HISTÓRIA E MEMÓRIAS REACENDIDAS: a apropriação Terena da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VARGAS, VERA LÚCIA FERREIRA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CASTRO, IÁRA QUELHO DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Outros tempos
Texto Completo: https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/486
Resumo: No presente artigo buscou-se mostrar a apropriação da escola pelos Terena no Mato Grosso do Sul, as ações realizadas para fortalecê-la junto à comunidade indígena e, principalmente, junto à sociedade envolvente. Trabalhou-se sob o pressuposto de que essa instituição foi transformada pelos professores indígenas em um importante mecanismo para as suas reflexões políticas e como lugar de se compreender histórias, reavivar memórias e a língua Terena, por meio do qual se realiza uma leitura do passado e com isso fortalece a memória histórica do grupo, que legitima as reivindicações atuais por direitos, sobretudo os territoriais. Palavras-chave: Escola. Terena. Apropriação. HISTORY AND MEMORY RE-ENLIGHTENED: the Terena’s appropriation of school Abstract: This paper describes the appropriation of school by the Terena’s in Mato Grosso do Sul, the actions taken to strengthen it with the indigenous community and especially by the surrounding society. We’ve worked under the assumption that this institution was transformed by indigenous teachers in an important mechanism for their political thoughts and as a place to understand stories, reviving memories and Terena’s language, through which they perform a reading of the past and strengths the gouup’s historical memory, which legitimizes the current demands for rights, especially territorial.Keywords: School. Terena. Appropriation.   HISTORIA Y MEMORIAS RE ENCENDIDAS: la apropiación Terena de la escuela Resumen: El presente artículo muestra la apropiación de la escuela por los Terena en Mato Grosso do Sul; las acciones realizadas para su fortalecimiento junto a la comunidad indígena y, principalmente, junto a la sociedad envuelta. Trabajamos sob el presupuesto de que la institución haya sufrido un cambio por los profesores indígenas en un importante mecanismo para sus reflexiones políticas y como un espacio para que se comprenda sus historias, revivan sus memorias y la lengua Terena, por lo cual se realiza una lectura del pasado y con esto fortalezca su memoria histórica del grupo, que legitima las reivindicaciones actuales por derechos, sobre todo los territoriales. Palabras-clave: Escuela. Terena. Apropiación.
id UEMA-2_3a7f1820c9be08e656cce694f634089c
oai_identifier_str oai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/486
network_acronym_str UEMA-2
network_name_str Outros tempos
repository_id_str
spelling HISTÓRIA E MEMÓRIAS REACENDIDAS: a apropriação Terena da escolaEscola. Terena. Apropriação.No presente artigo buscou-se mostrar a apropriação da escola pelos Terena no Mato Grosso do Sul, as ações realizadas para fortalecê-la junto à comunidade indígena e, principalmente, junto à sociedade envolvente. Trabalhou-se sob o pressuposto de que essa instituição foi transformada pelos professores indígenas em um importante mecanismo para as suas reflexões políticas e como lugar de se compreender histórias, reavivar memórias e a língua Terena, por meio do qual se realiza uma leitura do passado e com isso fortalece a memória histórica do grupo, que legitima as reivindicações atuais por direitos, sobretudo os territoriais. Palavras-chave: Escola. Terena. Apropriação. HISTORY AND MEMORY RE-ENLIGHTENED: the Terena’s appropriation of school Abstract: This paper describes the appropriation of school by the Terena’s in Mato Grosso do Sul, the actions taken to strengthen it with the indigenous community and especially by the surrounding society. We’ve worked under the assumption that this institution was transformed by indigenous teachers in an important mechanism for their political thoughts and as a place to understand stories, reviving memories and Terena’s language, through which they perform a reading of the past and strengths the gouup’s historical memory, which legitimizes the current demands for rights, especially territorial.Keywords: School. Terena. Appropriation.   HISTORIA Y MEMORIAS RE ENCENDIDAS: la apropiación Terena de la escuela Resumen: El presente artículo muestra la apropiación de la escuela por los Terena en Mato Grosso do Sul; las acciones realizadas para su fortalecimiento junto a la comunidad indígena y, principalmente, junto a la sociedad envuelta. Trabajamos sob el presupuesto de que la institución haya sufrido un cambio por los profesores indígenas en un importante mecanismo para sus reflexiones políticas y como un espacio para que se comprenda sus historias, revivan sus memorias y la lengua Terena, por lo cual se realiza una lectura del pasado y con esto fortalezca su memoria histórica del grupo, que legitima las reivindicaciones actuales por derechos, sobre todo los territoriales. Palabras-clave: Escuela. Terena. Apropiación.Universidade Estadual do Maranhão2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/48610.18817/ot.v12i20.486Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 12 n. 20 (2015): Dossiê: O Congresso de Viena e a América portuguesa1808-803110.18817/ot.v12i20reponame:Outros temposinstname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAporhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/486/pdfCopyright (c) 2015 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessVARGAS, VERA LÚCIA FERREIRACASTRO, IÁRA QUELHO DE2021-03-02T20:16:58Zoai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/486Revistahttp://www.outrostempos.uema.br/PUBhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/oaioutrostempos_revista@yahoo.com.br1808-80311808-8031opendoar:2021-03-02T20:16:58Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA E MEMÓRIAS REACENDIDAS: a apropriação Terena da escola
title HISTÓRIA E MEMÓRIAS REACENDIDAS: a apropriação Terena da escola
spellingShingle HISTÓRIA E MEMÓRIAS REACENDIDAS: a apropriação Terena da escola
VARGAS, VERA LÚCIA FERREIRA
Escola. Terena. Apropriação.
