A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Guilherme Baggio de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nascimento, Luana Caroline do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/60
Resumo: A evolução da tecnologia infl uencia a vida do ser humano, nas modifi cações que se introduzemno cotidiano e também nos processos adotados para as novas formas de ensinar e aprender. A expansãoda mídia digital reorganiza os mecanismos comunicacionais, desta forma produzindo novos modelos eplataformas da informação e linguagem para veiculação exclusiva na internet. A partir da década de 2000alguns veículos de comunicação passaram a adotar fenômenos online como meios de difundir informações enotícias. Entre eles estão os blogs, vlogs e os podcasts. Pensando nessas novas ferramentas comunicacionaiso Núcleo de Tecnologia de Educação Aberta e a Distância (NUTEAD) lançou o podcast Informa EaD. O termoPodcast é a união das palavras iPod e broadcast que é o termo utilizado pata a transmissão via rádio, e surgiuem 2004. Os podcasts são arquivos de áudio transmitidos via internet. No caso do informa EaD a hospedagemacontece em uma plataforma online (https://soundcloud.com/) criada a priori para a disponibilização ecompartilhamento de arquivos de áudio. O número de acessos total foi de 265 sendo a terceira edição amais acessada com 68 acessos no período de três semanas.
id UEMA-1_cd26c9972d6188521d085995b425c41a
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/60
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONALA evolução da tecnologia infl uencia a vida do ser humano, nas modifi cações que se introduzemno cotidiano e também nos processos adotados para as novas formas de ensinar e aprender. A expansãoda mídia digital reorganiza os mecanismos comunicacionais, desta forma produzindo novos modelos eplataformas da informação e linguagem para veiculação exclusiva na internet. A partir da década de 2000alguns veículos de comunicação passaram a adotar fenômenos online como meios de difundir informações enotícias. Entre eles estão os blogs, vlogs e os podcasts. Pensando nessas novas ferramentas comunicacionaiso Núcleo de Tecnologia de Educação Aberta e a Distância (NUTEAD) lançou o podcast Informa EaD. O termoPodcast é a união das palavras iPod e broadcast que é o termo utilizado pata a transmissão via rádio, e surgiuem 2004. Os podcasts são arquivos de áudio transmitidos via internet. No caso do informa EaD a hospedagemacontece em uma plataforma online (https://soundcloud.com/) criada a priori para a disponibilização ecompartilhamento de arquivos de áudio. O número de acessos total foi de 265 sendo a terceira edição amais acessada com 68 acessos no período de três semanas.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2016-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/60TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2016): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/60/357Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, João Guilherme Baggio deNascimento, Luana Caroline do2021-11-08T19:27:40Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/60Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:46.693783TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL
title A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL
Oliveira, João Guilherme Baggio de
title_short A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL
title_full A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL
title_sort A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL
author Oliveira, João Guilherme Baggio de
author_facet Oliveira, João Guilherme Baggio de
Nascimento, Luana Caroline do
author_role author
author2 Nascimento, Luana Caroline do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João Guilherme Baggio de
Nascimento, Luana Caroline do
description A evolução da tecnologia infl uencia a vida do ser humano, nas modifi cações que se introduzemno cotidiano e também nos processos adotados para as novas formas de ensinar e aprender. A expansãoda mídia digital reorganiza os mecanismos comunicacionais, desta forma produzindo novos modelos eplataformas da informação e linguagem para veiculação exclusiva na internet. A partir da década de 2000alguns veículos de comunicação passaram a adotar fenômenos online como meios de difundir informações enotícias. Entre eles estão os blogs, vlogs e os podcasts. Pensando nessas novas ferramentas comunicacionaiso Núcleo de Tecnologia de Educação Aberta e a Distância (NUTEAD) lançou o podcast Informa EaD. O termoPodcast é a união das palavras iPod e broadcast que é o termo utilizado pata a transmissão via rádio, e surgiuem 2004. Os podcasts são arquivos de áudio transmitidos via internet. No caso do informa EaD a hospedagemacontece em uma plataforma online (https://soundcloud.com/) criada a priori para a disponibilização ecompartilhamento de arquivos de áudio. O número de acessos total foi de 265 sendo a terceira edição amais acessada com 68 acessos no período de três semanas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/60
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/60/357
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2016): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2016): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2016): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055716188160