A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Zulmira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nascimento, Silvania Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52721
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise de espaços de autoria em um ambiente virtual de aprendizagem, buscando compreender as relações que os sujeitos constroem entre si e com o próprio ambiente por meio da escrita online. São caracterizados três espaços de escrita online – fóruns, wikis e blogs – trazendo dados coletados por meio da observação virtual e analisados a partir dos pressupostos da filosofia da linguagem. Ao buscar-se compreender por que o texto é escrito, para quem é escrito, como é escrito e o que mais se puder perceber a partir dessa escrita, reconhece-se o processo educativo nesse ambiente como linguisticamente e socialmente constituído. Os resultados apontaram para o papel determinante da autoria em ambientes virtuais de aprendizagem, possibilitando ao sujeito uma atitude responsiva ativa e não somente de leitor de materiais postados por uma equipe de tutoria.
id UFRGS-7_9c45879e998a0b5478f7c41240ab0349
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/52721
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogsAutoriaAmbientes virtuais de aprendizagem.Autoria em AVAs.Este trabalho apresenta uma análise de espaços de autoria em um ambiente virtual de aprendizagem, buscando compreender as relações que os sujeitos constroem entre si e com o próprio ambiente por meio da escrita online. São caracterizados três espaços de escrita online – fóruns, wikis e blogs – trazendo dados coletados por meio da observação virtual e analisados a partir dos pressupostos da filosofia da linguagem. Ao buscar-se compreender por que o texto é escrito, para quem é escrito, como é escrito e o que mais se puder perceber a partir dessa escrita, reconhece-se o processo educativo nesse ambiente como linguisticamente e socialmente constituído. Os resultados apontaram para o papel determinante da autoria em ambientes virtuais de aprendizagem, possibilitando ao sujeito uma atitude responsiva ativa e não somente de leitor de materiais postados por uma equipe de tutoria.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5272110.22456/1982-1654.52721Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52721/34475Medeiros, ZulmiraNascimento, Silvania Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T15:50:09Zoai:seer.ufrgs.br:article/52721Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2015-08-03T15:50:09Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs
title A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs
spellingShingle A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs
Medeiros, Zulmira
Autoria
Ambientes virtuais de aprendizagem.
Autoria em AVAs.
title_short A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs
title_full A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs
title_fullStr A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs
title_full_unstemmed A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs
title_sort A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs
author Medeiros, Zulmira
author_facet Medeiros, Zulmira
Nascimento, Silvania Sousa
author_role author
author2 Nascimento, Silvania Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Zulmira
Nascimento, Silvania Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria
Ambientes virtuais de aprendizagem.
Autoria em AVAs.
topic Autoria
Ambientes virtuais de aprendizagem.
Autoria em AVAs.
description Este trabalho apresenta uma análise de espaços de autoria em um ambiente virtual de aprendizagem, buscando compreender as relações que os sujeitos constroem entre si e com o próprio ambiente por meio da escrita online. São caracterizados três espaços de escrita online – fóruns, wikis e blogs – trazendo dados coletados por meio da observação virtual e analisados a partir dos pressupostos da filosofia da linguagem. Ao buscar-se compreender por que o texto é escrito, para quem é escrito, como é escrito e o que mais se puder perceber a partir dessa escrita, reconhece-se o processo educativo nesse ambiente como linguisticamente e socialmente constituído. Os resultados apontaram para o papel determinante da autoria em ambientes virtuais de aprendizagem, possibilitando ao sujeito uma atitude responsiva ativa e não somente de leitor de materiais postados por uma equipe de tutoria.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52721
10.22456/1982-1654.52721
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52721
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.52721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52721/34475
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Informática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1789438654378147840