SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/288 |
Resumo: | No Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE), os estudantes têm a oportunidade de vivenciar diversas plataformas e linguagens, como a Web Rádio AJIR, que é uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC). Na disciplina de Políticas e Saberes em Saúde Coletiva, foi ofertada a oportunidade de debater sobre temáticas não contempladas formalmente no decorrer da graduação. Nessa disciplina, é utilizado o programa Enfermagem Digital, da Web Rádio AJIR, que ancora as estratégias de ensino no formato de web seminários facilitados pelos estudantes da própria graduação. A temática “Saúde da população LGBT” foi um dos temas sorteados e abordados. O estudo teve como objetivo analisar os saberes dos estudantes de enfermagem da UECE produzidos nos web seminários sobre a saúde da população LGBT, no programa Enfermagem Digital, da Web Rádio AJIR. Caracterizou-se como uma pesquisa documental e exploratória, com abordagem qualitativa, que utilizou a sistematização da análise de conteúdo de Minayo (2002) para análise e tratamento de dados. A equipe de estudantes teve a iniciativa de debater sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, além de outros temas polêmicos, como o casamento entre homossexuais e a adoção por casais homoafetivos. Com este estudo, possibilitou-se uma aproximação entre a formação de futuros enfermeiros no âmbito local e suas percepções sobre a saúde da população LGBT a partir da análise dos saberes dos acadêmicos por meio do programa Enfermagem Digital da emissora digital Web Rádio AJIR. Palavras-chave: Enfermagem. Saúde. Diversidade Sexual. Tecnologia. |
id |
UEMA-1_ce2fa17d258f12143361550c11528274 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/288 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIONo Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE), os estudantes têm a oportunidade de vivenciar diversas plataformas e linguagens, como a Web Rádio AJIR, que é uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC). Na disciplina de Políticas e Saberes em Saúde Coletiva, foi ofertada a oportunidade de debater sobre temáticas não contempladas formalmente no decorrer da graduação. Nessa disciplina, é utilizado o programa Enfermagem Digital, da Web Rádio AJIR, que ancora as estratégias de ensino no formato de web seminários facilitados pelos estudantes da própria graduação. A temática “Saúde da população LGBT” foi um dos temas sorteados e abordados. O estudo teve como objetivo analisar os saberes dos estudantes de enfermagem da UECE produzidos nos web seminários sobre a saúde da população LGBT, no programa Enfermagem Digital, da Web Rádio AJIR. Caracterizou-se como uma pesquisa documental e exploratória, com abordagem qualitativa, que utilizou a sistematização da análise de conteúdo de Minayo (2002) para análise e tratamento de dados. A equipe de estudantes teve a iniciativa de debater sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, além de outros temas polêmicos, como o casamento entre homossexuais e a adoção por casais homoafetivos. Com este estudo, possibilitou-se uma aproximação entre a formação de futuros enfermeiros no âmbito local e suas percepções sobre a saúde da população LGBT a partir da análise dos saberes dos acadêmicos por meio do programa Enfermagem Digital da emissora digital Web Rádio AJIR. Palavras-chave: Enfermagem. Saúde. Diversidade Sexual. Tecnologia.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/288TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2018): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/288/257Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins Torres, Raimundo AugustoBatista Melo, CarolinePaiva de Abreu, Leidy Dayaneda Conceição Bezerra Brito Veras, Karlla2022-11-17T14:07:00Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/288Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.449801TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO |
title |
SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO |
spellingShingle |
SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO Martins Torres, Raimundo Augusto |
title_short |
SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO |
title_full |
SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO |
title_fullStr |
SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO |
title_full_unstemmed |
SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO |
title_sort |
SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO |
author |
Martins Torres, Raimundo Augusto |
author_facet |
Martins Torres, Raimundo Augusto Batista Melo, Caroline Paiva de Abreu, Leidy Dayane da Conceição Bezerra Brito Veras, Karlla |
author_role |
author |
author2 |
Batista Melo, Caroline Paiva de Abreu, Leidy Dayane da Conceição Bezerra Brito Veras, Karlla |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins Torres, Raimundo Augusto Batista Melo, Caroline Paiva de Abreu, Leidy Dayane da Conceição Bezerra Brito Veras, Karlla |
description |
No Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE), os estudantes têm a oportunidade de vivenciar diversas plataformas e linguagens, como a Web Rádio AJIR, que é uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC). Na disciplina de Políticas e Saberes em Saúde Coletiva, foi ofertada a oportunidade de debater sobre temáticas não contempladas formalmente no decorrer da graduação. Nessa disciplina, é utilizado o programa Enfermagem Digital, da Web Rádio AJIR, que ancora as estratégias de ensino no formato de web seminários facilitados pelos estudantes da própria graduação. A temática “Saúde da população LGBT” foi um dos temas sorteados e abordados. O estudo teve como objetivo analisar os saberes dos estudantes de enfermagem da UECE produzidos nos web seminários sobre a saúde da população LGBT, no programa Enfermagem Digital, da Web Rádio AJIR. Caracterizou-se como uma pesquisa documental e exploratória, com abordagem qualitativa, que utilizou a sistematização da análise de conteúdo de Minayo (2002) para análise e tratamento de dados. A equipe de estudantes teve a iniciativa de debater sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, além de outros temas polêmicos, como o casamento entre homossexuais e a adoção por casais homoafetivos. Com este estudo, possibilitou-se uma aproximação entre a formação de futuros enfermeiros no âmbito local e suas percepções sobre a saúde da população LGBT a partir da análise dos saberes dos acadêmicos por meio do programa Enfermagem Digital da emissora digital Web Rádio AJIR. Palavras-chave: Enfermagem. Saúde. Diversidade Sexual. Tecnologia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/288 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/288/257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2018): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2018): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2018): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055811608576 |