INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolato, Márcia Melo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Penha, Alice Demaria Silva, Staroski, Vivian, Pandini, Carmen Maria Cipriani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/471
Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a criação e desenvolvimento de um curso intitulado Docência na EaD: metodologia UDESC, voltado para os docentes atuantes em cursos desta modalidade na Universidade do Estado de Santa Catarina. O curso, elaborado pela equipe do Multi.Lab.EaD, teve por objetivo refletir sobre a formação de professores a partir das práticas observadas pela equipe de apoio multidisciplinar. A estratégia utilizada na elaboração do curso foi apresentar recursos inovadores do Ambiente Virtual Aprendizagem, o Moodle da UDESC, além de outros recursos disponíveis na web para produção de conteúdos e atividades de aprendizagem, para a articulação entre teoria e prática e auxiliar o professor no seu planejamento do semestre seguinte. Como atividades de aprendizagem do curso de formação, priorizou-se a otimização de esforços dos professores em formação, propondo experiências inovadoras com os conteúdos da disciplina que cada professor iria desenvolver naquele semestre. Após atender a exploração de recursos inovadores, no último módulo, o foco foi a produção da sala virtual da disciplina de cada professor, iniciando pelo planejamento da disciplina. O planejamento foi proposto em uma Matriz Instrucional, metodologia utilizada pelos designers da equipe do Multi.Lab.EaD que, com a consultoria dos tutores, serviu de base para a montagem na sala virtual da disciplina a ser desenvolvida. Ao final do curso, o professor concluía a formação com sua sala pronta, tendo uma proposta inovadora para receber os alunos e desenvolver o processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Educação a Distância. Formação docente. Tecnologia educacional.
id UEMA-1_9d161c31f9c4f2c588c82da384796e34
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/471
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESCEducação a Distância. Formação docente. Tecnologia educacional.Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a criação e desenvolvimento de um curso intitulado Docência na EaD: metodologia UDESC, voltado para os docentes atuantes em cursos desta modalidade na Universidade do Estado de Santa Catarina. O curso, elaborado pela equipe do Multi.Lab.EaD, teve por objetivo refletir sobre a formação de professores a partir das práticas observadas pela equipe de apoio multidisciplinar. A estratégia utilizada na elaboração do curso foi apresentar recursos inovadores do Ambiente Virtual Aprendizagem, o Moodle da UDESC, além de outros recursos disponíveis na web para produção de conteúdos e atividades de aprendizagem, para a articulação entre teoria e prática e auxiliar o professor no seu planejamento do semestre seguinte. Como atividades de aprendizagem do curso de formação, priorizou-se a otimização de esforços dos professores em formação, propondo experiências inovadoras com os conteúdos da disciplina que cada professor iria desenvolver naquele semestre. Após atender a exploração de recursos inovadores, no último módulo, o foco foi a produção da sala virtual da disciplina de cada professor, iniciando pelo planejamento da disciplina. O planejamento foi proposto em uma Matriz Instrucional, metodologia utilizada pelos designers da equipe do Multi.Lab.EaD que, com a consultoria dos tutores, serviu de base para a montagem na sala virtual da disciplina a ser desenvolvida. Ao final do curso, o professor concluía a formação com sua sala pronta, tendo uma proposta inovadora para receber os alunos e desenvolver o processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Educação a Distância. Formação docente. Tecnologia educacional.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/47110.18817/ticsead.v6i1.471TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 55 - 69TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 55 - 69TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 55 - 692447-572610.18817/ticsead.v6i1reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/471/333Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBortolato, Márcia MeloPenha, Alice Demaria SilvaStaroski, VivianPandini, Carmen Maria Cipriani2022-11-17T14:21:12Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/471Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:52.543322TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC
title INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC
spellingShingle INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC
Bortolato, Márcia Melo
Educação a Distância. Formação docente. Tecnologia educacional.
title_short INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC
title_full INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC
title_fullStr INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC
title_full_unstemmed INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC
title_sort INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC
author Bortolato, Márcia Melo
author_facet Bortolato, Márcia Melo
Penha, Alice Demaria Silva
Staroski, Vivian
Pandini, Carmen Maria Cipriani
author_role author
author2 Penha, Alice Demaria Silva
Staroski, Vivian
Pandini, Carmen Maria Cipriani
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolato, Márcia Melo
Penha, Alice Demaria Silva
Staroski, Vivian
Pandini, Carmen Maria Cipriani
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância. Formação docente. Tecnologia educacional.
topic Educação a Distância. Formação docente. Tecnologia educacional.
description Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a criação e desenvolvimento de um curso intitulado Docência na EaD: metodologia UDESC, voltado para os docentes atuantes em cursos desta modalidade na Universidade do Estado de Santa Catarina. O curso, elaborado pela equipe do Multi.Lab.EaD, teve por objetivo refletir sobre a formação de professores a partir das práticas observadas pela equipe de apoio multidisciplinar. A estratégia utilizada na elaboração do curso foi apresentar recursos inovadores do Ambiente Virtual Aprendizagem, o Moodle da UDESC, além de outros recursos disponíveis na web para produção de conteúdos e atividades de aprendizagem, para a articulação entre teoria e prática e auxiliar o professor no seu planejamento do semestre seguinte. Como atividades de aprendizagem do curso de formação, priorizou-se a otimização de esforços dos professores em formação, propondo experiências inovadoras com os conteúdos da disciplina que cada professor iria desenvolver naquele semestre. Após atender a exploração de recursos inovadores, no último módulo, o foco foi a produção da sala virtual da disciplina de cada professor, iniciando pelo planejamento da disciplina. O planejamento foi proposto em uma Matriz Instrucional, metodologia utilizada pelos designers da equipe do Multi.Lab.EaD que, com a consultoria dos tutores, serviu de base para a montagem na sala virtual da disciplina a ser desenvolvida. Ao final do curso, o professor concluía a formação com sua sala pronta, tendo uma proposta inovadora para receber os alunos e desenvolver o processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Educação a Distância. Formação docente. Tecnologia educacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/471
10.18817/ticsead.v6i1.471
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/471
identifier_str_mv 10.18817/ticsead.v6i1.471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/471/333
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 55 - 69
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 55 - 69
TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 55 - 69
2447-5726
10.18817/ticsead.v6i1
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056224747520