INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/471 |
Resumo: | Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a criação e desenvolvimento de um curso intitulado Docência na EaD: metodologia UDESC, voltado para os docentes atuantes em cursos desta modalidade na Universidade do Estado de Santa Catarina. O curso, elaborado pela equipe do Multi.Lab.EaD, teve por objetivo refletir sobre a formação de professores a partir das práticas observadas pela equipe de apoio multidisciplinar. A estratégia utilizada na elaboração do curso foi apresentar recursos inovadores do Ambiente Virtual Aprendizagem, o Moodle da UDESC, além de outros recursos disponíveis na web para produção de conteúdos e atividades de aprendizagem, para a articulação entre teoria e prática e auxiliar o professor no seu planejamento do semestre seguinte. Como atividades de aprendizagem do curso de formação, priorizou-se a otimização de esforços dos professores em formação, propondo experiências inovadoras com os conteúdos da disciplina que cada professor iria desenvolver naquele semestre. Após atender a exploração de recursos inovadores, no último módulo, o foco foi a produção da sala virtual da disciplina de cada professor, iniciando pelo planejamento da disciplina. O planejamento foi proposto em uma Matriz Instrucional, metodologia utilizada pelos designers da equipe do Multi.Lab.EaD que, com a consultoria dos tutores, serviu de base para a montagem na sala virtual da disciplina a ser desenvolvida. Ao final do curso, o professor concluía a formação com sua sala pronta, tendo uma proposta inovadora para receber os alunos e desenvolver o processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Educação a Distância. Formação docente. Tecnologia educacional. |
id |
UEMA-1_9d161c31f9c4f2c588c82da384796e34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/471 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESCEducação a Distância. Formação docente. Tecnologia educacional.Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a criação e desenvolvimento de um curso intitulado Docência na EaD: metodologia UDESC, voltado para os docentes atuantes em cursos desta modalidade na Universidade do Estado de Santa Catarina. O curso, elaborado pela equipe do Multi.Lab.EaD, teve por objetivo refletir sobre a formação de professores a partir das práticas observadas pela equipe de apoio multidisciplinar. A estratégia utilizada na elaboração do curso foi apresentar recursos inovadores do Ambiente Virtual Aprendizagem, o Moodle da UDESC, além de outros recursos disponíveis na web para produção de conteúdos e atividades de aprendizagem, para a articulação entre teoria e prática e auxiliar o professor no seu planejamento do semestre seguinte. Como atividades de aprendizagem do curso de formação, priorizou-se a otimização de esforços dos professores em formação, propondo experiências inovadoras com os conteúdos da disciplina que cada professor iria desenvolver naquele semestre. Após atender a exploração de recursos inovadores, no último módulo, o foco foi a produção da sala virtual da disciplina de cada professor, iniciando pelo planejamento da disciplina. O planejamento foi proposto em uma Matriz Instrucional, metodologia utilizada pelos designers da equipe do Multi.Lab.EaD que, com a consultoria dos tutores, serviu de base para a montagem na sala virtual da disciplina a ser desenvolvida. Ao final do curso, o professor concluía a formação com sua sala pronta, tendo uma proposta inovadora para receber os alunos e desenvolver o processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Educação a Distância. Formação docente. Tecnologia educacional.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/47110.18817/ticsead.v6i1.471TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 55 - 69TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 55 - 69TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 55 - 692447-572610.18817/ticsead.v6i1reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/471/333Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBortolato, Márcia MeloPenha, Alice Demaria SilvaStaroski, VivianPandini, Carmen Maria Cipriani2022-11-17T14:21:12Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/471Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:52.543322TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC |
title |
INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC |
spellingShingle |
INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC Bortolato, Márcia Melo Educação a Distância. Formação docente. Tecnologia educacional. |
title_short |
INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC |
title_full |
INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC |
title_fullStr |
INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC |
title_full_unstemmed |
INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC |
title_sort |
INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC |
author |
Bortolato, Márcia Melo |
author_facet |
Bortolato, Márcia Melo Penha, Alice Demaria Silva Staroski, Vivian Pandini, Carmen Maria Cipriani |
author_role |
author |
author2 |
Penha, Alice Demaria Silva Staroski, Vivian Pandini, Carmen Maria Cipriani |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolato, Márcia Melo Penha, Alice Demaria Silva Staroski, Vivian Pandini, Carmen Maria Cipriani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância. Formação docente. Tecnologia educacional. |
topic |
Educação a Distância. Formação docente. Tecnologia educacional. |
description |
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a criação e desenvolvimento de um curso intitulado Docência na EaD: metodologia UDESC, voltado para os docentes atuantes em cursos desta modalidade na Universidade do Estado de Santa Catarina. O curso, elaborado pela equipe do Multi.Lab.EaD, teve por objetivo refletir sobre a formação de professores a partir das práticas observadas pela equipe de apoio multidisciplinar. A estratégia utilizada na elaboração do curso foi apresentar recursos inovadores do Ambiente Virtual Aprendizagem, o Moodle da UDESC, além de outros recursos disponíveis na web para produção de conteúdos e atividades de aprendizagem, para a articulação entre teoria e prática e auxiliar o professor no seu planejamento do semestre seguinte. Como atividades de aprendizagem do curso de formação, priorizou-se a otimização de esforços dos professores em formação, propondo experiências inovadoras com os conteúdos da disciplina que cada professor iria desenvolver naquele semestre. Após atender a exploração de recursos inovadores, no último módulo, o foco foi a produção da sala virtual da disciplina de cada professor, iniciando pelo planejamento da disciplina. O planejamento foi proposto em uma Matriz Instrucional, metodologia utilizada pelos designers da equipe do Multi.Lab.EaD que, com a consultoria dos tutores, serviu de base para a montagem na sala virtual da disciplina a ser desenvolvida. Ao final do curso, o professor concluía a formação com sua sala pronta, tendo uma proposta inovadora para receber os alunos e desenvolver o processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Educação a Distância. Formação docente. Tecnologia educacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/471 10.18817/ticsead.v6i1.471 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/471 |
identifier_str_mv |
10.18817/ticsead.v6i1.471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/471/333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 55 - 69 TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 55 - 69 TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 55 - 69 2447-5726 10.18817/ticsead.v6i1 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056224747520 |