EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Alexandre Vieira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Rodrigo Otávio dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/470
Resumo: O presente relato de experiência discorre sobre o uso de tecnologias e educomunicação como apoio pedagógico educacional para o desenvolvimento da autonomia de Melissa, uma estudante diagnosticada com o transtorno de Asperger. O objetivo do texto é contribuir para o avanço de pesquisas que envolvam o uso de tecnologias digitais e de comunicação audiovisual na superação de necessidades especiais, sobretudo no que tange à possibilidade do uso interativo de rádio, música, TV, cinema e fotografia em complementaridade ao método de Picture Exchange Communication System – PECS. Tem-se como premissa de que este estudo também possa apoiar a criação de um modelo de PECS executado por Inteligência Artificial, de modo a auxiliar na capacidade de interação dos autistas e demais estudantes diagnosticados com transtornos do neurodesenvolvimento. A metodologia adotada se deu pela observação e acompanhamento da experiência em confronto com a revisão literária. Como conclusão, observam-se dois principais aspectos: a necessidade de atualizações constantes do processo educacional, tendo como proposição a capacidade de mudar, inovar e se adequar o mais rápido possível em consonância com a atualidade em que está inserido; e que, na experiência de Melissa, foi possível observar que a educomunicação e a Inteligência Artificial podem contribuir para o desenvolvimento social e motor de estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento.
id UEMA-1_a3da1ca557bd05dded8bfaefb52116b3
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/470
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso MelissaAutismo. Asperger. Inteligência artificial. Educomunicação.O presente relato de experiência discorre sobre o uso de tecnologias e educomunicação como apoio pedagógico educacional para o desenvolvimento da autonomia de Melissa, uma estudante diagnosticada com o transtorno de Asperger. O objetivo do texto é contribuir para o avanço de pesquisas que envolvam o uso de tecnologias digitais e de comunicação audiovisual na superação de necessidades especiais, sobretudo no que tange à possibilidade do uso interativo de rádio, música, TV, cinema e fotografia em complementaridade ao método de Picture Exchange Communication System – PECS. Tem-se como premissa de que este estudo também possa apoiar a criação de um modelo de PECS executado por Inteligência Artificial, de modo a auxiliar na capacidade de interação dos autistas e demais estudantes diagnosticados com transtornos do neurodesenvolvimento. A metodologia adotada se deu pela observação e acompanhamento da experiência em confronto com a revisão literária. Como conclusão, observam-se dois principais aspectos: a necessidade de atualizações constantes do processo educacional, tendo como proposição a capacidade de mudar, inovar e se adequar o mais rápido possível em consonância com a atualidade em que está inserido; e que, na experiência de Melissa, foi possível observar que a educomunicação e a Inteligência Artificial podem contribuir para o desenvolvimento social e motor de estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/47010.18817/ticsead.v6i1.470TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 14 - 27TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 14 - 27TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 14 - 272447-572610.18817/ticsead.v6i1reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/470/334Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Alexandre VieiraSantos, Rodrigo Otávio dos2022-11-17T14:21:12Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/470Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:52.488209TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa
title EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa
spellingShingle EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa
Pinheiro, Alexandre Vieira
Autismo. Asperger. Inteligência artificial. Educomunicação.
title_short EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa
title_full EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa
title_fullStr EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa
title_full_unstemmed EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa
title_sort EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: o caso Melissa
author Pinheiro, Alexandre Vieira
author_facet Pinheiro, Alexandre Vieira
Santos, Rodrigo Otávio dos
author_role author
author2 Santos, Rodrigo Otávio dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Alexandre Vieira
Santos, Rodrigo Otávio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo. Asperger. Inteligência artificial. Educomunicação.
topic Autismo. Asperger. Inteligência artificial. Educomunicação.
description O presente relato de experiência discorre sobre o uso de tecnologias e educomunicação como apoio pedagógico educacional para o desenvolvimento da autonomia de Melissa, uma estudante diagnosticada com o transtorno de Asperger. O objetivo do texto é contribuir para o avanço de pesquisas que envolvam o uso de tecnologias digitais e de comunicação audiovisual na superação de necessidades especiais, sobretudo no que tange à possibilidade do uso interativo de rádio, música, TV, cinema e fotografia em complementaridade ao método de Picture Exchange Communication System – PECS. Tem-se como premissa de que este estudo também possa apoiar a criação de um modelo de PECS executado por Inteligência Artificial, de modo a auxiliar na capacidade de interação dos autistas e demais estudantes diagnosticados com transtornos do neurodesenvolvimento. A metodologia adotada se deu pela observação e acompanhamento da experiência em confronto com a revisão literária. Como conclusão, observam-se dois principais aspectos: a necessidade de atualizações constantes do processo educacional, tendo como proposição a capacidade de mudar, inovar e se adequar o mais rápido possível em consonância com a atualidade em que está inserido; e que, na experiência de Melissa, foi possível observar que a educomunicação e a Inteligência Artificial podem contribuir para o desenvolvimento social e motor de estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/470
10.18817/ticsead.v6i1.470
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/470
identifier_str_mv 10.18817/ticsead.v6i1.470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/470/334
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 14 - 27
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 14 - 27
TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 14 - 27
2447-5726
10.18817/ticsead.v6i1
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056222650368