A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/60 |
Resumo: | A evolução da tecnologia infl uencia a vida do ser humano, nas modifi cações que se introduzemno cotidiano e também nos processos adotados para as novas formas de ensinar e aprender. A expansãoda mídia digital reorganiza os mecanismos comunicacionais, desta forma produzindo novos modelos eplataformas da informação e linguagem para veiculação exclusiva na internet. A partir da década de 2000alguns veículos de comunicação passaram a adotar fenômenos online como meios de difundir informações enotícias. Entre eles estão os blogs, vlogs e os podcasts. Pensando nessas novas ferramentas comunicacionaiso Núcleo de Tecnologia de Educação Aberta e a Distância (NUTEAD) lançou o podcast Informa EaD. O termoPodcast é a união das palavras iPod e broadcast que é o termo utilizado pata a transmissão via rádio, e surgiuem 2004. Os podcasts são arquivos de áudio transmitidos via internet. No caso do informa EaD a hospedagemacontece em uma plataforma online (https://soundcloud.com/) criada a priori para a disponibilização ecompartilhamento de arquivos de áudio. O número de acessos total foi de 265 sendo a terceira edição amais acessada com 68 acessos no período de três semanas. |
id |
UEMA-1_cd26c9972d6188521d085995b425c41a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/60 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONALA evolução da tecnologia infl uencia a vida do ser humano, nas modifi cações que se introduzemno cotidiano e também nos processos adotados para as novas formas de ensinar e aprender. A expansãoda mídia digital reorganiza os mecanismos comunicacionais, desta forma produzindo novos modelos eplataformas da informação e linguagem para veiculação exclusiva na internet. A partir da década de 2000alguns veículos de comunicação passaram a adotar fenômenos online como meios de difundir informações enotícias. Entre eles estão os blogs, vlogs e os podcasts. Pensando nessas novas ferramentas comunicacionaiso Núcleo de Tecnologia de Educação Aberta e a Distância (NUTEAD) lançou o podcast Informa EaD. O termoPodcast é a união das palavras iPod e broadcast que é o termo utilizado pata a transmissão via rádio, e surgiuem 2004. Os podcasts são arquivos de áudio transmitidos via internet. No caso do informa EaD a hospedagemacontece em uma plataforma online (https://soundcloud.com/) criada a priori para a disponibilização ecompartilhamento de arquivos de áudio. O número de acessos total foi de 265 sendo a terceira edição amais acessada com 68 acessos no período de três semanas.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2016-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/60TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2016): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/60/357Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, João Guilherme Baggio deNascimento, Luana Caroline do2021-11-08T19:27:40Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/60Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:46.693783TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL |
title |
A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL |
spellingShingle |
A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL Oliveira, João Guilherme Baggio de |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL |
title_sort |
A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL |
author |
Oliveira, João Guilherme Baggio de |
author_facet |
Oliveira, João Guilherme Baggio de Nascimento, Luana Caroline do |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Luana Caroline do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, João Guilherme Baggio de Nascimento, Luana Caroline do |
description |
A evolução da tecnologia infl uencia a vida do ser humano, nas modifi cações que se introduzemno cotidiano e também nos processos adotados para as novas formas de ensinar e aprender. A expansãoda mídia digital reorganiza os mecanismos comunicacionais, desta forma produzindo novos modelos eplataformas da informação e linguagem para veiculação exclusiva na internet. A partir da década de 2000alguns veículos de comunicação passaram a adotar fenômenos online como meios de difundir informações enotícias. Entre eles estão os blogs, vlogs e os podcasts. Pensando nessas novas ferramentas comunicacionaiso Núcleo de Tecnologia de Educação Aberta e a Distância (NUTEAD) lançou o podcast Informa EaD. O termoPodcast é a união das palavras iPod e broadcast que é o termo utilizado pata a transmissão via rádio, e surgiuem 2004. Os podcasts são arquivos de áudio transmitidos via internet. No caso do informa EaD a hospedagemacontece em uma plataforma online (https://soundcloud.com/) criada a priori para a disponibilização ecompartilhamento de arquivos de áudio. O número de acessos total foi de 265 sendo a terceira edição amais acessada com 68 acessos no período de três semanas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/60 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/60/357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2016): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2016): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2016): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055716188160 |