FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padovan Otani, Márcia Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sanches Marin, Maria José, Deponti Alves, Suelen, Girotto, Marcos, da Rocha Tonhom, Silvia Franco, Neves Nascimento, Edinalva, de Paula e Silva, Luis Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/154
Resumo: Para atender às necessidades de formação dos profissionais da saúde em conformidade com modalidade de Ensino a Distância (EaD), que encontra-se em franco crescimento, o presente artigo tem o seguinte objetivo analisar como a EaD vem sendo utilizada para a formação de profissionais de saúde, bem como suas dificuldades, avanços e desafios a partir de uma revisão integrativa da literatura. O método foi realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura, tendo como fonte o Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a National Library of Medicine, National Institute of Health (PubMed) e o Education Resources Information Center (Eric). Foram selecionados 22 artigos nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados no período de 2008 a 2015. Quanto aos resultados destacam-se entre as facilidades que o Ambiente Virtual de Aprendizagem otimiza o processo de ensino-aprendizagem; que é possível aplicação prática do conteúdo; conta-se com flexibilidade de tempo e lugar para estudo e; a possibilidade de combinar cursos. Os fatores que dificultam referem-se à falta de habilidade para lidar com Internet, à atitude negativa frente ao trabalho em grupo e a inadequação da infraestrutura. Sugerem melhoria na organização e estrutura dos cursos, bem como incentivo e motivação dos participantes. Concluiu-se que há boa aceitação e melhora no processo de ensino-aprendizagem, embora ainda seja necessário o enfrentamento das dificuldades.Palavras-chave: Educação a distância. Educação em saúde. Ensino. Desenvolvimento de pessoal.
id UEMA-1_806246f53f13c2647193179bc8f7f990
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/154
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literaturaPara atender às necessidades de formação dos profissionais da saúde em conformidade com modalidade de Ensino a Distância (EaD), que encontra-se em franco crescimento, o presente artigo tem o seguinte objetivo analisar como a EaD vem sendo utilizada para a formação de profissionais de saúde, bem como suas dificuldades, avanços e desafios a partir de uma revisão integrativa da literatura. O método foi realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura, tendo como fonte o Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a National Library of Medicine, National Institute of Health (PubMed) e o Education Resources Information Center (Eric). Foram selecionados 22 artigos nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados no período de 2008 a 2015. Quanto aos resultados destacam-se entre as facilidades que o Ambiente Virtual de Aprendizagem otimiza o processo de ensino-aprendizagem; que é possível aplicação prática do conteúdo; conta-se com flexibilidade de tempo e lugar para estudo e; a possibilidade de combinar cursos. Os fatores que dificultam referem-se à falta de habilidade para lidar com Internet, à atitude negativa frente ao trabalho em grupo e a inadequação da infraestrutura. Sugerem melhoria na organização e estrutura dos cursos, bem como incentivo e motivação dos participantes. Concluiu-se que há boa aceitação e melhora no processo de ensino-aprendizagem, embora ainda seja necessário o enfrentamento das dificuldades.Palavras-chave: Educação a distância. Educação em saúde. Ensino. Desenvolvimento de pessoal.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/154TICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/154/pdfCopyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPadovan Otani, Márcia AparecidaSanches Marin, Maria JoséDeponti Alves, SuelenGirotto, Marcosda Rocha Tonhom, Silvia FrancoNeves Nascimento, Edinalvade Paula e Silva, Luis Carlos2021-11-08T19:04:46Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/154Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:47.772996TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura
title FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura
Padovan Otani, Márcia Aparecida
title_short FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura
title_full FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura
title_sort FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura
author Padovan Otani, Márcia Aparecida
author_facet Padovan Otani, Márcia Aparecida
Sanches Marin, Maria José
Deponti Alves, Suelen
Girotto, Marcos
da Rocha Tonhom, Silvia Franco
Neves Nascimento, Edinalva
de Paula e Silva, Luis Carlos
author_role author
author2 Sanches Marin, Maria José
Deponti Alves, Suelen
Girotto, Marcos
da Rocha Tonhom, Silvia Franco
Neves Nascimento, Edinalva
de Paula e Silva, Luis Carlos
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Padovan Otani, Márcia Aparecida
Sanches Marin, Maria José
Deponti Alves, Suelen
Girotto, Marcos
da Rocha Tonhom, Silvia Franco
Neves Nascimento, Edinalva
de Paula e Silva, Luis Carlos
description Para atender às necessidades de formação dos profissionais da saúde em conformidade com modalidade de Ensino a Distância (EaD), que encontra-se em franco crescimento, o presente artigo tem o seguinte objetivo analisar como a EaD vem sendo utilizada para a formação de profissionais de saúde, bem como suas dificuldades, avanços e desafios a partir de uma revisão integrativa da literatura. O método foi realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura, tendo como fonte o Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a National Library of Medicine, National Institute of Health (PubMed) e o Education Resources Information Center (Eric). Foram selecionados 22 artigos nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados no período de 2008 a 2015. Quanto aos resultados destacam-se entre as facilidades que o Ambiente Virtual de Aprendizagem otimiza o processo de ensino-aprendizagem; que é possível aplicação prática do conteúdo; conta-se com flexibilidade de tempo e lugar para estudo e; a possibilidade de combinar cursos. Os fatores que dificultam referem-se à falta de habilidade para lidar com Internet, à atitude negativa frente ao trabalho em grupo e a inadequação da infraestrutura. Sugerem melhoria na organização e estrutura dos cursos, bem como incentivo e motivação dos participantes. Concluiu-se que há boa aceitação e melhora no processo de ensino-aprendizagem, embora ainda seja necessário o enfrentamento das dificuldades.Palavras-chave: Educação a distância. Educação em saúde. Ensino. Desenvolvimento de pessoal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/154
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/154/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial
TICs & EaD em Foco; v. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055752888320