DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2019 |
Other Authors: | , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | TICs & EaD em Foco |
Download full: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/451 |
Summary: | As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Farmácia foram estabelecidas em 2002 que substituíram os currículos mínimos. Em 2017 houve uma atualização e reformulação das DCN e por isso o objetivo deste estudo foi analisar a DCN de 2017 do curso de Farmácia e identificar as perspectivas e os desafios para o ensino farmacêutico. Foi realizado um estudo descritivo exploratório, por meio da análise documental das DCN de 2017, com a busca do documento feita pelo site do Ministério da Educação e a análise dos dados por meio de categorias temáticas. As categorias identificadas foram: Perfil Profissional; Eixos de Formação e Competências, Habilidades e Atitudes. Os resultados são apresentados em duas partes, sendo 1) Perspectivas: as DCN enfatizam uma formação generalista, crítica, reflexiva, estruturadas para a clínica, a tecnologia e a gestão de forma a integralizar as competências, habilidades e atitudes com os conteúdos programáticos 2) Desafios: implantação das DCN pelos docentes, com valores e objetivos definidos em cada área de atuação, utilizando estratégias que garantem o aprendizado como a integração entre ensino-serviço-comunidade e assim transformarem os projetos pedagógicas dos cursos com as mais variadas metodologias de ensino. Esses achados apontam para a necessidade de mais análises sobre a implantação das DCN nos cursos de farmácia.Palavras-chave: Diretrizes Curriculares. Ensino Farmacêutico. Perspectivas. Desafios. |
id |
UEMA-1_672bf6013fc78f209d0a1345fc8333e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/451 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafiosAs Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Farmácia foram estabelecidas em 2002 que substituíram os currículos mínimos. Em 2017 houve uma atualização e reformulação das DCN e por isso o objetivo deste estudo foi analisar a DCN de 2017 do curso de Farmácia e identificar as perspectivas e os desafios para o ensino farmacêutico. Foi realizado um estudo descritivo exploratório, por meio da análise documental das DCN de 2017, com a busca do documento feita pelo site do Ministério da Educação e a análise dos dados por meio de categorias temáticas. As categorias identificadas foram: Perfil Profissional; Eixos de Formação e Competências, Habilidades e Atitudes. Os resultados são apresentados em duas partes, sendo 1) Perspectivas: as DCN enfatizam uma formação generalista, crítica, reflexiva, estruturadas para a clínica, a tecnologia e a gestão de forma a integralizar as competências, habilidades e atitudes com os conteúdos programáticos 2) Desafios: implantação das DCN pelos docentes, com valores e objetivos definidos em cada área de atuação, utilizando estratégias que garantem o aprendizado como a integração entre ensino-serviço-comunidade e assim transformarem os projetos pedagógicas dos cursos com as mais variadas metodologias de ensino. Esses achados apontam para a necessidade de mais análises sobre a implantação das DCN nos cursos de farmácia.Palavras-chave: Diretrizes Curriculares. Ensino Farmacêutico. Perspectivas. Desafios.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/451TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2019): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/451/324Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Chagas, MarinaCeleno Porto, CelmoChaveiro, NeumaNoll, MatiasOliveira Chagas, Flomar2021-11-08T17:17:02Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/451Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:52.000224TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios |
title |
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios |
spellingShingle |
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios Oliveira Chagas, Marina |
title_short |
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios |
title_full |
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios |
title_fullStr |
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios |
title_full_unstemmed |
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios |
title_sort |
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios |
author |
Oliveira Chagas, Marina |
author_facet |
Oliveira Chagas, Marina Celeno Porto, Celmo Chaveiro, Neuma Noll, Matias Oliveira Chagas, Flomar |
author_role |
author |
author2 |
Celeno Porto, Celmo Chaveiro, Neuma Noll, Matias Oliveira Chagas, Flomar |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Chagas, Marina Celeno Porto, Celmo Chaveiro, Neuma Noll, Matias Oliveira Chagas, Flomar |
description |
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Farmácia foram estabelecidas em 2002 que substituíram os currículos mínimos. Em 2017 houve uma atualização e reformulação das DCN e por isso o objetivo deste estudo foi analisar a DCN de 2017 do curso de Farmácia e identificar as perspectivas e os desafios para o ensino farmacêutico. Foi realizado um estudo descritivo exploratório, por meio da análise documental das DCN de 2017, com a busca do documento feita pelo site do Ministério da Educação e a análise dos dados por meio de categorias temáticas. As categorias identificadas foram: Perfil Profissional; Eixos de Formação e Competências, Habilidades e Atitudes. Os resultados são apresentados em duas partes, sendo 1) Perspectivas: as DCN enfatizam uma formação generalista, crítica, reflexiva, estruturadas para a clínica, a tecnologia e a gestão de forma a integralizar as competências, habilidades e atitudes com os conteúdos programáticos 2) Desafios: implantação das DCN pelos docentes, com valores e objetivos definidos em cada área de atuação, utilizando estratégias que garantem o aprendizado como a integração entre ensino-serviço-comunidade e assim transformarem os projetos pedagógicas dos cursos com as mais variadas metodologias de ensino. Esses achados apontam para a necessidade de mais análises sobre a implantação das DCN nos cursos de farmácia.Palavras-chave: Diretrizes Curriculares. Ensino Farmacêutico. Perspectivas. Desafios. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/451 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/451/324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2019): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2019): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2019): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056207970304 |