ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/155 |
Resumo: | O jogo on-line Papo Reto está ancorado na proposta crítico-emancipatória para o diálogo com adolescentes sobre sexualidade, na perspectiva de gênero. Pressupõese a sua potência para a abordagem da violência nas relações de intimidade. Este estudo teve como objetivo compreender os limites e possibilidades de um jogo on-line para a abordagem da temática violência no namoro com adolescentes. Trata-se de um estudo analítico, de abordagem qualitativa, que avaliou os discursos de adolescentes acerca da experiência com o jogo. Participaram da pesquisa 23 adolescentes estudantes do Ensino Médio de São Paulo, SP. Os dados foram coletados por meio de Oficinas de Trabalho e analisados segundo o enfoque da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o Jogo Papo Reto é potente para a abordagem da temática da violência nas relações de intimidade na perspectiva de gênero, entretanto, revelou discursos reiteradores de normas sexistas e, de reprodução da violência pelos adolescentes. Assim, constatou-se a potencialidade do jogo on-line para a abordagem da temática e, ao mesmo tempo, o jogo revelou necessidades de problematização de alguns temas mobilizados pelo jogo, a partir da perspectiva de gênero. Os resultados revelaram discursos de superação e também de reiteração da violência, fenômeno cuja concepção hegemônica da sociedade ainda naturaliza. As limitações do estudo foram principalmente porque envolveu um reduzido número de participantes em um tempo relativamente curto.Palavras-chave: Adolescente. Teoria do Jogo. Identidade de gênero. Sexualidade.Educação. |
id |
UEMA-1_a6304455222ceaa916f85d65c6de3253 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/155 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-lineO jogo on-line Papo Reto está ancorado na proposta crítico-emancipatória para o diálogo com adolescentes sobre sexualidade, na perspectiva de gênero. Pressupõese a sua potência para a abordagem da violência nas relações de intimidade. Este estudo teve como objetivo compreender os limites e possibilidades de um jogo on-line para a abordagem da temática violência no namoro com adolescentes. Trata-se de um estudo analítico, de abordagem qualitativa, que avaliou os discursos de adolescentes acerca da experiência com o jogo. Participaram da pesquisa 23 adolescentes estudantes do Ensino Médio de São Paulo, SP. Os dados foram coletados por meio de Oficinas de Trabalho e analisados segundo o enfoque da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o Jogo Papo Reto é potente para a abordagem da temática da violência nas relações de intimidade na perspectiva de gênero, entretanto, revelou discursos reiteradores de normas sexistas e, de reprodução da violência pelos adolescentes. Assim, constatou-se a potencialidade do jogo on-line para a abordagem da temática e, ao mesmo tempo, o jogo revelou necessidades de problematização de alguns temas mobilizados pelo jogo, a partir da perspectiva de gênero. Os resultados revelaram discursos de superação e também de reiteração da violência, fenômeno cuja concepção hegemônica da sociedade ainda naturaliza. As limitações do estudo foram principalmente porque envolveu um reduzido número de participantes em um tempo relativamente curto.Palavras-chave: Adolescente. Teoria do Jogo. Identidade de gênero. Sexualidade.Educação.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/155TICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/155/202Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuedes de Oliveira, Rebeca NunesSerpa da Fonseca, Rosa Maria Godoy2021-11-08T19:04:46Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/155Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:47.822453TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line |
title |
ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line |
spellingShingle |
ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line Guedes de Oliveira, Rebeca Nunes |
title_short |
ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line |
title_full |
ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line |
title_fullStr |
ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line |
title_full_unstemmed |
ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line |
title_sort |
ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line |
author |
Guedes de Oliveira, Rebeca Nunes |
author_facet |
Guedes de Oliveira, Rebeca Nunes Serpa da Fonseca, Rosa Maria Godoy |
author_role |
author |
author2 |
Serpa da Fonseca, Rosa Maria Godoy |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes de Oliveira, Rebeca Nunes Serpa da Fonseca, Rosa Maria Godoy |
description |
O jogo on-line Papo Reto está ancorado na proposta crítico-emancipatória para o diálogo com adolescentes sobre sexualidade, na perspectiva de gênero. Pressupõese a sua potência para a abordagem da violência nas relações de intimidade. Este estudo teve como objetivo compreender os limites e possibilidades de um jogo on-line para a abordagem da temática violência no namoro com adolescentes. Trata-se de um estudo analítico, de abordagem qualitativa, que avaliou os discursos de adolescentes acerca da experiência com o jogo. Participaram da pesquisa 23 adolescentes estudantes do Ensino Médio de São Paulo, SP. Os dados foram coletados por meio de Oficinas de Trabalho e analisados segundo o enfoque da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o Jogo Papo Reto é potente para a abordagem da temática da violência nas relações de intimidade na perspectiva de gênero, entretanto, revelou discursos reiteradores de normas sexistas e, de reprodução da violência pelos adolescentes. Assim, constatou-se a potencialidade do jogo on-line para a abordagem da temática e, ao mesmo tempo, o jogo revelou necessidades de problematização de alguns temas mobilizados pelo jogo, a partir da perspectiva de gênero. Os resultados revelaram discursos de superação e também de reiteração da violência, fenômeno cuja concepção hegemônica da sociedade ainda naturaliza. As limitações do estudo foram principalmente porque envolveu um reduzido número de participantes em um tempo relativamente curto.Palavras-chave: Adolescente. Teoria do Jogo. Identidade de gênero. Sexualidade.Educação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/155 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/155/202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial TICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial TICs & EaD em Foco; v. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055754985472 |