TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: um mapeamento tecnológico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/342 |
Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem na modalidade a distância vem norteando suas ações educativas no intuito de valorizar a inúmeras ferramentas disponíveis, sobretudo no que diz respeito às novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo apresentar o mapeamento tecnológico por meio de patentes relacionadas às TICs na educação a distância, com o intuito de verificar a evolução dos depósitos de patentes. No que trata à metodologia, a pesquisa baseou-se num levantamento dos depósitos de patentes através da base de dados do European Patent Office (Espacenet), utilizando as palavras-chave “educação a distância” nos campos título e resumo, sendo que foram encontrados 375 depósitos de pedidos de patentes. Os dados revelaram depósitos de 1966 a 2016, sendo que os anos com maior quantidade de depósitos foram 2013 com 40 e 2015 com 42 depósitos. A China aparece como maior depositante de tecnologias em educação a distância com 64% dos depósitos, seguido da Coreia do Sul com 11% e Estados Unidos com 7%. Houve mais depósitos por parte de inventores independentes e empresas. Porém, percebeu-se que houve poucos depósitos realizados por Universidades, mostrando que ainda é necessário ampliar o desenvolvimento de novas tecnologias pelas Universidades.Palavras-chave: Tecnologias. Mapeamento tecnológico. Educação a Distância. |
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TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: um mapeamento tecnológicoO processo de ensino-aprendizagem na modalidade a distância vem norteando suas ações educativas no intuito de valorizar a inúmeras ferramentas disponíveis, sobretudo no que diz respeito às novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo apresentar o mapeamento tecnológico por meio de patentes relacionadas às TICs na educação a distância, com o intuito de verificar a evolução dos depósitos de patentes. No que trata à metodologia, a pesquisa baseou-se num levantamento dos depósitos de patentes através da base de dados do European Patent Office (Espacenet), utilizando as palavras-chave “educação a distância” nos campos título e resumo, sendo que foram encontrados 375 depósitos de pedidos de patentes. Os dados revelaram depósitos de 1966 a 2016, sendo que os anos com maior quantidade de depósitos foram 2013 com 40 e 2015 com 42 depósitos. A China aparece como maior depositante de tecnologias em educação a distância com 64% dos depósitos, seguido da Coreia do Sul com 11% e Estados Unidos com 7%. Houve mais depósitos por parte de inventores independentes e empresas. Porém, percebeu-se que houve poucos depósitos realizados por Universidades, mostrando que ainda é necessário ampliar o desenvolvimento de novas tecnologias pelas Universidades.Palavras-chave: Tecnologias. Mapeamento tecnológico. Educação a Distância.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/342TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 2 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 2 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 4 n. 2 (2018): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/342/301Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Fraga, Érica EmíliaRodrigues de Oliveira, ClaubertoBarbosa da Cruz, Cleide Ane2022-06-30T16:25:21Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/342Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:50.965911TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
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