AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/218 |
Resumo: | Com a percepção cada vez maior de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para promover a educação, levando-a a tempos e lugares antes impraticáveis, surge a necessidade de se organizar os ambientes e os cursos que se apropriam dessas TICs com fins de facilitar seu acesso. Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar as principais ferramentas do ensino a distância em ambientes virtuais de aprendizagem relativas ao desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva, dos atores envolvidos. Trata-se de um ensaio teórico, sendo, portanto, realizado por meio de pesquisa bibliográfica. Como principais resultados, verificou-se o estabelecimento de uma matriz básica de competências para produção com qualidade de um curso em EaD. Foram apresentadas as diferenças entre Ambiente Virtual de Aprendizagem, ambiente informatizado de aprendizagem e objeto de aprendizagem. Foram estudadas as principais ferramentas do ensino a distância de acordo com sua presença. Desse modo, na presença de ensino, a agenda; na presença social, o e-mail, o fórum, as listas de discussão, o chat, a audioconferência, videoconferência e webconferência; na presença cognitiva, os objetos de aprendizagem, a webaula e o portfólio. Mostraram-se as peculiaridades inerentes a cada mídia, bem como suas vantagens e desvantagens. Abordou-se a necessidade de se ter uma gama de profissionais diferentes e específicos para a construção de um bom material didático. Constatou-se que, se a construção do material didático de qualidade é feita com diversos profissionais, a gestão dessa equipe também é importante. Apresentou-se, então, um modelo de gestão adaptado do Modelo Scrum para gerenciamento de projetos. Essa matriz, contudo, ainda carece de uma área do conhecimento essencial: a artística, enquanto a gestão deve ser executada por profissionais da área.Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Mídias Educacionais. |
id |
UEMA-1_bbedba8c006fbd6f79cf0c947c41a1c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/218 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitivaCom a percepção cada vez maior de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para promover a educação, levando-a a tempos e lugares antes impraticáveis, surge a necessidade de se organizar os ambientes e os cursos que se apropriam dessas TICs com fins de facilitar seu acesso. Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar as principais ferramentas do ensino a distância em ambientes virtuais de aprendizagem relativas ao desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva, dos atores envolvidos. Trata-se de um ensaio teórico, sendo, portanto, realizado por meio de pesquisa bibliográfica. Como principais resultados, verificou-se o estabelecimento de uma matriz básica de competências para produção com qualidade de um curso em EaD. Foram apresentadas as diferenças entre Ambiente Virtual de Aprendizagem, ambiente informatizado de aprendizagem e objeto de aprendizagem. Foram estudadas as principais ferramentas do ensino a distância de acordo com sua presença. Desse modo, na presença de ensino, a agenda; na presença social, o e-mail, o fórum, as listas de discussão, o chat, a audioconferência, videoconferência e webconferência; na presença cognitiva, os objetos de aprendizagem, a webaula e o portfólio. Mostraram-se as peculiaridades inerentes a cada mídia, bem como suas vantagens e desvantagens. Abordou-se a necessidade de se ter uma gama de profissionais diferentes e específicos para a construção de um bom material didático. Constatou-se que, se a construção do material didático de qualidade é feita com diversos profissionais, a gestão dessa equipe também é importante. Apresentou-se, então, um modelo de gestão adaptado do Modelo Scrum para gerenciamento de projetos. Essa matriz, contudo, ainda carece de uma área do conhecimento essencial: a artística, enquanto a gestão deve ser executada por profissionais da área.Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Mídias Educacionais.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/218TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/218/242Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Luiz Claudio de MelloChena, Ana Eugênia GonzalesMoreira, Márcia ZabdieleMachado, Diego de Queiroz2022-06-30T16:29:04Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/218Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:48.933045TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva |
title |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva |
spellingShingle |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva Braga, Luiz Claudio de Mello |
title_short |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva |
title_full |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva |
title_fullStr |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva |
title_full_unstemmed |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva |
title_sort |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva |
author |
Braga, Luiz Claudio de Mello |
author_facet |
Braga, Luiz Claudio de Mello Chena, Ana Eugênia Gonzales Moreira, Márcia Zabdiele Machado, Diego de Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Chena, Ana Eugênia Gonzales Moreira, Márcia Zabdiele Machado, Diego de Queiroz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Luiz Claudio de Mello Chena, Ana Eugênia Gonzales Moreira, Márcia Zabdiele Machado, Diego de Queiroz |
description |
Com a percepção cada vez maior de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para promover a educação, levando-a a tempos e lugares antes impraticáveis, surge a necessidade de se organizar os ambientes e os cursos que se apropriam dessas TICs com fins de facilitar seu acesso. Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar as principais ferramentas do ensino a distância em ambientes virtuais de aprendizagem relativas ao desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva, dos atores envolvidos. Trata-se de um ensaio teórico, sendo, portanto, realizado por meio de pesquisa bibliográfica. Como principais resultados, verificou-se o estabelecimento de uma matriz básica de competências para produção com qualidade de um curso em EaD. Foram apresentadas as diferenças entre Ambiente Virtual de Aprendizagem, ambiente informatizado de aprendizagem e objeto de aprendizagem. Foram estudadas as principais ferramentas do ensino a distância de acordo com sua presença. Desse modo, na presença de ensino, a agenda; na presença social, o e-mail, o fórum, as listas de discussão, o chat, a audioconferência, videoconferência e webconferência; na presença cognitiva, os objetos de aprendizagem, a webaula e o portfólio. Mostraram-se as peculiaridades inerentes a cada mídia, bem como suas vantagens e desvantagens. Abordou-se a necessidade de se ter uma gama de profissionais diferentes e específicos para a construção de um bom material didático. Constatou-se que, se a construção do material didático de qualidade é feita com diversos profissionais, a gestão dessa equipe também é importante. Apresentou-se, então, um modelo de gestão adaptado do Modelo Scrum para gerenciamento de projetos. Essa matriz, contudo, ainda carece de uma área do conhecimento essencial: a artística, enquanto a gestão deve ser executada por profissionais da área.Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Mídias Educacionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/218 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/218/242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055790637056 |