AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Luiz Claudio de Mello
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Chena, Ana Eugênia Gonzales, Moreira, Márcia Zabdiele, Machado, Diego de Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/218
Resumo: Com a percepção cada vez maior de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para promover a educação, levando-a a tempos e lugares antes impraticáveis, surge a necessidade de se organizar os ambientes e os cursos que se apropriam dessas TICs com fins de facilitar seu acesso. Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar as principais ferramentas do ensino a distância em ambientes virtuais de aprendizagem relativas ao desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva, dos atores envolvidos. Trata-se de um ensaio teórico, sendo, portanto, realizado por meio de pesquisa bibliográfica. Como principais resultados, verificou-se o estabelecimento de uma matriz básica de competências para produção com qualidade de um curso em EaD. Foram apresentadas as diferenças entre Ambiente Virtual de Aprendizagem, ambiente informatizado de aprendizagem e objeto de aprendizagem. Foram estudadas as principais ferramentas do ensino a distância de acordo com sua presença. Desse modo, na presença de ensino, a agenda; na presença social, o e-mail, o fórum, as listas de discussão, o chat, a audioconferência, videoconferência e webconferência; na presença cognitiva, os objetos de aprendizagem, a webaula e o portfólio. Mostraram-se as peculiaridades inerentes a cada mídia, bem como suas vantagens e desvantagens. Abordou-se a necessidade de se ter uma gama de profissionais diferentes e específicos para a construção de um bom material didático. Constatou-se que, se a construção do material didático de qualidade é feita com diversos profissionais, a gestão dessa equipe também é importante. Apresentou-se, então, um modelo de gestão adaptado do Modelo Scrum para gerenciamento de projetos. Essa matriz, contudo, ainda carece de uma área do conhecimento essencial: a artística, enquanto a gestão deve ser executada por profissionais da área.Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Mídias Educacionais.
id UEMA-1_bbedba8c006fbd6f79cf0c947c41a1c8
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/218
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitivaCom a percepção cada vez maior de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para promover a educação, levando-a a tempos e lugares antes impraticáveis, surge a necessidade de se organizar os ambientes e os cursos que se apropriam dessas TICs com fins de facilitar seu acesso. Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar as principais ferramentas do ensino a distância em ambientes virtuais de aprendizagem relativas ao desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva, dos atores envolvidos. Trata-se de um ensaio teórico, sendo, portanto, realizado por meio de pesquisa bibliográfica. Como principais resultados, verificou-se o estabelecimento de uma matriz básica de competências para produção com qualidade de um curso em EaD. Foram apresentadas as diferenças entre Ambiente Virtual de Aprendizagem, ambiente informatizado de aprendizagem e objeto de aprendizagem. Foram estudadas as principais ferramentas do ensino a distância de acordo com sua presença. Desse modo, na presença de ensino, a agenda; na presença social, o e-mail, o fórum, as listas de discussão, o chat, a audioconferência, videoconferência e webconferência; na presença cognitiva, os objetos de aprendizagem, a webaula e o portfólio. Mostraram-se as peculiaridades inerentes a cada mídia, bem como suas vantagens e desvantagens. Abordou-se a necessidade de se ter uma gama de profissionais diferentes e específicos para a construção de um bom material didático. Constatou-se que, se a construção do material didático de qualidade é feita com diversos profissionais, a gestão dessa equipe também é importante. Apresentou-se, então, um modelo de gestão adaptado do Modelo Scrum para gerenciamento de projetos. Essa matriz, contudo, ainda carece de uma área do conhecimento essencial: a artística, enquanto a gestão deve ser executada por profissionais da área.Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Mídias Educacionais.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/218TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/218/242Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Luiz Claudio de MelloChena, Ana Eugênia GonzalesMoreira, Márcia ZabdieleMachado, Diego de Queiroz2022-06-30T16:29:04Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/218Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:48.933045TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva
title AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva
spellingShingle AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva
Braga, Luiz Claudio de Mello
title_short AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva
title_full AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva
title_fullStr AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva
title_full_unstemmed AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva
title_sort AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva
author Braga, Luiz Claudio de Mello
author_facet Braga, Luiz Claudio de Mello
Chena, Ana Eugênia Gonzales
Moreira, Márcia Zabdiele
Machado, Diego de Queiroz
author_role author
author2 Chena, Ana Eugênia Gonzales
Moreira, Márcia Zabdiele
Machado, Diego de Queiroz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Luiz Claudio de Mello
Chena, Ana Eugênia Gonzales
Moreira, Márcia Zabdiele
Machado, Diego de Queiroz
description Com a percepção cada vez maior de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para promover a educação, levando-a a tempos e lugares antes impraticáveis, surge a necessidade de se organizar os ambientes e os cursos que se apropriam dessas TICs com fins de facilitar seu acesso. Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar as principais ferramentas do ensino a distância em ambientes virtuais de aprendizagem relativas ao desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva, dos atores envolvidos. Trata-se de um ensaio teórico, sendo, portanto, realizado por meio de pesquisa bibliográfica. Como principais resultados, verificou-se o estabelecimento de uma matriz básica de competências para produção com qualidade de um curso em EaD. Foram apresentadas as diferenças entre Ambiente Virtual de Aprendizagem, ambiente informatizado de aprendizagem e objeto de aprendizagem. Foram estudadas as principais ferramentas do ensino a distância de acordo com sua presença. Desse modo, na presença de ensino, a agenda; na presença social, o e-mail, o fórum, as listas de discussão, o chat, a audioconferência, videoconferência e webconferência; na presença cognitiva, os objetos de aprendizagem, a webaula e o portfólio. Mostraram-se as peculiaridades inerentes a cada mídia, bem como suas vantagens e desvantagens. Abordou-se a necessidade de se ter uma gama de profissionais diferentes e específicos para a construção de um bom material didático. Constatou-se que, se a construção do material didático de qualidade é feita com diversos profissionais, a gestão dessa equipe também é importante. Apresentou-se, então, um modelo de gestão adaptado do Modelo Scrum para gerenciamento de projetos. Essa matriz, contudo, ainda carece de uma área do conhecimento essencial: a artística, enquanto a gestão deve ser executada por profissionais da área.Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Mídias Educacionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/218
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/218/242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055790637056