EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/470 |
Resumo: | O presente relato de experiência discorre sobre o uso de tecnologias e educomunicação como apoio pedagógico educacional para o desenvolvimento da autonomia de Melissa, uma estudante diagnosticada com o transtorno de Asperger. O objetivo do texto é contribuir para o avanço de pesquisas que envolvam o uso de tecnologias digitais e de comunicação audiovisual na superação de necessidades especiais, sobretudo no que tange à possibilidade do uso interativo de rádio, música, TV, cinema e fotografia em complementaridade ao método de Picture Exchange Communication System – PECS. Tem-se como premissa de que este estudo também possa apoiar a criação de um modelo de PECS executado por Inteligência Artificial, de modo a auxiliar na capacidade de interação dos autistas e demais estudantes diagnosticados com transtornos do neurodesenvolvimento. A metodologia adotada se deu pela observação e acompanhamento da experiência em confronto com a revisão literária. Como conclusão, observam-se dois principais aspectos: a necessidade de atualizações constantes do processo educacional, tendo como proposição a capacidade de mudar, inovar e se adequar o mais rápido possível em consonância com a atualidade em que está inserido; e que, na experiência de Melissa, foi possível observar que a educomunicação e a Inteligência Artificial podem contribuir para o desenvolvimento social e motor de estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento. |
id |
UEMA-1_a3da1ca557bd05dded8bfaefb52116b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/470 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso MelissaAutismo. Asperger. Inteligência artificial. Educomunicação.O presente relato de experiência discorre sobre o uso de tecnologias e educomunicação como apoio pedagógico educacional para o desenvolvimento da autonomia de Melissa, uma estudante diagnosticada com o transtorno de Asperger. O objetivo do texto é contribuir para o avanço de pesquisas que envolvam o uso de tecnologias digitais e de comunicação audiovisual na superação de necessidades especiais, sobretudo no que tange à possibilidade do uso interativo de rádio, música, TV, cinema e fotografia em complementaridade ao método de Picture Exchange Communication System – PECS. Tem-se como premissa de que este estudo também possa apoiar a criação de um modelo de PECS executado por Inteligência Artificial, de modo a auxiliar na capacidade de interação dos autistas e demais estudantes diagnosticados com transtornos do neurodesenvolvimento. A metodologia adotada se deu pela observação e acompanhamento da experiência em confronto com a revisão literária. Como conclusão, observam-se dois principais aspectos: a necessidade de atualizações constantes do processo educacional, tendo como proposição a capacidade de mudar, inovar e se adequar o mais rápido possível em consonância com a atualidade em que está inserido; e que, na experiência de Melissa, foi possível observar que a educomunicação e a Inteligência Artificial podem contribuir para o desenvolvimento social e motor de estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/47010.18817/ticsead.v6i1.470TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 14 - 27TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 14 - 27TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 14 - 272447-572610.18817/ticsead.v6i1reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/470/334Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Alexandre VieiraSantos, Rodrigo Otávio dos2022-11-17T14:21:12Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/470Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:52.488209TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa |
title |
EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa |
spellingShingle |
EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa Pinheiro, Alexandre Vieira Autismo. Asperger. Inteligência artificial. Educomunicação. |
title_short |
EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa |
title_full |
EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa |
title_fullStr |
EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa |
title_full_unstemmed |
EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa |
title_sort |
EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa |
author |
Pinheiro, Alexandre Vieira |
author_facet |
Pinheiro, Alexandre Vieira Santos, Rodrigo Otávio dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Rodrigo Otávio dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Alexandre Vieira Santos, Rodrigo Otávio dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo. Asperger. Inteligência artificial. Educomunicação. |
topic |
Autismo. Asperger. Inteligência artificial. Educomunicação. |
description |
O presente relato de experiência discorre sobre o uso de tecnologias e educomunicação como apoio pedagógico educacional para o desenvolvimento da autonomia de Melissa, uma estudante diagnosticada com o transtorno de Asperger. O objetivo do texto é contribuir para o avanço de pesquisas que envolvam o uso de tecnologias digitais e de comunicação audiovisual na superação de necessidades especiais, sobretudo no que tange à possibilidade do uso interativo de rádio, música, TV, cinema e fotografia em complementaridade ao método de Picture Exchange Communication System – PECS. Tem-se como premissa de que este estudo também possa apoiar a criação de um modelo de PECS executado por Inteligência Artificial, de modo a auxiliar na capacidade de interação dos autistas e demais estudantes diagnosticados com transtornos do neurodesenvolvimento. A metodologia adotada se deu pela observação e acompanhamento da experiência em confronto com a revisão literária. Como conclusão, observam-se dois principais aspectos: a necessidade de atualizações constantes do processo educacional, tendo como proposição a capacidade de mudar, inovar e se adequar o mais rápido possível em consonância com a atualidade em que está inserido; e que, na experiência de Melissa, foi possível observar que a educomunicação e a Inteligência Artificial podem contribuir para o desenvolvimento social e motor de estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/470 10.18817/ticsead.v6i1.470 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/470 |
identifier_str_mv |
10.18817/ticsead.v6i1.470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/470/334 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 14 - 27 TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 14 - 27 TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 14 - 27 2447-5726 10.18817/ticsead.v6i1 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056222650368 |