title_short HISTÓRIA E MEMÓRIAS REACENDIDAS: a apropriação Terena da escola
title_full HISTÓRIA E MEMÓRIAS REACENDIDAS: a apropriação Terena da escola
title_fullStr HISTÓRIA E MEMÓRIAS REACENDIDAS: a apropriação Terena da escola
title_full_unstemmed HISTÓRIA E MEMÓRIAS REACENDIDAS: a apropriação Terena da escola
title_sort HISTÓRIA E MEMÓRIAS REACENDIDAS: a apropriação Terena da escola
author VARGAS, VERA LÚCIA FERREIRA
author_facet VARGAS, VERA LÚCIA FERREIRA
CASTRO, IÁRA QUELHO DE
author_role author
author2 CASTRO, IÁRA QUELHO DE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VARGAS, VERA LÚCIA FERREIRA
CASTRO, IÁRA QUELHO DE
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Terena. Apropriação.
topic Escola. Terena. Apropriação.
description No presente artigo buscou-se mostrar a apropriação da escola pelos Terena no Mato Grosso do Sul, as ações realizadas para fortalecê-la junto à comunidade indígena e, principalmente, junto à sociedade envolvente. Trabalhou-se sob o pressuposto de que essa instituição foi transformada pelos professores indígenas em um importante mecanismo para as suas reflexões políticas e como lugar de se compreender histórias, reavivar memórias e a língua Terena, por meio do qual se realiza uma leitura do passado e com isso fortalece a memória histórica do grupo, que legitima as reivindicações atuais por direitos, sobretudo os territoriais. Palavras-chave: Escola. Terena. Apropriação. HISTORY AND MEMORY RE-ENLIGHTENED: the Terena’s appropriation of school Abstract: This paper describes the appropriation of school by the Terena’s in Mato Grosso do Sul, the actions taken to strengthen it with the indigenous community and especially by the surrounding society. We’ve worked under the assumption that this institution was transformed by indigenous teachers in an important mechanism for their political thoughts and as a place to understand stories, reviving memories and Terena’s language, through which they perform a reading of the past and strengths the gouup’s historical memory, which legitimizes the current demands for rights, especially territorial.Keywords: School. Terena. Appropriation.   HISTORIA Y MEMORIAS RE ENCENDIDAS: la apropiación Terena de la escuela Resumen: El presente artículo muestra la apropiación de la escuela por los Terena en Mato Grosso do Sul; las acciones realizadas para su fortalecimiento junto a la comunidad indígena y, principalmente, junto a la sociedad envuelta. Trabajamos sob el presupuesto de que la institución haya sufrido un cambio por los profesores indígenas en un importante mecanismo para sus reflexiones políticas y como un espacio para que se comprenda sus historias, revivan sus memorias y la lengua Terena, por lo cual se realiza una lectura del pasado y con esto fortalezca su memoria histórica del grupo, que legitima las reivindicaciones actuales por derechos, sobre todo los territoriales. Palabras-clave: Escuela. Terena. Apropiación.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/486
10.18817/ot.v12i20.486
url https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/486
identifier_str_mv 10.18817/ot.v12i20.486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/486/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 12 n. 20 (2015): Dossiê: O Congresso de Viena e a América portuguesa
1808-8031
10.18817/ot.v12i20
reponame:Outros tempos
instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron:UEMA
instname_str Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron_str UEMA
institution UEMA
reponame_str Outros tempos
collection Outros tempos
repository.name.fl_str_mv Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository.mail.fl_str_mv outrostempos_revista@yahoo.com.br
_version_ 1797067032318967808