Síndrome de Asperger: um estudo de caso, abordagem diagnóstica, evolução clínica e revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maselli, Viviane Tavares
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bernardino, Renata Nascimento, de Aquino, Douglas Endo, Alberici, Arthur Sebba Rady, de Meira, Jessica Laís Caregnato, Vieira, Mariana Soares, Cunha, Isadora Vargas, Moniz, Karynn Lyra, de Oliveira, Isadora Afiune Thomé, Andrade, Isabella Gonçalves, Wilhelms, Diene Landvoigt, Alves, Ádhira Giovanna de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63141
Resumo: RESUMOIntrodução: A Síndrome de Asperger foi descrita por um médico pediatra chamado Hans Asperger, em 1944, nomeando a "doença" como uma psicopatia autística. Hoje, com os conceitos de transtornos do desenvolvimento, é entendida como uma variante do autismo relacionado ao alto funcionamento. Apresentação do Caso: Um garoto de 11 anos, oriundo do estado de Goiás e atualmente matriculado no ensino fundamental, foi levado pelos pais a uma clínica especializada devido a preocupações quanto ao seu desenvolvimento social e comportamental. Gabriel teve um nascimento e desenvolvimento iniciais sem anormalidades. As habilidades motoras e linguísticas desenvolveram-se dentro do esperado. Contudo, aos 4 anos de idade, foram observadas certas particularidades em seu comportamento, incluindo desafios na comunicação, evitação do contato visual, repetição de frases e foco intensivo em assuntos específicos como astronomia e programação. Discussão: O diagnóstico para Síndrome de Asperger é essencialmente clínico, por meio de observação de características comportamentais e análise do histórico do indivíduo, muitas vezes confundido com algumas desordens de comportamento, como: esquizofrenia e outros transtornos de personalidade, podendo apresentar-se em conjunto durante a infância ou início da idade adulta. O tratamento baseia-se em nível psicoterapêutico, educacional e social, sendo que formas de tratamento e de atendimento educacional podem colaborar muito para seu desenvolvimento global, visando a interação com outras pessoas e a mediação da aprendizagem, possibilitando o melhor desenvolvimento desses indivíduos em todas as áreas, não apenas social, e contribuir com a sociedade à qual pertence. Conclusão: A síndrome de Asperger não representa uma limitação, haja vista que com o apoio adequado, os indivíduos com essa síndrome podem alcançar um desenvolvimento saudável e significativo.
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