Computação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charao, Andrea
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ritter, Francisco, Brackmann, Christian, Solórzano, Ana Luísa, Schneider, Juliana, Schumann, Pâmela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44049
Resumo: The introduction of Computing fundamentals in primary and secondary education has been defended, mainly, by researchers and academics in Computing and Education. In this article, we propose to expand this field by developing an interdisciplinary partnership between Computing and Psychology, seeking benefits both for the school community and for the university community. For this, we discuss some references to build a common bibliography and we analyze curricular guidelines for undergraduate courses in Computing and Psychology. In addition, we present some joint actions articulating extension, teaching and research, organized around the theme of developing computational thinking in schools.
id UFC-7_4ec87d5fc0fb7421e9387edafc047ced
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44049
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Computação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolasComputação na educação básicaComputação EducaçãoPensamento computacional em escolas.The introduction of Computing fundamentals in primary and secondary education has been defended, mainly, by researchers and academics in Computing and Education. In this article, we propose to expand this field by developing an interdisciplinary partnership between Computing and Psychology, seeking benefits both for the school community and for the university community. For this, we discuss some references to build a common bibliography and we analyze curricular guidelines for undergraduate courses in Computing and Psychology. In addition, we present some joint actions articulating extension, teaching and research, organized around the theme of developing computational thinking in schools.A introdução de fundamentos de Computação na educação básica tem sido defendida, principalmente, por pesquisadores e acadêmicos com forma ações nas interfaces entre Computação e Educação. Neste artigo, propõe-se ampliar ˜ este campo com a construção de uma parceria interdisciplinar entre Computação e Psicologia, buscando benefícios tanto para a comunidade escolar como para a comunidade universitária. Para isso, discute-se referenciais que podem constituir ´ uma base comum e analisa-se relações da Computação na formação superior em Psicologia e da Psicologia na formação superior em Computação. Além disso, apresenta-se algumas acoes conjuntas articulando extensão, ensino e pesquisa, organizadas em torno do tema do desenvolvimento do pensamento computacional em escolas.UFSCar2019-07-24T18:43:13Z2019-07-24T18:43:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCHARÃO, Andrea; RITTER, Francisco; BRACKMANN, Christian; SOLÓRZANO, Ana Luísa; SCHNEIDER, Juliana; SCHUMANN, Pâmela. Computação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 579-588.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44049Charao, AndreaRitter, FranciscoBrackmann, ChristianSolórzano, Ana LuísaSchneider, JulianaSchumann, Pâmelaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T18:43:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44049Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-07-24T18:43:14Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Computação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolas
title Computação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolas
spellingShingle Computação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolas
Charao, Andrea
Computação na educação básica
Computação Educação
Pensamento computacional em escolas.
title_short Computação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolas
title_full Computação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolas
title_fullStr Computação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolas
title_full_unstemmed Computação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolas
title_sort Computação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolas
author Charao, Andrea
author_facet Charao, Andrea
Ritter, Francisco
Brackmann, Christian
Solórzano, Ana Luísa
Schneider, Juliana
Schumann, Pâmela
author_role author
author2 Ritter, Francisco
Brackmann, Christian
Solórzano, Ana Luísa
Schneider, Juliana
Schumann, Pâmela
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Charao, Andrea
Ritter, Francisco
Brackmann, Christian
Solórzano, Ana Luísa
Schneider, Juliana
Schumann, Pâmela
dc.subject.por.fl_str_mv Computação na educação básica
Computação Educação
Pensamento computacional em escolas.
topic Computação na educação básica
Computação Educação
Pensamento computacional em escolas.
description The introduction of Computing fundamentals in primary and secondary education has been defended, mainly, by researchers and academics in Computing and Education. In this article, we propose to expand this field by developing an interdisciplinary partnership between Computing and Psychology, seeking benefits both for the school community and for the university community. For this, we discuss some references to build a common bibliography and we analyze curricular guidelines for undergraduate courses in Computing and Psychology. In addition, we present some joint actions articulating extension, teaching and research, organized around the theme of developing computational thinking in schools.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-24T18:43:13Z
2019-07-24T18:43:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHARÃO, Andrea; RITTER, Francisco; BRACKMANN, Christian; SOLÓRZANO, Ana Luísa; SCHNEIDER, Juliana; SCHUMANN, Pâmela. Computação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 579-588.
2316 8889
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44049
identifier_str_mv CHARÃO, Andrea; RITTER, Francisco; BRACKMANN, Christian; SOLÓRZANO, Ana Luísa; SCHNEIDER, Juliana; SCHUMANN, Pâmela. Computação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 579-588.
2316 8889
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv UFSCar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1825332203273322496