SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Torres, Raimundo Augusto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Batista Melo, Caroline, Paiva de Abreu, Leidy Dayane, da Conceição Bezerra Brito Veras, Karlla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/288
Resumo: No Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE), os estudantes têm a oportunidade de vivenciar diversas plataformas e linguagens, como a Web Rádio AJIR, que é uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC). Na disciplina de Políticas e Saberes em Saúde Coletiva, foi ofertada a oportunidade de debater sobre temáticas não contempladas formalmente no decorrer da graduação. Nessa disciplina, é utilizado o programa Enfermagem Digital, da Web Rádio AJIR, que ancora as estratégias de ensino no formato de web seminários facilitados pelos estudantes da própria graduação. A temática “Saúde da população LGBT” foi um dos temas sorteados e abordados. O estudo teve como objetivo analisar os saberes dos estudantes de enfermagem da UECE produzidos nos web seminários sobre a saúde da população LGBT, no programa Enfermagem Digital, da Web Rádio AJIR. Caracterizou-se como uma pesquisa documental e exploratória, com abordagem qualitativa, que utilizou a sistematização da análise de conteúdo de Minayo (2002) para análise e tratamento de dados.  A equipe de estudantes teve a iniciativa de debater sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, além de outros temas polêmicos, como o casamento entre homossexuais e a adoção por casais homoafetivos. Com este estudo, possibilitou-se uma aproximação entre a formação de futuros enfermeiros no âmbito local e suas percepções sobre a saúde da população LGBT a partir da análise dos saberes dos acadêmicos por meio do programa Enfermagem Digital da emissora digital Web Rádio AJIR. Palavras-chave: Enfermagem. Saúde. Diversidade Sexual. Tecnologia.
id UEMA-1_ce2fa17d258f12143361550c11528274
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/288
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIONo Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE), os estudantes têm a oportunidade de vivenciar diversas plataformas e linguagens, como a Web Rádio AJIR, que é uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC). Na disciplina de Políticas e Saberes em Saúde Coletiva, foi ofertada a oportunidade de debater sobre temáticas não contempladas formalmente no decorrer da graduação. Nessa disciplina, é utilizado o programa Enfermagem Digital, da Web Rádio AJIR, que ancora as estratégias de ensino no formato de web seminários facilitados pelos estudantes da própria graduação. A temática “Saúde da população LGBT” foi um dos temas sorteados e abordados. O estudo teve como objetivo analisar os saberes dos estudantes de enfermagem da UECE produzidos nos web seminários sobre a saúde da população LGBT, no programa Enfermagem Digital, da Web Rádio AJIR. Caracterizou-se como uma pesquisa documental e exploratória, com abordagem qualitativa, que utilizou a sistematização da análise de conteúdo de Minayo (2002) para análise e tratamento de dados.  A equipe de estudantes teve a iniciativa de debater sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, além de outros temas polêmicos, como o casamento entre homossexuais e a adoção por casais homoafetivos. Com este estudo, possibilitou-se uma aproximação entre a formação de futuros enfermeiros no âmbito local e suas percepções sobre a saúde da população LGBT a partir da análise dos saberes dos acadêmicos por meio do programa Enfermagem Digital da emissora digital Web Rádio AJIR. Palavras-chave: Enfermagem. Saúde. Diversidade Sexual. Tecnologia.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/288TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2018): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/288/257Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins Torres, Raimundo AugustoBatista Melo, CarolinePaiva de Abreu, Leidy Dayaneda Conceição Bezerra Brito Veras, Karlla2022-11-17T14:07:00Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/288Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.449801TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO
title SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO
spellingShingle SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO
Martins Torres, Raimundo Augusto
title_short SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO
title_full SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO
title_fullStr SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO
title_full_unstemmed SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO
title_sort SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO
author Martins Torres, Raimundo Augusto
author_facet Martins Torres, Raimundo Augusto
Batista Melo, Caroline
Paiva de Abreu, Leidy Dayane
da Conceição Bezerra Brito Veras, Karlla
author_role author
author2 Batista Melo, Caroline
Paiva de Abreu, Leidy Dayane
da Conceição Bezerra Brito Veras, Karlla
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins Torres, Raimundo Augusto
Batista Melo, Caroline
Paiva de Abreu, Leidy Dayane
da Conceição Bezerra Brito Veras, Karlla
description No Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE), os estudantes têm a oportunidade de vivenciar diversas plataformas e linguagens, como a Web Rádio AJIR, que é uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC). Na disciplina de Políticas e Saberes em Saúde Coletiva, foi ofertada a oportunidade de debater sobre temáticas não contempladas formalmente no decorrer da graduação. Nessa disciplina, é utilizado o programa Enfermagem Digital, da Web Rádio AJIR, que ancora as estratégias de ensino no formato de web seminários facilitados pelos estudantes da própria graduação. A temática “Saúde da população LGBT” foi um dos temas sorteados e abordados. O estudo teve como objetivo analisar os saberes dos estudantes de enfermagem da UECE produzidos nos web seminários sobre a saúde da população LGBT, no programa Enfermagem Digital, da Web Rádio AJIR. Caracterizou-se como uma pesquisa documental e exploratória, com abordagem qualitativa, que utilizou a sistematização da análise de conteúdo de Minayo (2002) para análise e tratamento de dados.  A equipe de estudantes teve a iniciativa de debater sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, além de outros temas polêmicos, como o casamento entre homossexuais e a adoção por casais homoafetivos. Com este estudo, possibilitou-se uma aproximação entre a formação de futuros enfermeiros no âmbito local e suas percepções sobre a saúde da população LGBT a partir da análise dos saberes dos acadêmicos por meio do programa Enfermagem Digital da emissora digital Web Rádio AJIR. Palavras-chave: Enfermagem. Saúde. Diversidade Sexual. Tecnologia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/288
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/288/257
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2018): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2018): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2018): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055811608576