ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes de Oliveira, Rebeca Nunes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Serpa da Fonseca, Rosa Maria Godoy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/155
Resumo: O jogo on-line Papo Reto está ancorado na proposta crítico-emancipatória para o diálogo com adolescentes sobre sexualidade, na perspectiva de gênero. Pressupõese a sua potência para a abordagem da violência nas relações de intimidade. Este estudo teve como objetivo compreender os limites e possibilidades de um jogo on-line para a abordagem da temática violência no namoro com adolescentes. Trata-se de um estudo analítico, de abordagem qualitativa, que avaliou os discursos de adolescentes acerca da experiência com o jogo. Participaram da pesquisa 23 adolescentes estudantes do Ensino Médio de São Paulo, SP. Os dados foram coletados por meio de Oficinas de Trabalho e analisados segundo o enfoque da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o Jogo Papo Reto é potente para a abordagem da temática da violência nas relações de intimidade na perspectiva de gênero, entretanto, revelou discursos reiteradores de normas sexistas e, de reprodução da violência pelos adolescentes. Assim, constatou-se a potencialidade do jogo on-line para a abordagem da temática e, ao mesmo tempo, o jogo revelou necessidades de problematização de alguns temas mobilizados pelo jogo, a partir da perspectiva de gênero. Os resultados revelaram discursos de superação e também de reiteração da violência, fenômeno cuja concepção hegemônica da sociedade ainda naturaliza. As limitações do estudo foram principalmente porque envolveu um reduzido número de participantes em um tempo relativamente curto.Palavras-chave: Adolescente. Teoria do Jogo. Identidade de gênero. Sexualidade.Educação.
id UEMA-1_a6304455222ceaa916f85d65c6de3253
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/155
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-lineO jogo on-line Papo Reto está ancorado na proposta crítico-emancipatória para o diálogo com adolescentes sobre sexualidade, na perspectiva de gênero. Pressupõese a sua potência para a abordagem da violência nas relações de intimidade. Este estudo teve como objetivo compreender os limites e possibilidades de um jogo on-line para a abordagem da temática violência no namoro com adolescentes. Trata-se de um estudo analítico, de abordagem qualitativa, que avaliou os discursos de adolescentes acerca da experiência com o jogo. Participaram da pesquisa 23 adolescentes estudantes do Ensino Médio de São Paulo, SP. Os dados foram coletados por meio de Oficinas de Trabalho e analisados segundo o enfoque da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o Jogo Papo Reto é potente para a abordagem da temática da violência nas relações de intimidade na perspectiva de gênero, entretanto, revelou discursos reiteradores de normas sexistas e, de reprodução da violência pelos adolescentes. Assim, constatou-se a potencialidade do jogo on-line para a abordagem da temática e, ao mesmo tempo, o jogo revelou necessidades de problematização de alguns temas mobilizados pelo jogo, a partir da perspectiva de gênero. Os resultados revelaram discursos de superação e também de reiteração da violência, fenômeno cuja concepção hegemônica da sociedade ainda naturaliza. As limitações do estudo foram principalmente porque envolveu um reduzido número de participantes em um tempo relativamente curto.Palavras-chave: Adolescente. Teoria do Jogo. Identidade de gênero. Sexualidade.Educação.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/155TICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/155/202Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuedes de Oliveira, Rebeca NunesSerpa da Fonseca, Rosa Maria Godoy2021-11-08T19:04:46Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/155Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:47.822453TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line
title ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line
spellingShingle ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line
Guedes de Oliveira, Rebeca Nunes
title_short ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line
title_full ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line
title_fullStr ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line
title_full_unstemmed ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line
title_sort ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line
author Guedes de Oliveira, Rebeca Nunes
author_facet Guedes de Oliveira, Rebeca Nunes
Serpa da Fonseca, Rosa Maria Godoy
author_role author
author2 Serpa da Fonseca, Rosa Maria Godoy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes de Oliveira, Rebeca Nunes
Serpa da Fonseca, Rosa Maria Godoy
description O jogo on-line Papo Reto está ancorado na proposta crítico-emancipatória para o diálogo com adolescentes sobre sexualidade, na perspectiva de gênero. Pressupõese a sua potência para a abordagem da violência nas relações de intimidade. Este estudo teve como objetivo compreender os limites e possibilidades de um jogo on-line para a abordagem da temática violência no namoro com adolescentes. Trata-se de um estudo analítico, de abordagem qualitativa, que avaliou os discursos de adolescentes acerca da experiência com o jogo. Participaram da pesquisa 23 adolescentes estudantes do Ensino Médio de São Paulo, SP. Os dados foram coletados por meio de Oficinas de Trabalho e analisados segundo o enfoque da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o Jogo Papo Reto é potente para a abordagem da temática da violência nas relações de intimidade na perspectiva de gênero, entretanto, revelou discursos reiteradores de normas sexistas e, de reprodução da violência pelos adolescentes. Assim, constatou-se a potencialidade do jogo on-line para a abordagem da temática e, ao mesmo tempo, o jogo revelou necessidades de problematização de alguns temas mobilizados pelo jogo, a partir da perspectiva de gênero. Os resultados revelaram discursos de superação e também de reiteração da violência, fenômeno cuja concepção hegemônica da sociedade ainda naturaliza. As limitações do estudo foram principalmente porque envolveu um reduzido número de participantes em um tempo relativamente curto.Palavras-chave: Adolescente. Teoria do Jogo. Identidade de gênero. Sexualidade.Educação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/155
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/155/202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial
TICs & EaD em Foco; v. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055754985472