LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Cunha, Simone
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/322
Resumo: Este artigo discute de que maneira o advento das novas tecnologias e sua inserção nas escolas, agregado ao uso de diversas mídias, promovem, no espaço da sala de aula, a constituição de práticas de letramento, principalmente àquelas relacionadas ao mundo virtual/digital. Partimos da perspectiva de que o letramento digital, como uma prática social situada, leva em conta aspectos como os papéis assumidos pelos sujeitos aprendentes envolvidos com a produção e recepção de informações, assim como o contexto no qual eles se encontram. O letramento passa assumir uma nova identidade pela necessidade de desenvolver não só a competência do aluno para a leitura em seu ambiente social, acadêmico e pessoal, mas também a prepará-lo para os desafios da era digital/virtual do ciberespaço que inclui interconectividade com as diversidades locais e globais e sua capacidade para refletir e agir para transformar. Sob esse viés, acreditamos que a formação de professores (inicial e/ou continuada) para práticas de letramento digital favorecem as abordagens pedagógicas voltadas para a emancipação e social e crítica dos alunos, dentro do mundo globalizado, tecnológico e midiático em que os mesmos se encontram atualmente. Por ser uma pesquisa em andamento, as considerações apresentadas ao final não são conclusivas, sendo reflexões dos caminhos até aqui percorridos.Palavras-chave: Letramentos e Multiletramentos. Era Digital. Emancipação. Formação de professores.
id UEMA-1_b8f0ee77bc9f142961416bf88d76756c
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/322
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidadesEste artigo discute de que maneira o advento das novas tecnologias e sua inserção nas escolas, agregado ao uso de diversas mídias, promovem, no espaço da sala de aula, a constituição de práticas de letramento, principalmente àquelas relacionadas ao mundo virtual/digital. Partimos da perspectiva de que o letramento digital, como uma prática social situada, leva em conta aspectos como os papéis assumidos pelos sujeitos aprendentes envolvidos com a produção e recepção de informações, assim como o contexto no qual eles se encontram. O letramento passa assumir uma nova identidade pela necessidade de desenvolver não só a competência do aluno para a leitura em seu ambiente social, acadêmico e pessoal, mas também a prepará-lo para os desafios da era digital/virtual do ciberespaço que inclui interconectividade com as diversidades locais e globais e sua capacidade para refletir e agir para transformar. Sob esse viés, acreditamos que a formação de professores (inicial e/ou continuada) para práticas de letramento digital favorecem as abordagens pedagógicas voltadas para a emancipação e social e crítica dos alunos, dentro do mundo globalizado, tecnológico e midiático em que os mesmos se encontram atualmente. Por ser uma pesquisa em andamento, as considerações apresentadas ao final não são conclusivas, sendo reflexões dos caminhos até aqui percorridos.Palavras-chave: Letramentos e Multiletramentos. Era Digital. Emancipação. Formação de professores.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/322TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/322/280Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Cunha, Simone2021-11-08T18:03:49Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/322Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:50.080147TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades
title LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades
spellingShingle LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades
Silva Cunha, Simone
title_short LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades
title_full LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades
title_fullStr LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades
title_full_unstemmed LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades
title_sort LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades
author Silva Cunha, Simone
author_facet Silva Cunha, Simone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Cunha, Simone
description Este artigo discute de que maneira o advento das novas tecnologias e sua inserção nas escolas, agregado ao uso de diversas mídias, promovem, no espaço da sala de aula, a constituição de práticas de letramento, principalmente àquelas relacionadas ao mundo virtual/digital. Partimos da perspectiva de que o letramento digital, como uma prática social situada, leva em conta aspectos como os papéis assumidos pelos sujeitos aprendentes envolvidos com a produção e recepção de informações, assim como o contexto no qual eles se encontram. O letramento passa assumir uma nova identidade pela necessidade de desenvolver não só a competência do aluno para a leitura em seu ambiente social, acadêmico e pessoal, mas também a prepará-lo para os desafios da era digital/virtual do ciberespaço que inclui interconectividade com as diversidades locais e globais e sua capacidade para refletir e agir para transformar. Sob esse viés, acreditamos que a formação de professores (inicial e/ou continuada) para práticas de letramento digital favorecem as abordagens pedagógicas voltadas para a emancipação e social e crítica dos alunos, dentro do mundo globalizado, tecnológico e midiático em que os mesmos se encontram atualmente. Por ser uma pesquisa em andamento, as considerações apresentadas ao final não são conclusivas, sendo reflexões dos caminhos até aqui percorridos.Palavras-chave: Letramentos e Multiletramentos. Era Digital. Emancipação. Formação de professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/322
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/322/280
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
TICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056145055744