MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Elisângela Lima de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/491
Resumo: Este artigo apresenta uma análise da percepção de tutores de EaD de uma Universidade pública do norte do país acerca da mediação pedagógica e, ainda, da prática tutorial. O programa de EaD da instituição foi escolhido por ser vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB). O embasamento teórico se deu com autores respeitados no meio científico nas áreas da Educação e Educação a Distância, como Mill, Moore e Kearsley, Garcia Aretio, entre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com estratégia metodológica de estudo de caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram um questionário, aplicado a 24 tutores, que serviu para definir os critérios de exclusão/inclusão dos participantes e entrevistas semiestruturadas. Foi realizada também uma visita num polo de EaD da instituição investigada, com a finalidade de se conhecer o lócus de pesquisa do tutor presencial. Procedemos depois à análise dos dados usando a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados concluem que os tutores avaliam a sua prática tutorial e a mediação pedagógica como positivas, mas reconhecem que precisam de uma melhor formação continuada em Educação a Distância e de uma maior interação com a equipe polidocente, em especial com os professores formadores. A pesquisa também conclui que é necessário maior investimento no tutor, que é peça fundamental na construção do conhecimento do aprendente na Educação a Distância.
id UEMA-1_6c08ef871b7471c1da00ee45d18a7b4e
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/491
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁEducação a Distância. Tutor. Mediação Pedagógica. Interação. Formação Inicial e Continuada.Este artigo apresenta uma análise da percepção de tutores de EaD de uma Universidade pública do norte do país acerca da mediação pedagógica e, ainda, da prática tutorial. O programa de EaD da instituição foi escolhido por ser vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB). O embasamento teórico se deu com autores respeitados no meio científico nas áreas da Educação e Educação a Distância, como Mill, Moore e Kearsley, Garcia Aretio, entre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com estratégia metodológica de estudo de caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram um questionário, aplicado a 24 tutores, que serviu para definir os critérios de exclusão/inclusão dos participantes e entrevistas semiestruturadas. Foi realizada também uma visita num polo de EaD da instituição investigada, com a finalidade de se conhecer o lócus de pesquisa do tutor presencial. Procedemos depois à análise dos dados usando a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados concluem que os tutores avaliam a sua prática tutorial e a mediação pedagógica como positivas, mas reconhecem que precisam de uma melhor formação continuada em Educação a Distância e de uma maior interação com a equipe polidocente, em especial com os professores formadores. A pesquisa também conclui que é necessário maior investimento no tutor, que é peça fundamental na construção do conhecimento do aprendente na Educação a Distância.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2021-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/49110.18817/ticsead.v7i1.491TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 84 - 99TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 84 - 99TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 84 - 992447-572610.18817/ticsead.v7i1reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/491/372Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Elisângela Lima de2022-11-17T14:25:27Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/491Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:52.801415TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
title MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
spellingShingle MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Andrade, Elisângela Lima de
Educação a Distância. Tutor. Mediação Pedagógica. Interação. Formação Inicial e Continuada.
title_short MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
title_full MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
title_fullStr MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
title_full_unstemmed MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
title_sort MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
author Andrade, Elisângela Lima de
author_facet Andrade, Elisângela Lima de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Elisângela Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância. Tutor. Mediação Pedagógica. Interação. Formação Inicial e Continuada.
topic Educação a Distância. Tutor. Mediação Pedagógica. Interação. Formação Inicial e Continuada.
description Este artigo apresenta uma análise da percepção de tutores de EaD de uma Universidade pública do norte do país acerca da mediação pedagógica e, ainda, da prática tutorial. O programa de EaD da instituição foi escolhido por ser vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB). O embasamento teórico se deu com autores respeitados no meio científico nas áreas da Educação e Educação a Distância, como Mill, Moore e Kearsley, Garcia Aretio, entre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com estratégia metodológica de estudo de caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram um questionário, aplicado a 24 tutores, que serviu para definir os critérios de exclusão/inclusão dos participantes e entrevistas semiestruturadas. Foi realizada também uma visita num polo de EaD da instituição investigada, com a finalidade de se conhecer o lócus de pesquisa do tutor presencial. Procedemos depois à análise dos dados usando a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados concluem que os tutores avaliam a sua prática tutorial e a mediação pedagógica como positivas, mas reconhecem que precisam de uma melhor formação continuada em Educação a Distância e de uma maior interação com a equipe polidocente, em especial com os professores formadores. A pesquisa também conclui que é necessário maior investimento no tutor, que é peça fundamental na construção do conhecimento do aprendente na Educação a Distância.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/491
10.18817/ticsead.v7i1.491
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/491
identifier_str_mv 10.18817/ticsead.v7i1.491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/491/372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 84 - 99
TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 84 - 99
TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 84 - 99
2447-5726
10.18817/ticsead.v7i1
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056232087552