MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/491 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise da percepção de tutores de EaD de uma Universidade pública do norte do país acerca da mediação pedagógica e, ainda, da prática tutorial. O programa de EaD da instituição foi escolhido por ser vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB). O embasamento teórico se deu com autores respeitados no meio científico nas áreas da Educação e Educação a Distância, como Mill, Moore e Kearsley, Garcia Aretio, entre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com estratégia metodológica de estudo de caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram um questionário, aplicado a 24 tutores, que serviu para definir os critérios de exclusão/inclusão dos participantes e entrevistas semiestruturadas. Foi realizada também uma visita num polo de EaD da instituição investigada, com a finalidade de se conhecer o lócus de pesquisa do tutor presencial. Procedemos depois à análise dos dados usando a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados concluem que os tutores avaliam a sua prática tutorial e a mediação pedagógica como positivas, mas reconhecem que precisam de uma melhor formação continuada em Educação a Distância e de uma maior interação com a equipe polidocente, em especial com os professores formadores. A pesquisa também conclui que é necessário maior investimento no tutor, que é peça fundamental na construção do conhecimento do aprendente na Educação a Distância. |
id |
UEMA-1_6c08ef871b7471c1da00ee45d18a7b4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/491 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁEducação a Distância. Tutor. Mediação Pedagógica. Interação. Formação Inicial e Continuada.Este artigo apresenta uma análise da percepção de tutores de EaD de uma Universidade pública do norte do país acerca da mediação pedagógica e, ainda, da prática tutorial. O programa de EaD da instituição foi escolhido por ser vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB). O embasamento teórico se deu com autores respeitados no meio científico nas áreas da Educação e Educação a Distância, como Mill, Moore e Kearsley, Garcia Aretio, entre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com estratégia metodológica de estudo de caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram um questionário, aplicado a 24 tutores, que serviu para definir os critérios de exclusão/inclusão dos participantes e entrevistas semiestruturadas. Foi realizada também uma visita num polo de EaD da instituição investigada, com a finalidade de se conhecer o lócus de pesquisa do tutor presencial. Procedemos depois à análise dos dados usando a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados concluem que os tutores avaliam a sua prática tutorial e a mediação pedagógica como positivas, mas reconhecem que precisam de uma melhor formação continuada em Educação a Distância e de uma maior interação com a equipe polidocente, em especial com os professores formadores. A pesquisa também conclui que é necessário maior investimento no tutor, que é peça fundamental na construção do conhecimento do aprendente na Educação a Distância.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2021-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/49110.18817/ticsead.v7i1.491TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 84 - 99TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 84 - 99TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 84 - 992447-572610.18817/ticsead.v7i1reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/491/372Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Elisângela Lima de2022-11-17T14:25:27Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/491Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:52.801415TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ |
title |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ |
spellingShingle |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Andrade, Elisângela Lima de Educação a Distância. Tutor. Mediação Pedagógica. Interação. Formação Inicial e Continuada. |
title_short |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ |
title_full |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ |
title_fullStr |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ |
title_full_unstemmed |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ |
title_sort |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ |
author |
Andrade, Elisângela Lima de |
author_facet |
Andrade, Elisângela Lima de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Elisângela Lima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância. Tutor. Mediação Pedagógica. Interação. Formação Inicial e Continuada. |
topic |
Educação a Distância. Tutor. Mediação Pedagógica. Interação. Formação Inicial e Continuada. |
description |
Este artigo apresenta uma análise da percepção de tutores de EaD de uma Universidade pública do norte do país acerca da mediação pedagógica e, ainda, da prática tutorial. O programa de EaD da instituição foi escolhido por ser vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB). O embasamento teórico se deu com autores respeitados no meio científico nas áreas da Educação e Educação a Distância, como Mill, Moore e Kearsley, Garcia Aretio, entre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com estratégia metodológica de estudo de caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram um questionário, aplicado a 24 tutores, que serviu para definir os critérios de exclusão/inclusão dos participantes e entrevistas semiestruturadas. Foi realizada também uma visita num polo de EaD da instituição investigada, com a finalidade de se conhecer o lócus de pesquisa do tutor presencial. Procedemos depois à análise dos dados usando a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados concluem que os tutores avaliam a sua prática tutorial e a mediação pedagógica como positivas, mas reconhecem que precisam de uma melhor formação continuada em Educação a Distância e de uma maior interação com a equipe polidocente, em especial com os professores formadores. A pesquisa também conclui que é necessário maior investimento no tutor, que é peça fundamental na construção do conhecimento do aprendente na Educação a Distância. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/491 10.18817/ticsead.v7i1.491 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/491 |
identifier_str_mv |
10.18817/ticsead.v7i1.491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/491/372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 84 - 99 TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 84 - 99 TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 84 - 99 2447-5726 10.18817/ticsead.v7i1 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056232087552 |