FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/154 |
Resumo: | Para atender às necessidades de formação dos profissionais da saúde em conformidade com modalidade de Ensino a Distância (EaD), que encontra-se em franco crescimento, o presente artigo tem o seguinte objetivo analisar como a EaD vem sendo utilizada para a formação de profissionais de saúde, bem como suas dificuldades, avanços e desafios a partir de uma revisão integrativa da literatura. O método foi realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura, tendo como fonte o Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a National Library of Medicine, National Institute of Health (PubMed) e o Education Resources Information Center (Eric). Foram selecionados 22 artigos nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados no período de 2008 a 2015. Quanto aos resultados destacam-se entre as facilidades que o Ambiente Virtual de Aprendizagem otimiza o processo de ensino-aprendizagem; que é possível aplicação prática do conteúdo; conta-se com flexibilidade de tempo e lugar para estudo e; a possibilidade de combinar cursos. Os fatores que dificultam referem-se à falta de habilidade para lidar com Internet, à atitude negativa frente ao trabalho em grupo e a inadequação da infraestrutura. Sugerem melhoria na organização e estrutura dos cursos, bem como incentivo e motivação dos participantes. Concluiu-se que há boa aceitação e melhora no processo de ensino-aprendizagem, embora ainda seja necessário o enfrentamento das dificuldades.Palavras-chave: Educação a distância. Educação em saúde. Ensino. Desenvolvimento de pessoal. |
id |
UEMA-1_806246f53f13c2647193179bc8f7f990 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/154 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literaturaPara atender às necessidades de formação dos profissionais da saúde em conformidade com modalidade de Ensino a Distância (EaD), que encontra-se em franco crescimento, o presente artigo tem o seguinte objetivo analisar como a EaD vem sendo utilizada para a formação de profissionais de saúde, bem como suas dificuldades, avanços e desafios a partir de uma revisão integrativa da literatura. O método foi realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura, tendo como fonte o Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a National Library of Medicine, National Institute of Health (PubMed) e o Education Resources Information Center (Eric). Foram selecionados 22 artigos nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados no período de 2008 a 2015. Quanto aos resultados destacam-se entre as facilidades que o Ambiente Virtual de Aprendizagem otimiza o processo de ensino-aprendizagem; que é possível aplicação prática do conteúdo; conta-se com flexibilidade de tempo e lugar para estudo e; a possibilidade de combinar cursos. Os fatores que dificultam referem-se à falta de habilidade para lidar com Internet, à atitude negativa frente ao trabalho em grupo e a inadequação da infraestrutura. Sugerem melhoria na organização e estrutura dos cursos, bem como incentivo e motivação dos participantes. Concluiu-se que há boa aceitação e melhora no processo de ensino-aprendizagem, embora ainda seja necessário o enfrentamento das dificuldades.Palavras-chave: Educação a distância. Educação em saúde. Ensino. Desenvolvimento de pessoal.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/154TICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/154/pdfCopyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPadovan Otani, Márcia AparecidaSanches Marin, Maria JoséDeponti Alves, SuelenGirotto, Marcosda Rocha Tonhom, Silvia FrancoNeves Nascimento, Edinalvade Paula e Silva, Luis Carlos2021-11-08T19:04:46Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/154Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:47.772996TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura |
title |
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura Padovan Otani, Márcia Aparecida |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura |
author |
Padovan Otani, Márcia Aparecida |
author_facet |
Padovan Otani, Márcia Aparecida Sanches Marin, Maria José Deponti Alves, Suelen Girotto, Marcos da Rocha Tonhom, Silvia Franco Neves Nascimento, Edinalva de Paula e Silva, Luis Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Sanches Marin, Maria José Deponti Alves, Suelen Girotto, Marcos da Rocha Tonhom, Silvia Franco Neves Nascimento, Edinalva de Paula e Silva, Luis Carlos |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padovan Otani, Márcia Aparecida Sanches Marin, Maria José Deponti Alves, Suelen Girotto, Marcos da Rocha Tonhom, Silvia Franco Neves Nascimento, Edinalva de Paula e Silva, Luis Carlos |
description |
Para atender às necessidades de formação dos profissionais da saúde em conformidade com modalidade de Ensino a Distância (EaD), que encontra-se em franco crescimento, o presente artigo tem o seguinte objetivo analisar como a EaD vem sendo utilizada para a formação de profissionais de saúde, bem como suas dificuldades, avanços e desafios a partir de uma revisão integrativa da literatura. O método foi realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura, tendo como fonte o Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a National Library of Medicine, National Institute of Health (PubMed) e o Education Resources Information Center (Eric). Foram selecionados 22 artigos nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados no período de 2008 a 2015. Quanto aos resultados destacam-se entre as facilidades que o Ambiente Virtual de Aprendizagem otimiza o processo de ensino-aprendizagem; que é possível aplicação prática do conteúdo; conta-se com flexibilidade de tempo e lugar para estudo e; a possibilidade de combinar cursos. Os fatores que dificultam referem-se à falta de habilidade para lidar com Internet, à atitude negativa frente ao trabalho em grupo e a inadequação da infraestrutura. Sugerem melhoria na organização e estrutura dos cursos, bem como incentivo e motivação dos participantes. Concluiu-se que há boa aceitação e melhora no processo de ensino-aprendizagem, embora ainda seja necessário o enfrentamento das dificuldades.Palavras-chave: Educação a distância. Educação em saúde. Ensino. Desenvolvimento de pessoal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/154 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/154/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial TICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial TICs & EaD em Foco; v. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055752888320 |