traçar diretrizes para novos caminhos.Palavras-chave: Educação a distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Panorama de pesquisa.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/224TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/224/247Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTuler, ElisaRocha, LeonardoLuiz, Washington2022-06-30T16:29:04Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/224Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.148468TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PANORAMA DA PESQUISA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
PANORAMA DA PESQUISA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
PANORAMA DA PESQUISA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Tuler, Elisa |
title_short |
PANORAMA DA PESQUISA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
PANORAMA DA PESQUISA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
PANORAMA DA PESQUISA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
PANORAMA DA PESQUISA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
PANORAMA DA PESQUISA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
Tuler, Elisa |
author_facet |
Tuler, Elisa Rocha, Leonardo Luiz, Washington |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Leonardo Luiz, Washington |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tuler, Elisa Rocha, Leonardo Luiz, Washington |
description |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão, cada dia mais, sendo aplicadas ao contexto da Educação de uma forma geral. Essas tecnologias visam permitir e facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes. Na Educação a Distância (EaD), as TICs são ferramentas indispensáveis para todo o processo, visto que elas são utilizadas não apenas como ferramentas de interação entre os atores envolvidos, mas também como recursos educacionais. Na verdade, as TICs são essenciais para que todo processo ocorra e permitem que o processo de aprendizagem aconteça de uma maneira mais autônoma e através de diferentes formas. Mas quais as abordagens estão sendo apresentadas nas pesquisas que envolvem as tecnologias em EaD? O que vem sendo estudado e discutido na área? O objetivo desse artigo é levantar trabalhos recentes que apresentem ou se desdobrem na área de tecnologia em EaD. Foram coletados cerca de 630 artigos dos últimos dois anos (2015-2017) e selecionados inicialmente 75 artigos que apresentam os termos “tecnologia” ou “inovação” diretamente em seus títulos. Da análise realizada, foi possível obter três conjuntos de trabalhos, que abordam temas similares: (1) ciclo de vida das TICs (criação, aplicação, compartilhamento); (2) acessibilidade e inclusão social; (3) formação e desafios dos professores e envolvidos no uso das tecnologias. O panorama de pesquisa realizado visa mapear o que se tem desenvolvido atualmente e traçar diretrizes para novos caminhos.Palavras-chave: Educação a distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Panorama de pesquisa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/224 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/224/247 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055799025664 |