A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO O H5P: possibilidades para o ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassani, Fernanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira Junior, Hércules Alves de, Szmoski, Romeu Miqueias, Cruz, Hernani Batista da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/506
Resumo: A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs em cursos nas modalidades presencial e a distância é recorrente. Com estes recursos, é possível a elaboração de um material didático mais atrativo; com um design instrucional/educacional bem estruturado, faz com que o conteúdo proposto tenha um melhor aproveitamento na aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar o H5P (HTML 5 Package), um plugin que pode ser utilizado no Moodle, Word Press e Drupal, sendo ele totalmente gratuito. Com essa ferramenta, você pode criar materiais com conteúdos mais elaborados, interativos e gamificar suas atividades. O texto tem por base a literatura que aborda questões de gamificação, apresentada por Mattar; Design instrucional, abordada por Filatro e a aprendizagem significativa de Ausubel. Num primeiro momento, é apresentado o H5P; na sequência, as possibilidades de apresentação de conteúdo e atividades a partir deste recurso com os métodos mais adequados segundo o Design instrucional; e por fim, aponta as aplicações desta ferramenta para o ensino de História. O material elaborado e as atividades foram inseridos em um curso de Licenciatura em História de uma Universidade pública. Os resultados são parciais, entretanto obtivemos o feedback positivo dos acadêmicos num primeiro semestre de aplicação, onde os relatos apontam um melhor aprendizado da aplicação de atividades em diferentes formatos.
id UEMA-1_699e323aa6d9d1788edd81e747a01dee
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/506
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO O H5P: possibilidades para o ensino de HistóriaREAS. Tecnologias para Educação. H5P.A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs em cursos nas modalidades presencial e a distância é recorrente. Com estes recursos, é possível a elaboração de um material didático mais atrativo; com um design instrucional/educacional bem estruturado, faz com que o conteúdo proposto tenha um melhor aproveitamento na aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar o H5P (HTML 5 Package), um plugin que pode ser utilizado no Moodle, Word Press e Drupal, sendo ele totalmente gratuito. Com essa ferramenta, você pode criar materiais com conteúdos mais elaborados, interativos e gamificar suas atividades. O texto tem por base a literatura que aborda questões de gamificação, apresentada por Mattar; Design instrucional, abordada por Filatro e a aprendizagem significativa de Ausubel. Num primeiro momento, é apresentado o H5P; na sequência, as possibilidades de apresentação de conteúdo e atividades a partir deste recurso com os métodos mais adequados segundo o Design instrucional; e por fim, aponta as aplicações desta ferramenta para o ensino de História. O material elaborado e as atividades foram inseridos em um curso de Licenciatura em História de uma Universidade pública. Os resultados são parciais, entretanto obtivemos o feedback positivo dos acadêmicos num primeiro semestre de aplicação, onde os relatos apontam um melhor aprendizado da aplicação de atividades em diferentes formatos.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/50610.18817/tics.v6i2.506TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 144 - 155TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 144 - 155TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 144 - 1552447-572610.18817/tics.v6i2reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/506/351Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBassani, FernandaOliveira Junior, Hércules Alves deSzmoski, Romeu MiqueiasCruz, Hernani Batista da2022-08-17T11:55:17Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/506Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:53.482567TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO O H5P: possibilidades para o ensino de História
title A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO O H5P: possibilidades para o ensino de História
spellingShingle A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO O H5P: possibilidades para o ensino de História
Bassani, Fernanda
REAS. Tecnologias para Educação. H5P.
title_short A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO O H5P: possibilidades para o ensino de História
title_full A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO O H5P: possibilidades para o ensino de História
title_fullStr A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO O H5P: possibilidades para o ensino de História
title_full_unstemmed A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO O H5P: possibilidades para o ensino de História
title_sort A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO O H5P: possibilidades para o ensino de História
author Bassani, Fernanda
author_facet Bassani, Fernanda
Oliveira Junior, Hércules Alves de
Szmoski, Romeu Miqueias
Cruz, Hernani Batista da
author_role author
author2 Oliveira Junior, Hércules Alves de
Szmoski, Romeu Miqueias
Cruz, Hernani Batista da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassani, Fernanda
Oliveira Junior, Hércules Alves de
Szmoski, Romeu Miqueias
Cruz, Hernani Batista da
dc.subject.por.fl_str_mv REAS. Tecnologias para Educação. H5P.
topic REAS. Tecnologias para Educação. H5P.
description A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs em cursos nas modalidades presencial e a distância é recorrente. Com estes recursos, é possível a elaboração de um material didático mais atrativo; com um design instrucional/educacional bem estruturado, faz com que o conteúdo proposto tenha um melhor aproveitamento na aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar o H5P (HTML 5 Package), um plugin que pode ser utilizado no Moodle, Word Press e Drupal, sendo ele totalmente gratuito. Com essa ferramenta, você pode criar materiais com conteúdos mais elaborados, interativos e gamificar suas atividades. O texto tem por base a literatura que aborda questões de gamificação, apresentada por Mattar; Design instrucional, abordada por Filatro e a aprendizagem significativa de Ausubel. Num primeiro momento, é apresentado o H5P; na sequência, as possibilidades de apresentação de conteúdo e atividades a partir deste recurso com os métodos mais adequados segundo o Design instrucional; e por fim, aponta as aplicações desta ferramenta para o ensino de História. O material elaborado e as atividades foram inseridos em um curso de Licenciatura em História de uma Universidade pública. Os resultados são parciais, entretanto obtivemos o feedback positivo dos acadêmicos num primeiro semestre de aplicação, onde os relatos apontam um melhor aprendizado da aplicação de atividades em diferentes formatos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/506
10.18817/tics.v6i2.506
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/506
identifier_str_mv 10.18817/tics.v6i2.506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/506/351
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 144 - 155
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 144 - 155
TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 144 - 155
2447-5726
10.18817/tics.v6i2
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056256204800