ACESSIBILIDADE EM AVAs: recomendações para a composição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balbino, Leonardo Carlos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Maurício José Morais, Bottentuit-Junior, João Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/540
Resumo: Este artigo apresenta uma investigação acerca das ferramentas que podem ser implementadas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), bem como suas características, na perspectiva de garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência na construção do conhecimento mediada por tecnologias digitais. Discute como as Tecnologias Assistivas (TAs) podem contribuir na mediação pedagógica e na prática docente apoiadas por tecnologias digitais. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, que faz uso da pesquisa bibliográfica e documental para discutir acessibilidade, TAs e AVAs com vistas a garantir maior autonomia no processo formativo de pessoas com deficiência. Descreve determinados recursos de acessibilidade no Moodle, além de apontar possibilidades de implementação específicas visando maior acessibilidade nesses ambientes de aprendizagem. Desse modo, destaca que gradativamente novas ferramentas vão sendo disponibilizadas. A partir disso, é possível contornar uma série de limitações, como, por exemplo, a adequação de interfaces, recursos de leitura de tela, entre outros. Ressalta que a implementação de recursos de acessibilidade em AVAs demanda uma equipe multiprofissional, desde analistas de sistemas, programadores, designer instrucional, docentes e outros entes que integram a equipe pedagógica.
id UEMA-1_690d6016f2b5a128584b512fffce99bf
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/540
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling ACESSIBILIDADE EM AVAs: recomendações para a composição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessívelAcessibilidade em AVAs. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Tecnologias Assistivas em AVAs.Este artigo apresenta uma investigação acerca das ferramentas que podem ser implementadas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), bem como suas características, na perspectiva de garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência na construção do conhecimento mediada por tecnologias digitais. Discute como as Tecnologias Assistivas (TAs) podem contribuir na mediação pedagógica e na prática docente apoiadas por tecnologias digitais. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, que faz uso da pesquisa bibliográfica e documental para discutir acessibilidade, TAs e AVAs com vistas a garantir maior autonomia no processo formativo de pessoas com deficiência. Descreve determinados recursos de acessibilidade no Moodle, além de apontar possibilidades de implementação específicas visando maior acessibilidade nesses ambientes de aprendizagem. Desse modo, destaca que gradativamente novas ferramentas vão sendo disponibilizadas. A partir disso, é possível contornar uma série de limitações, como, por exemplo, a adequação de interfaces, recursos de leitura de tela, entre outros. Ressalta que a implementação de recursos de acessibilidade em AVAs demanda uma equipe multiprofissional, desde analistas de sistemas, programadores, designer instrucional, docentes e outros entes que integram a equipe pedagógica.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2021-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/54010.18817/ticsead.v7i2.540TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 60-72TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 60-72TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 60-722447-572610.18817/ticsead.v7i2reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/540/390Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBalbino, Leonardo CarlosCosta, Maurício José MoraisBottentuit-Junior, João Batista2021-12-23T03:29:51Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/540Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:54.042831TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv ACESSIBILIDADE EM AVAs: recomendações para a composição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessível
title ACESSIBILIDADE EM AVAs: recomendações para a composição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessível
spellingShingle ACESSIBILIDADE EM AVAs: recomendações para a composição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessível
Balbino, Leonardo Carlos
Acessibilidade em AVAs. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Tecnologias Assistivas em AVAs.
title_short ACESSIBILIDADE EM AVAs: recomendações para a composição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessível
title_full ACESSIBILIDADE EM AVAs: recomendações para a composição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessível
title_fullStr ACESSIBILIDADE EM AVAs: recomendações para a composição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessível
title_full_unstemmed ACESSIBILIDADE EM AVAs: recomendações para a composição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessível
title_sort ACESSIBILIDADE EM AVAs: recomendações para a composição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessível
author Balbino, Leonardo Carlos
author_facet Balbino, Leonardo Carlos
Costa, Maurício José Morais
Bottentuit-Junior, João Batista
author_role author
author2 Costa, Maurício José Morais
Bottentuit-Junior, João Batista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balbino, Leonardo Carlos
Costa, Maurício José Morais
Bottentuit-Junior, João Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade em AVAs. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Tecnologias Assistivas em AVAs.
topic Acessibilidade em AVAs. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Tecnologias Assistivas em AVAs.
description Este artigo apresenta uma investigação acerca das ferramentas que podem ser implementadas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), bem como suas características, na perspectiva de garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência na construção do conhecimento mediada por tecnologias digitais. Discute como as Tecnologias Assistivas (TAs) podem contribuir na mediação pedagógica e na prática docente apoiadas por tecnologias digitais. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, que faz uso da pesquisa bibliográfica e documental para discutir acessibilidade, TAs e AVAs com vistas a garantir maior autonomia no processo formativo de pessoas com deficiência. Descreve determinados recursos de acessibilidade no Moodle, além de apontar possibilidades de implementação específicas visando maior acessibilidade nesses ambientes de aprendizagem. Desse modo, destaca que gradativamente novas ferramentas vão sendo disponibilizadas. A partir disso, é possível contornar uma série de limitações, como, por exemplo, a adequação de interfaces, recursos de leitura de tela, entre outros. Ressalta que a implementação de recursos de acessibilidade em AVAs demanda uma equipe multiprofissional, desde analistas de sistemas, programadores, designer instrucional, docentes e outros entes que integram a equipe pedagógica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/540
10.18817/ticsead.v7i2.540
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/540
identifier_str_mv 10.18817/ticsead.v7i2.540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/540/390
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 60-72
TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 60-72
TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 60-72
2447-5726
10.18817/ticsead.v7i2
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056272982016