DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira Chagas, Marina
Publication Date: 2019
Other Authors: Celeno Porto, Celmo, Chaveiro, Neuma, Noll, Matias, Oliveira Chagas, Flomar
Format: Article
Language: por
Source: TICs & EaD em Foco
Download full: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/451
Summary: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Farmácia foram estabelecidas em 2002 que substituíram os currículos mínimos. Em 2017 houve uma atualização e reformulação das DCN e por isso o objetivo deste estudo foi analisar a DCN de 2017 do curso de Farmácia e identificar as perspectivas e os desafios para o ensino farmacêutico. Foi realizado um estudo descritivo exploratório, por meio da análise documental das DCN de 2017, com a busca do documento feita pelo site do Ministério da Educação e a análise dos dados por meio de categorias temáticas. As categorias identificadas foram: Perfil Profissional; Eixos de Formação e Competências, Habilidades e Atitudes. Os resultados são apresentados em duas partes, sendo 1) Perspectivas: as DCN enfatizam uma formação generalista, crítica, reflexiva, estruturadas para a clínica, a tecnologia e a gestão de forma a integralizar as competências, habilidades e atitudes com os conteúdos programáticos 2) Desafios: implantação das DCN pelos docentes, com valores e objetivos definidos em cada área de atuação,  utilizando estratégias que garantem o aprendizado como a integração entre ensino-serviço-comunidade e assim transformarem os projetos pedagógicas dos cursos com as mais variadas metodologias de ensino. Esses achados apontam para a necessidade de mais análises sobre a implantação das DCN nos cursos de farmácia.Palavras-chave: Diretrizes Curriculares. Ensino Farmacêutico. Perspectivas. Desafios.
id UEMA-1_672bf6013fc78f209d0a1345fc8333e5
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/451
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafiosAs Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Farmácia foram estabelecidas em 2002 que substituíram os currículos mínimos. Em 2017 houve uma atualização e reformulação das DCN e por isso o objetivo deste estudo foi analisar a DCN de 2017 do curso de Farmácia e identificar as perspectivas e os desafios para o ensino farmacêutico. Foi realizado um estudo descritivo exploratório, por meio da análise documental das DCN de 2017, com a busca do documento feita pelo site do Ministério da Educação e a análise dos dados por meio de categorias temáticas. As categorias identificadas foram: Perfil Profissional; Eixos de Formação e Competências, Habilidades e Atitudes. Os resultados são apresentados em duas partes, sendo 1) Perspectivas: as DCN enfatizam uma formação generalista, crítica, reflexiva, estruturadas para a clínica, a tecnologia e a gestão de forma a integralizar as competências, habilidades e atitudes com os conteúdos programáticos 2) Desafios: implantação das DCN pelos docentes, com valores e objetivos definidos em cada área de atuação,  utilizando estratégias que garantem o aprendizado como a integração entre ensino-serviço-comunidade e assim transformarem os projetos pedagógicas dos cursos com as mais variadas metodologias de ensino. Esses achados apontam para a necessidade de mais análises sobre a implantação das DCN nos cursos de farmácia.Palavras-chave: Diretrizes Curriculares. Ensino Farmacêutico. Perspectivas. Desafios.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/451TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2019): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/451/324Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Chagas, MarinaCeleno Porto, CelmoChaveiro, NeumaNoll, MatiasOliveira Chagas, Flomar2021-11-08T17:17:02Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/451Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:52.000224TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios
title DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios
spellingShingle DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios
Oliveira Chagas, Marina
title_short DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios
title_full DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios
title_fullStr DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios
title_full_unstemmed DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios
title_sort DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios
author Oliveira Chagas, Marina
author_facet Oliveira Chagas, Marina
Celeno Porto, Celmo
Chaveiro, Neuma
Noll, Matias
Oliveira Chagas, Flomar
author_role author
author2 Celeno Porto, Celmo
Chaveiro, Neuma
Noll, Matias
Oliveira Chagas, Flomar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Chagas, Marina
Celeno Porto, Celmo
Chaveiro, Neuma
Noll, Matias
Oliveira Chagas, Flomar
description As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Farmácia foram estabelecidas em 2002 que substituíram os currículos mínimos. Em 2017 houve uma atualização e reformulação das DCN e por isso o objetivo deste estudo foi analisar a DCN de 2017 do curso de Farmácia e identificar as perspectivas e os desafios para o ensino farmacêutico. Foi realizado um estudo descritivo exploratório, por meio da análise documental das DCN de 2017, com a busca do documento feita pelo site do Ministério da Educação e a análise dos dados por meio de categorias temáticas. As categorias identificadas foram: Perfil Profissional; Eixos de Formação e Competências, Habilidades e Atitudes. Os resultados são apresentados em duas partes, sendo 1) Perspectivas: as DCN enfatizam uma formação generalista, crítica, reflexiva, estruturadas para a clínica, a tecnologia e a gestão de forma a integralizar as competências, habilidades e atitudes com os conteúdos programáticos 2) Desafios: implantação das DCN pelos docentes, com valores e objetivos definidos em cada área de atuação,  utilizando estratégias que garantem o aprendizado como a integração entre ensino-serviço-comunidade e assim transformarem os projetos pedagógicas dos cursos com as mais variadas metodologias de ensino. Esses achados apontam para a necessidade de mais análises sobre a implantação das DCN nos cursos de farmácia.Palavras-chave: Diretrizes Curriculares. Ensino Farmacêutico. Perspectivas. Desafios.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/451
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/451/324
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2019): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2019): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2019): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056207970304