COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO: experiências interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/157 |
Resumo: | Este capítulo reflete sobre a prática pedagógica na relação de Comunicação, Informação e Computação, a partir da perspectiva de experimentação interdisciplinar no ensino, pesquisa e extensão, na Universidade de Brasília, desde o segundo semestre de 2015 e envolve professores e estudantes dos três campos do conhecimento. Esta pesquisa aplicada é a base e foi orientada para o desenvolvimento em três espaços e temas diferentes: o Centro de Documentação da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília, na organização e manutenção do acervo fruto da produção de conhecimento na instituição; o projeto de extensão na periferia de Brasília nas cidades de Paranoá, Itapoã, para formar pessoas para o uso de dispositivos móveis na comunicação e informação; no trabalho de acompanhamento de alunos na disciplina Jornalismo em Ambientes Digitais, para a apresentação de propostas de produção, e workflow na redação do jornal-laboratório digital da FAC. Nesse sentido, são abordados os temas relacionados com as questões de mediação e intermediação da comunicação na pós-modernidade, a necessidade de relações transdisciplinares para lidar com a complexidade desse novo cenário de vida e que implica a busca de denominadores comuns de conceitos entre os três campos. Também há necessidade de compreensão da websemântica como parte do processo de produção coletiva e colaborativa do conhecimento em ambientes digitais que se constroem por meio da linguagem algorítmica.Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Ciência da Computação. Comunicação. Ciência da Informação. Linguagem algorítmica. Websemântica. |
id |
UEMA-1_f9fe16da7bf69d4cd5a48600b6ae437d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/157 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO: experiências interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensãoEste capítulo reflete sobre a prática pedagógica na relação de Comunicação, Informação e Computação, a partir da perspectiva de experimentação interdisciplinar no ensino, pesquisa e extensão, na Universidade de Brasília, desde o segundo semestre de 2015 e envolve professores e estudantes dos três campos do conhecimento. Esta pesquisa aplicada é a base e foi orientada para o desenvolvimento em três espaços e temas diferentes: o Centro de Documentação da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília, na organização e manutenção do acervo fruto da produção de conhecimento na instituição; o projeto de extensão na periferia de Brasília nas cidades de Paranoá, Itapoã, para formar pessoas para o uso de dispositivos móveis na comunicação e informação; no trabalho de acompanhamento de alunos na disciplina Jornalismo em Ambientes Digitais, para a apresentação de propostas de produção, e workflow na redação do jornal-laboratório digital da FAC. Nesse sentido, são abordados os temas relacionados com as questões de mediação e intermediação da comunicação na pós-modernidade, a necessidade de relações transdisciplinares para lidar com a complexidade desse novo cenário de vida e que implica a busca de denominadores comuns de conceitos entre os três campos. Também há necessidade de compreensão da websemântica como parte do processo de produção coletiva e colaborativa do conhecimento em ambientes digitais que se constroem por meio da linguagem algorítmica.Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Ciência da Computação. Comunicação. Ciência da Informação. Linguagem algorítmica. Websemântica. Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/157TICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/157/204Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, MárciaMedeiros Neto, Benedito2021-11-08T19:04:46Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/157Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:47.939627TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO: experiências interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão |
title |
COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO: experiências interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão |
spellingShingle |
COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO: experiências interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão Marques, Márcia |
title_short |
COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO: experiências interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão |
title_full |
COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO: experiências interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão |
title_fullStr |
COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO: experiências interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão |
title_full_unstemmed |
COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO: experiências interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão |
title_sort |
COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO: experiências interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão |
author |
Marques, Márcia |
author_facet |
Marques, Márcia Medeiros Neto, Benedito |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros Neto, Benedito |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Márcia Medeiros Neto, Benedito |
description |
Este capítulo reflete sobre a prática pedagógica na relação de Comunicação, Informação e Computação, a partir da perspectiva de experimentação interdisciplinar no ensino, pesquisa e extensão, na Universidade de Brasília, desde o segundo semestre de 2015 e envolve professores e estudantes dos três campos do conhecimento. Esta pesquisa aplicada é a base e foi orientada para o desenvolvimento em três espaços e temas diferentes: o Centro de Documentação da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília, na organização e manutenção do acervo fruto da produção de conhecimento na instituição; o projeto de extensão na periferia de Brasília nas cidades de Paranoá, Itapoã, para formar pessoas para o uso de dispositivos móveis na comunicação e informação; no trabalho de acompanhamento de alunos na disciplina Jornalismo em Ambientes Digitais, para a apresentação de propostas de produção, e workflow na redação do jornal-laboratório digital da FAC. Nesse sentido, são abordados os temas relacionados com as questões de mediação e intermediação da comunicação na pós-modernidade, a necessidade de relações transdisciplinares para lidar com a complexidade desse novo cenário de vida e que implica a busca de denominadores comuns de conceitos entre os três campos. Também há necessidade de compreensão da websemântica como parte do processo de produção coletiva e colaborativa do conhecimento em ambientes digitais que se constroem por meio da linguagem algorítmica.Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Ciência da Computação. Comunicação. Ciência da Informação. Linguagem algorítmica. Websemântica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/157 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/157/204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial TICs & EaD em Foco; Vol. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial TICs & EaD em Foco; v. 3 (2017): TICs & EaD em Foco - v.3, n. especial 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055759179776 |