LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/322 |
Resumo: | Este artigo discute de que maneira o advento das novas tecnologias e sua inserção nas escolas, agregado ao uso de diversas mídias, promovem, no espaço da sala de aula, a constituição de práticas de letramento, principalmente àquelas relacionadas ao mundo virtual/digital. Partimos da perspectiva de que o letramento digital, como uma prática social situada, leva em conta aspectos como os papéis assumidos pelos sujeitos aprendentes envolvidos com a produção e recepção de informações, assim como o contexto no qual eles se encontram. O letramento passa assumir uma nova identidade pela necessidade de desenvolver não só a competência do aluno para a leitura em seu ambiente social, acadêmico e pessoal, mas também a prepará-lo para os desafios da era digital/virtual do ciberespaço que inclui interconectividade com as diversidades locais e globais e sua capacidade para refletir e agir para transformar. Sob esse viés, acreditamos que a formação de professores (inicial e/ou continuada) para práticas de letramento digital favorecem as abordagens pedagógicas voltadas para a emancipação e social e crítica dos alunos, dentro do mundo globalizado, tecnológico e midiático em que os mesmos se encontram atualmente. Por ser uma pesquisa em andamento, as considerações apresentadas ao final não são conclusivas, sendo reflexões dos caminhos até aqui percorridos.Palavras-chave: Letramentos e Multiletramentos. Era Digital. Emancipação. Formação de professores. |
id |
UEMA-1_b8f0ee77bc9f142961416bf88d76756c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/322 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidadesEste artigo discute de que maneira o advento das novas tecnologias e sua inserção nas escolas, agregado ao uso de diversas mídias, promovem, no espaço da sala de aula, a constituição de práticas de letramento, principalmente àquelas relacionadas ao mundo virtual/digital. Partimos da perspectiva de que o letramento digital, como uma prática social situada, leva em conta aspectos como os papéis assumidos pelos sujeitos aprendentes envolvidos com a produção e recepção de informações, assim como o contexto no qual eles se encontram. O letramento passa assumir uma nova identidade pela necessidade de desenvolver não só a competência do aluno para a leitura em seu ambiente social, acadêmico e pessoal, mas também a prepará-lo para os desafios da era digital/virtual do ciberespaço que inclui interconectividade com as diversidades locais e globais e sua capacidade para refletir e agir para transformar. Sob esse viés, acreditamos que a formação de professores (inicial e/ou continuada) para práticas de letramento digital favorecem as abordagens pedagógicas voltadas para a emancipação e social e crítica dos alunos, dentro do mundo globalizado, tecnológico e midiático em que os mesmos se encontram atualmente. Por ser uma pesquisa em andamento, as considerações apresentadas ao final não são conclusivas, sendo reflexões dos caminhos até aqui percorridos.Palavras-chave: Letramentos e Multiletramentos. Era Digital. Emancipação. Formação de professores.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/322TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/322/280Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Cunha, Simone2021-11-08T18:03:49Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/322Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:50.080147TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades |
title |
LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades |
spellingShingle |
LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades Silva Cunha, Simone |
title_short |
LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades |
title_full |
LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades |
title_fullStr |
LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades |
title_full_unstemmed |
LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades |
title_sort |
LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades |
author |
Silva Cunha, Simone |
author_facet |
Silva Cunha, Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Cunha, Simone |
description |
Este artigo discute de que maneira o advento das novas tecnologias e sua inserção nas escolas, agregado ao uso de diversas mídias, promovem, no espaço da sala de aula, a constituição de práticas de letramento, principalmente àquelas relacionadas ao mundo virtual/digital. Partimos da perspectiva de que o letramento digital, como uma prática social situada, leva em conta aspectos como os papéis assumidos pelos sujeitos aprendentes envolvidos com a produção e recepção de informações, assim como o contexto no qual eles se encontram. O letramento passa assumir uma nova identidade pela necessidade de desenvolver não só a competência do aluno para a leitura em seu ambiente social, acadêmico e pessoal, mas também a prepará-lo para os desafios da era digital/virtual do ciberespaço que inclui interconectividade com as diversidades locais e globais e sua capacidade para refletir e agir para transformar. Sob esse viés, acreditamos que a formação de professores (inicial e/ou continuada) para práticas de letramento digital favorecem as abordagens pedagógicas voltadas para a emancipação e social e crítica dos alunos, dentro do mundo globalizado, tecnológico e midiático em que os mesmos se encontram atualmente. Por ser uma pesquisa em andamento, as considerações apresentadas ao final não são conclusivas, sendo reflexões dos caminhos até aqui percorridos.Palavras-chave: Letramentos e Multiletramentos. Era Digital. Emancipação. Formação de professores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/322 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/322/280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial TICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056145055744 |